Sporting, FC Porto, Esgueira, Vitória e Ovarense triunfam na Taça Hugo dos Santos
Jornada de abertura de uma competição com novo formato
Atletas | Competições
14 OUT 2023
Na continuação da jornada de abertura da Taça Hugo dos Santos, que esta época conta com novo formato, Sporting CP, FC Porto, Esgueira Aveiro OLI, Vitória SC e Ovarense GAVEX triunfaram.
Grupo A
O Esgueira ganhou pela primeira vez esta época, depois de superar a AD Galomar por 87-74.
Depois de um primeiro quarto nivelado (22-22), a equipa aveirense assumiu o controlo das operações, e chegou a dispor de vantagens de 14 pontos.
Porém, a Galomar recuperou terreno e colou-se ao Esgueira (62-61), mas o Esgueira viria a viver uma das suas melhores fases e “agarrou” a vitória graças a um parcial de 25-15.
O Esgueira beneficiou da prestação de um inspirado Tobi Ewuosho (32 pontos), numa partida em que da linha de dois pontos registou 68% de eficácia, 48 ressaltos.
Consulte aqui a estatística completa | Esgueira Aveiro OLI vs. AD Galomar
Num duelo emocionante, a Ovarense suplantou (92-91) o CD Póvoa ESC ONLINE, após prolongamento.
A formação poveira, ainda no primeiro quarto, chegou a ter 11 pontos de vantagem, e até aos derradeiros 10 minutos esteve quase sempre na dianteira, apesar do permante equilíbrio.
A imprevisibilidade tomou então conta do jogo. Um lançamento certeiro de dois pontos de Clyde Trapp Jr, a um segundo do final, empatou o marcador a 83 pontos para o Póvoa e levou a questão para tempo extra.
O rumo dos acontecimentos não se alterou, e o prolongamento foi impróprio para cardíacos, com as equipas a alternarem na liderança do resultado. Cinco pontos consecutivos para a Ovarense acabaram por decidir o vencedor, numa partida em que os vareiros conquistaram 45 ressaltos e 26 assistências. Relativamente ao Póvoa, o seu jogo exterior deu nas vistas (11 triplos).
Efe Odigie, com 35 pontos e 14 ressaltos, esteve em grande nível na Ovarense.
Consulte a estatística completa | Ovarense GAVEX vs. CD Póvoa ESC ONLINE
Grupo B
A jogar em casa diante do Portimonense VivaPortimão, o Sporting levou a melhor por 101-67.
Os “leões” estiveram quase sempre em vantagem, mas depois de um segundo quarto equilibrado (22-22) os donos da casa foram para o intervalo com um avanço de oito pontos (47-39).
No regresso dos balneários, o Sporting aplicou parciais de 25-15 e 29-13 e acabou por obter um resultado sem margem para dúvidas.
A vitória “verde e branca” assentou 45 ressaltos, 26 assistências, 19 roubos de bola e 25 turnovers dos algarvios.
Consulte aqui a estatística completa | Sporting CP vs. Portimonense VivaPortimão
Também na condição de anfitrião, o FC Porto bateu o Imortal LUZiGÁS por 92-60.
Os “dragões” nunca permitiram veleidades à formação de Albufeira, e com parciais de 26-12, 27-18 e 23-16 alcançaram uma vantagem sólida.
O conjunto “azul e branco” converteu 15 dos 20 lances livres a seu favor e roubou a bola em 11 ocasiões.
Consulte aqui a estatística completa | FC Porto vs. Imortal LUZiGÁS
A fechar a ronda, o Vitória ultrapassou o Lusitânia EXPERT por 90-82.
Após uma primeira parte equilibrada, que se traduziu num resultado de 43-42 a favor dos “conquistadores” à entrada para o intervalo, a turma minhota disparou no marcador graças a um parcial de 28-15.
Mas a equipa açoriana não atirou a toalha ao chão, e já nos últimos minutos aplicou um parcial de 194 que lhe permitiu uma clara aproximação.
Com cinco lances livres certeiros, o Vitória reergueu-se e garantiu o êxito final, numa noite em que alcançou 67% de eficácia (27/40) da linha de dois pontos e em que tirou proveito dos 28 pontos apontados por Cornelius Hudson.
Consulte aqui a estatística completa | Vitória SC vs. Lusitânia EXPERT