Sofia da Silva: “São muitos anos a percorrer este objetivo, é agora ou é AGORA!”
Portugal abre a 2.ª janela de qualificação para o EuroBasket 2025 dia 7 de novembro
Seleções
28 OUT 2024
A Seleção Nacional prepara-se para, em breve, disputar os jogos da segunda janela de qualificação para o EuroBasket de 2025. As portuguesas, saíram da primeira janela 100% vitoriosas com vitórias frente à Macedónia do Norte e à Ucrânia. Desta vez, avançam para dois jogos fora frente à Sérvia (7 novembro) e reencontram a Macedónia do Norte (10 novembro).
Após o Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos, anunciar as convocadas para este período, a FPB falou com a capitã da equipa portuguesa: Sofia da Silva.
Depois de duas grandes vitórias frente à Macedónia do Norte em casa, em Matosinhos, e em seguida fora contra a seleção ucraniana, como é que vêm o primeiro confronto com a Sérvia, fora de portas, que está atualmente em primeiro lugar no grupo?
Afrontamos este jogo com intenção clara de ganhar. Houve um esforço muito grande por parte da federação e do nosso staff este verão para que pudéssemos fazer jogos de preparação no Canadá e um torneio na Polónia. Assim sendo, não começamos do zero, temos uma base de trabalho significativa.
Qual é o pensamento chave com que entram nesta segunda janela de qualificação para o grande Campeonato da Europa de 2025?
Ser consistentes no trabalho diário, é fundamental não cometer os erros do passado. Nos últimos anos deixámos escapar jogos nos momentos cruciais por não ter o foco, disponibilidade mental e assertividade necessária para executar nos momentos decisivos.
É fundamental que cada um faça o seu trabalho da melhor forma possível, e juntos estarmos extremamente sólidos!
Existe alguma atleta ou equipa que estejas mais desejosa de enfrentar nesta segunda janela?
O primeiro jogo [Sérvia] será um jogo especial!
Primeiro porque a seleção da Sérvia tem feito coisas memoráveis os últimos anos, das quais pude seguir atentamente e tirar os nossos apontamentos.
Já tive a oportunidade de coincidir com Yvonne Anderson e com a treinadora (Marina Maljković) em Galatasaray, e nesse espaço de tempo aprendi muito de ambas, espero usar esses ensinamentos a nosso favor.
Qual é o sentimento de não ter jogos em casa nesta segunda janela e não ter o apoio direto dos portugueses nesta jornada?
Honestamente, penso que preferimos fazer história em Portugal. Espero que, joguemos onde jogarmos, o pavilhão esteja cheio para a janela de fevereiro.
Contudo, não deixa de ser fundamental o apoio que nos deem moralmente!
Enquanto capitã, há alguma palavra de apoio para a equipa e até mesmo para os portugueses que vos vão acompanhar nesta jornada?
Não diria palavra de apoio, mas sim que o estado emocional seja o adequado a situação que nos afrontamos. A margem de erro deve ser mínima.
São muitos anos a percorrer este objetivo, é agora ou é AGORA!
Quanto aos portugueses, que acreditem de coração que podemos e vamos classificar para o Europeu de 2025!
“As Linces” jogam já nos próximos dias:
7 novembro|17horas: Sérvia vs. PORTUGAL
10 novembro|17horas: Macedónia do Norte x PORTUGAL
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.