Sporting termina fase de grupos da Hugo dos Santos com registo invicto
Benfica ganha na Póvoa de Varzim e Ovarense segue na prova
Atletas | Competições
30 MAR 2024
No último dia da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, o Sporting CP levou a melhor no reduto do Lusitânia EXPERT e terminou invicto no grupo B. No grupo A, o SL Benfica venceu, também fora de portas, o CD Póvoa ESC ONLINE, enquanto a Ovarense GAVEX triunfou perante o Esgueira Aveiro OLI e também segue em prova.
Contas feitas, UD Oliveirense e Sporting têm presença garantida nas meias-finais da prova, enquanto líderes dos grupos A e B, sendo os jogos de acesso às “meias” os seguintes: Benfica vs. Imortal LUZiGÁS e FC Porto vs. Ovarense.
A competição vai decidir-se entre 3 e 5 de maio, em Gondomar.
Grupo A
O Benfica somou dois pontos no reduto do CD Póvoa ESC ONLINE, graças a um resultado de 72-87.
O jogo foi quase sempre muito disputado, com as equipas a alternarem no comando do marcador. Depois da melhor fase poveira, os donos da casa foram para o intervalo a vencer por 38-32.
Na reta final do terceiro quarto, os “encarnados” começaram a reagir e inverteram por completo a questão, acabando por alcançar parciais de 21-32 e 13-23 no segundo tempo.
O Benfica contabilizou 13 triplos, 21 assistências e contou com os 18 pontos de Trey Drechsel.
Por seu turno, o Póvoa alcançou 63% de eficiência (23/36) nos lançamentos de dois pontos, conquistou 39 ressaltos e beneficiou dos 17 pontos de Calvin Wishart e Onno Steger.
Estatística completa aqui: CD Póvoa ESC ONLINE 72-87 SL Benfica
Num emocionante dérbi entre Esgueira e Ovarense, a formação vareira levou a melhor por 81-82.
Ambas as equipas discutiram até final o resultado e foram alternando na liderança do mesmo.
No terceiro quarto, o Esgueira chegou a dispor de 12 pontos (55-43), mas com um parcial 2-14 a Ovarense empatou a contenda à entrada para os derradeiros 10 minutos.
O último quarto foi frenético, com um triplo de Tobi Ewuosho, a 23 segundos do final, a igualar (81-81) o marcador para o Esgueira. Só que um lance livre certeiro de Jeremiah Bailey e um triplo não convertido de Ty Toney fecharam a questão.
A Ovarense registou 62% de eficácia (22/35) a lançar de dois pontos, ganhou 41 ressaltos e teve em Jamir Harris (26 pontos) um jogador inspirado.
O Esgueira marcou 10 triplos, roubou a bola por 10 vezes e tirou proveito da prestação de Mike Fofana (27 pontos e 10 ressaltos).
Estatística completa aqui: Esgueira Aveiro OLI 81-82 Ovarense GAVEX
Grupo B
Em Angra do Heroísmo, o Sporting superou o Lusitânia por 87-113.
Os “leões” nunca estiveram em desvantagem, sendo que na primeira parte registaram um elevado índice de pontuação, o que ficou espelhado num resultado de 48-65 ao intervalo.
No regresso dos balneários, o Sporting encetou um parcial de 17-28 e fechou a questão, numa tarde em que alcançou 65% de eficácia (29/44) a lançar de dois pontos, 13 triplos, 30 ressaltos, 29 assistências e 12 roubos de bola. Mike Moore, com 21 pontos, foi o elemento mais concretizador nos “verde e brancos”.
Já o Lusitânia marcou 10 triplos, roubou a bola em 14 ocasiões e viu Lual Rahama obter 21 pontos pelas suas cores.
Estatística completa aqui: Lusitânia EXPERT 87-113 Sporting CP
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.