Sporting celebra campeonato nacional de sub14 femininos!
Último dia de competição decorreu no Pavilhão João Rocha
Competições
18 JUN 2023
Foi um último dia pautado pela emoção na fase final do Campeonato Nacional de sub14 femininos, que decorreu em Lisboa.
No primeiro jogo do dia, entre CAB Madeira e Sporting Figueirense, o triunfo sorriu para o emblema da Figueira da Foz, que terminou a fase final com uma vitória por 41-31. Um jogo em que a equipa vencedora entrou forte desde início e conseguiu criar alguma distância no marcador, a formação madeirense tentou sempre reduzir a diferença e entrar na luta pelo resultado, mas teve algumas dificuldades na luta das tabelas (34 ressalto contra 52 do SC Figueirense). Carolina Oliveira (11pts, 3res, 2ast, 1rb) foi figura no conjunto insular, e Aaliyah Ovono (8pts, 3res, 3ast, 2rb) comandou a equipa da Figueira.
Já na segunda partida da manhã, o Club 5Basket ultrapassou a oposição do GDESSA por 38-35. O emblema do Barreiro entrou a todo o gás e terminou o primeiro quarto a vencer por 20-8, aproximando-se do triunfo. Contudo, a formação de Rio Tinto foi paulatinamente reduzindo a distância e chegou ao quarto período a lutar pela vitória. Os minutos finais foram marcados pela emoção e incerteza no marcador, com ambos os emblemas a procurarem terminar a fase final da melhor maneira, mas no final foi o conjunto do 5Basket que celebrou a vitória. Lara Gomes (8pts, 9res, 3ast, 9rb, 1dl) e Rita Nunes (11pts, 8res, 1ast, 3rb, 2dl) lideraram a equipa vencedora, enquanto Leonor Casinha (13pts, 3res, 2ast, 1rb) foi a mais esclarecida no GDESSA.
No último encontro do Campeonato Nacional de sub14 femininos, Esgueira OLI e Sporting CP mediram forças. Típico de um jogo que pode ditar o título, os minutos iniciais foram marcados por algum nervosismo de ambas as partes. As duas formações entraram em campo com a vitória em mente e os dois primeiros quartos foram marcados pelo equilíbrio, ainda que com um ligeiro ascendente “leonino”. A toada não mudou após o intervalo, com o Sporting na dianteira mas o Esgueira sempre por perto. No final foram as “leoas” que conseguiram concretizar as suas oportunidades e celebraram efusivamente a conquista do título ao vencerem por 38-28, a sua quinta vitória em outros tantos jogos nesta fase final. Leonor Gonçalves (8pts, 8res, 2rb) e Beatriz Gonçalves (7pts, 5res, 2rb) foram as mais esclarecidas no Esgueira, e Matilde Lopes (12pts, 3res, 1ast), Beatriz Garcia (11pts, 7res, 2ast, 4rb) e Sofia Dias (4pts, 15res, 1rb, 3dl) guiaram o Sporting rumo ao triunfo.
O cinco ideal da fase final é composto por Matilde Lopes e Beatriz Garcia, do Sporting, Lara Gomes, do 5Basket, Beatriz Gonçalves, do Esgueira, e Inês Duarte, do SC Figueirense.
A classificação final foi a seguinte:
- 1.º – Sporting CP
- 2.º – Esgueira OLI
- 3.º – SC Figueirense
- 4.º – Club 5Basket
- 5.º – GDESSA
- 6.º – CAB Madeira