“Somos uma equipa talhada pelo equilíbrio”

Duelo de titãs esta quarta-feira à noite, a partir das 21 horas, com o UD Oliveirense vs SL Benfica a prender a atenção do universo basquetebolístico, num jogo da Liga Placard com transmissão na FPB TV.

Atletas | Competições | Treinadores
28 NOV 2017

 

José Barbosa, base da turma de Oliveira de Azeméis, falou à FPB acerca desta partida, importando destacar que em caso de triunfo os donos da casa passam para a liderança da prova, precisamente por troca com as “águias”, ainda invictas.

 

Em caso de vitória sobre o Benfica, única equipa invicta, a UD Oliveirense saltará para a liderança da Liga Placard. Isto é o maior fator de motivação possível, além de jogarem em casa, ou também traz mais pressão?

Pressão existe em todos os jogos, quer seja com o primeiro ou último classificado. Naturalmente que, se perguntar a qualquer atleta de qualquer modalidade se prefere estar em primeiro ou segundo classificado, mentirão se disserem segundo, portanto e, respondendo à pergunta, é sempre uma grande motivação ter o primeiro lugar em vista porque é para isso que treinamos diariamente, mas não é o maior fator de motivação pois ainda falta muito campeonato, muitos duelos entre ambas as equipas, e por isso não é decisivo. Diria antes que o maior fator de motivação nesta fase da época é saber se o trabalho realizado até então tem sido produtivo e consistente e testar até que ponto estamos distantes, ou não, de uma equipa como a do Benfica.

 

Em que aspetos a Oliveirense terá de ser mais forte? Pensas que estamos na presença das duas equipas em melhor momento?

Não me importava nada de dizer que são as duas equipas em melhor momento mas, na minha opinião, não é possível confirmar isso. A classificação atual é enganadora, o campeonato está mais equilibrado e o calendário de algumas equipas foi bem mais difícil até agora do que o nosso, por isso não posso confirmar essa hipótese. O que posso confirmar é que somos uma das equipas que vai estar aí para lutar por oportunidades de vencer algo e, dadas essas oportunidades, tentar agarrá-las. Somos uma equipa equilibrada, tentamos jogar bem dos dois lados do campo, temos bons lançadores, bom jogo interior, boa rotação vinda do banco, só nos resta ser consistentes durante toda a época, que por si só é difícil.

 

Na tua ótica, quais os principais perigos do Benfica?

Essa é uma pergunta de resposta fácil porque num plantel como o do Benfica, o perigo vem de todos os aspetos do jogo e posições existentes. Cabe-nos condicionar o mais possível a sua estratégia e obrigá-los a que não tenham um dia "sim".

 

Conforme se esperava, a Oliveirense vem mostrando todo o seu potencial, com um excelente desempenho. Estamos na presença de um claro candidato ao título? E como avalias a concorrência no plantel? Estamos perante um grupo com várias opções.

Foi como disse anteriormente, somos uma equipa talhada pelo equilíbrio, muito competitiva, com qualidade em todas as posições, com boa rotação, com boas filosofias de jogo e, acima de tudo, com respeito por qualquer adversário porque, voltando a repetir-me, é tão ou mais difícil, mentalmente, jogar com o último classificado como com o primeiro. Se é a consistência durante toda a época que procuramos, só pensando dessa forma é que estamos mais perto e, por vezes, não é fácil lidar com o deslumbramento e o relaxamento. Em relação ao título, mais à frente conversamos.

 

Atletas | Competições | Treinadores
28 NOV 2017

Mais Notícias