Sporting vence e mantém em aberto a luta pelo título
Quinto jogo da final está marcado para esta quarta-feira (19 horas)
Competições | FPB
30 MAI 2021
O Sporting CP venceu o FC Porto por 80-76 e empatou a final da Liga Placard, num encontro com emoção até aos últimos segundos.
Os “leões” entraram melhor, com dois lançamentos exteriores de Micah Downs e Travante Williams, mas a equipa da casa depressa respondeu e chegou ao empate. Depois de uma troca de liderança, os “dragões” conseguiram um parcial 9-0 que lhes permitiu criar uma vantagem confortável, mas a “turma” de Alvalade recuperou e reduziu para uma posse de bola no final do primeiro quarto.
Com o equilíbrio reposto, as duas equipas lutaram pela liderança, e foi o Sporting CP que conseguiu descolar com um parcial de 8-0 a fechar o segundo quarto, colocando o resultado em 42-34.
Após o intervalo os “azuis-e-brancos” tentaram recuperar, mas os visitantes continuavam por cima e conseguiram aumentar a diferença, chegando aos 14 pontos. Já nos dez minutos finais o FC Porto não desistiu e conseguiu colocar incerteza no marcador quando João Soares marcou e fez o 64-63.
A emoção estava guardada para os últimos minutos quando as principais figuras de cada um dos lados assumiram o destaque da partida.
A vencer por 73-72 e com 18 segundos para o final do encontro, Shakir Smith apostou num lançamento exterior de elevado grau de dificuldade e conseguiu converter, fazendo o 76-72 que permitiu aos “leões” segurar o triunfo e levar a final para a “negra”, esta quarta-feira no Pavilhão João Rocha.
Travante Williams (19pts, 7res, 3ast, 2rb), James Ellisor (14pts, 7res, 2rb), Micah Downs (11pts, 6res, 3ast, 1dl) e John Fields (11pts, 4res, 1dl) estiveram em evidência pela formação lisboeta. Pelo FC Porto, Larry Gordon (9pts, 8res, 3ast, 2rb), Jalen Riley (18pts, 2res, 2ast, 1dl), Eric Anderson Jr. (10pts, 9res, 2ast) e Garett Nevels (11pts, 5res, 4ast, 1rb), foram os mais esclarecidos.