Sportiva ganha em Coimbra

Estreia positiva das atuais campeãs nacionais na fase regular da Liga Feminina, com um triunfo em Coimbra, diante do Olivais/UrgiCentro-SAN por 66-61.

Competições
17 OUT 2015

A equipa açoriana continua a somar sucessos neste início de temporada, que contrasta com a falta de vitórias na competição por parte das olivanenses, o que não significa que não se tenha mostrado muito competitiva frente ao vencedor da última da Taça Vítor Hugo e da Supertaça.

 

O União Sportiva comandou o jogo desde o cesto inicial. Um parcial de 6-0 permitiu às açorianas afastarem-se um pouco na liderança (11-4), se bem que no final do 1º período, ainda que a perder, o Olivais mantinha o jogo fechado (14-18). As açorianas mesmo tendo falhado seis triplos consecutivos beneficiavam da sua enorme eficácia nos lançamentos de curta e média distância (12/17 – 70.6%) para fazer subir a diferença acima dos dez pontos até ao final do 1º tempo (39-26).

 

As olivanenses estiveram muito bem no capitulo do ressalto (21-15), especialmente na tabela ofensiva, onde igualaram o números de ressaltos conquistados pelo União (11). Mas a paupérrima percentagem de lançamentos de campo (27.8%) da formação de Coimbra na 1ª parte explica a diferença que se registava ao intervalo.

 

No recomeço da etapa complementar, as duas equipas continuaram a revelar imensa falta de pontaria de longa distância, pelo que não surpreendeu que o parcial do período tenha sido mais baixo. Joana Bernardeco (11 pontos e 3 assistências), a menos de dois minutos do final do quarto, somou finalmente um triplo e a desvantagem caiu para a casa das unidades (39-47). Foi mesmo a equipa de Coimbra a terminar na mó de cima, reduzindo para sete os pontos que separavam as duas equipas à entrada do derradeiro período (42-49). Isto porque a percentagem de lançamentos das açorianas neste período caiu para os 20% (2/10).

 

A meio do decisivo período eram apenas quatro os pontos que separavam as duas equipas (52-48), com as atuais campeãs nacionais a mostrarem-se capazes de segurar a curta vantagem de que dispunham nesta fase do jogo. Os cestos sucediam-se nas duas tabelas, o que logicamente beneficiava a formação da ilha de S. Miguel. A pouco mais de 3 minutos do final, o Olivais encostou a três pontos (52-55), mas quatro pontos consecutivos das forasteiras cortaram o bom momento das visitadas (59-52).

 

Com dois minutos para jogar, a equipa de Coimbra pede um desconto de tempo, e regressa ao encontro com mais um triplo de Joana Bernardeco (55-59), Milica Ivanovic (25 pontos) responde na mesma moeda (62-55), nada que fizesse o Olivais baixar os braços, que de imediato soma 4 pontos sem resposta (59-62). Foi a vez do União parar o encontro, e preparar-se para disputar os 54 segundos que faltavam jogar. Os instantes finais foram favoráveis às açorianas, que acabaram por tirar partido de um comprometedor turnover do Olivais a 10 segundos do fim quando perdiam por quatro pontos (59-63).

 

A base Felicité Mendes (16 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências) liderou bem a equipa açoriana, que apesar de ter baixado a sua eficácia no 2º tempo, melhorou significativamente o seu desempenho no capitulo do ressalto. Na formação de Coimbra, a norte-americana Jasmine Crew (24 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) esteve muito bem no jogo exterior do Olivais.

 

 

Competições
17 OUT 2015

Mais Notícias