Sportiva bate CAB Madeira em jogo emocionante

O Sportiva Azores Airlines colocou-se em boa posição para voltar a vencer a Liga Feminina, depois de ter vencido o CAB Madeira por 73-69, após prolongamento.

Atletas | Competições | Treinadores
30 ABR 2016

Tratou-se de uma grande recuperação das açorianas, que durante imenso tempo correram atrás do prejuízo.

Que grande espetáculo de basquetebol aquele que Sportiva Azores Airlines e CAB Madeira proporcionaram no Pavilhão Sidónio Serpa, sendo que só após prolongamento se definiu o vencedor. Confirmando uma enorme recuperação, o Sportiva conquistou o segundo triunfo nesta Fase Final, ficando assim mais perto do bicampeonato, enquanto o CAB Madeira passou a ser a única equipa sem hipóteses de se sagrar campeã nacional.

A missão do CAB afigurava-se difícil depois da derrota de ontem, já que iria defrontar o anfitrião da prova, mas a verdade é que o conjunto madeirense entrou decidido a manter-se na luta pelo título, revelando uma grande maturidade. No primeiro período, as comandadas de João Pedro Vieira foram superiores, chegando ao final dos 10 minutos inicias em vantagem por 24-19.

No segundo quarto, a partida proseguiu nos mesmos moldes. O Sportiva ia desperdiçando mais lançamentos, revelando pior eficácia da linha de 2 pontos, ao passo que o CAB se mantinha bem no desafio, com destaque para o rendimento positivo das atletas que foram saindo do banco de suplentes. Sendo assim, e ao intervalo, verificava-se um 39-33 favorável às madeirenses.

O início do terceiro período mostrou um CAB vivo, aparentemente ainda mais confiante, e que parecia caminhar para um triunfo importantíssimo. Mas a verdade é que a equipa começou a quebrar, não ainda de uma forma evidente, permitindo que as jogadoras do Sportiva fossem adquirindo níveis de confiança mais altos. Findo o terceiro quarto, o marcador registava um 52-49 para o CAB, que à entrada para o último quarto pareceu com vontade de garantir a vitória. Mas nos últimos minutos as madeirenses como que bloquearam, numa altura em que o êxito parecia assegurado. O Sportiva foi realizando uma exibição em crescendo, sendo de elogiar a força mental que as comandadas de Ricardo Botelho evidenciaram, em contraponto com o quase eclipsar do CAB, que praticamente deixou de pontuar. E a verdade é que a equipa da casa logrou mesmo colocar-se a apenas um ponto de distânciaa do rival insular, para depois desfrutar de dois lances livres por falta anti desportiva do CAB, a escassos segundos do final. Felicitè Mendes converteu apenas o segundo lançamento, levando a partida para prolongamento após o 65-65 final.

No tempo extra, e muito mais motivada, a formação do Sportiva aplicou um parcial de 8-4, alcançando assim uma vitória por 73-69 que poderá ser decisiva na corrida pelo bicampeonato, defrontando amanhã o GDESSA – Barreiro. Já o CAB acabou por morreu na praia, desaproveitando uma excelente ocasião para triunfar nos Açores, dizendo assim adeus ao título.

No plano individual, e em relação ao Sportiva, de realça os 26 pontos obtidos por Shaquedia Wallace e os 21 pontos averbados por Milica Ivanovic, enquanto Ashley Bruner (13 pontos e 19 ressaltos) e Felicitè Mendes (12 pontos e 11 ressaltos) alcançaram um duplo-duplo. Por seu turno, do lado do CAB, de registar o duplo-duplo de Aleighsa Welch (22 pontos e 10 ressaltos), ao passo que Cherin Miller registou 13 pontos e 7 ressaltos e Ijeoma Ofomata converteu 11 pontos e conquistou 8 ressaltos.

Os treinadores de ambos os conjuntos, como é natural, mostraram estados de espírito diferentes após o desafio. O técnico do Sportiva Azores Airlines, Ricardo Botelho, assumiu que a sua equipa teve alguma sorte: "Foi um grande jogo de basquetebol, com muita emoção. Apesar de estarmos em desvantagem acreditámos sempre que era possível. Pressionámos defensivamente, mas também tivemos a sorte do jogo. Também é preciso procurar a sorte. Procurámos e conseguimos. Amanhã temos mais um jogo". Por seu turno, João Pedro Vieira, treinador do CAB, foi mais parco em palavras, assumindo a quebra da sua equipa: "Perdemos a cabeça no momento decisivo do jogo e não soubemos gerir a vantagem. Parabéns ao Sportiva."

Atletas | Competições | Treinadores
30 ABR 2016

Mais Notícias