Sporting CP-APD Sintra impõe-se à APD Leiria

No duelo mais aguardado da jornada do Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), o Sporting CP-APD Sintra impôs-se à APD Leiria – 50-44.

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
3 DEZ 2019

Este foi o primeiro jogo de Jorge Almeida, ex-selecionador nacional e ex-treinador da APD Lisboa, no banco dos “verde e brancos”. No outro encontro, o GDD Alcoitão bateu, fora de casa, a APD Lisboa – 36-56.

 

Nota: Foto do Sporting CP-APD Sintra

Sporting CP-APD Sintra 50-44 APD Leiria

Na estreia do novo técnico do SCP/APD Sintra, o ex-selecionador nacional e ex-treinador da APD Lisboa, Jorge Almeida, o conjunto “verde e branco” contornou um parcial inaugural desfavorável de 5-16 para levar de vencida a APD Leiria. Os sintrenses adotaram uma defesa em linha, na expectativa de travar o poder interior dos rivais, mas os comandados do treinador-jogador Luís Ramos (1.0) fizeram mossa na área pintada, situação que motivou o pedido de desconto de tempo local. Recuando para uma defesa zona aberta e limado o ataque, a turma sportinguista viria a operar a “cambalhota” no marcador, muito por culpa da excelente entrada de Rui Lourenço (4.0), a substituir Ibrahim Mandjam (4.0) – os dois melhores marcadores na equipa da casa -, a desferir vários lançamentos de meia distância. Do lado leiriense, as quatro faltas precoces de João Jerónimo (4.0) limitaram a capacidade de dominar debaixo do cesto, missão que coube também a Iderlindo Gomes (4.0), Marco Francisco (4.5) e João Silva (4.0). Na segunda parte, a ausência momentânea de Hugo Lourenço (4.0), uma das principais referências do SCP-APD Sintra, devido a problemas na cadeira, deu azo a que a APD Leiria diminuísse a distância no placard. O equilíbrio do clássico foi desfeito pela reentrada de êxito do internacional Sub22 Ibrahim Mandjam (4.0), que se revelou decisivo dentro do garrafão.

Parciais: 5-16 / 16-2 / 14-8 / 15-18

Melhores marcadores: SCP-APD Sintra – #6 Ibrahim Mandjam 12 pts, #13 Rui Lourenço 12 pts, #28 Hugo Lourenço 10 pts; APD Leiria – #10 Iderlindo Gomes 17 pts, #5 Marco Francisco 11 pts, #18 João Jerónimo 10 pts

 

APD Lisboa 36-56 GDD Alcoitão

Domínio absoluto dos cascalenses na visita ao reduto dos lisboetas, formação que continua em busca do primeiro triunfo. Os pupilos de Fernando Lemos demonstraram um reportório de bom basquetebol ofensivo, ainda que esporadicamente pecassem na velocidade de execução, e anularam as intenções dos anfitriões, sempre reféns do sucesso do lançamento exterior e dos ataques rápidos. De registar, no GDD Alcoitão, o regresso de Rui Nascimento (4.0), que conferiu discernimento e rigor às movimentações da sua equipa, bem como a habitual entrega defensiva, numa exibição em que sobressaiu a força coletiva dos cascalenses. Por seu turno, a APD Lisboa partiu à procura da recuperação na segunda parte ao privilegiar uma defesa homem a homem, estratégia que se revelou insuficiente para aspirar à reviravolta. Ângelo Pereira (2.5) voltou a aproximar-se dos seus números habituais ao apontar 15 pontos e destacar-se como melhor marcador na equipa da capital.

Parciais: 7-12 / 5-17 / 10-13 / 14-14

Melhores marcadores: APD Lisboa – #8 Ângelo Pereira 15 pts, #10 Bruno Lopes 6 pts, #6 José Lima 6 pts; GDD Alcoitão – #15 Hugo Maia 17 pts, #11 Mário Silva 12 pts, #9 Daniel Tristão 9 pts

 

Próximos jogos

14 de dezembro, sábado

GDD Alcoitão vs. Sporting CP/APD Sintra, 14h30, Pavilhão Henrique Miranda

15 de dezembro, domingo

APD Braga vs. APD Lisboa, 15h, Pavilhão de Ferreiros

 

Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
3 DEZ 2019

Mais Notícias