Sportiva ganha no Barreiro

Ao vencer, no Barreiro, o GDESSA por 80-70, a equipa do SportivaAirlinesAzores deu um importante passo para terminar no comando a fase regular da Liga Feminina.

Competições
20 MAR 2016

Os dois conjuntos apresentaram-se para este jogo com baixas importantes, sendo que a segunda metade do 3º período acabou por ser decisivo para o sucesso da formação da ilha de S. Miguel. Apesar de algumas aproximações pontuais por parte da equipa da casa, as insulares controlaram sempre a marcha do marcador.

 

Numa semana em que a norte-americana Ladondra Johnson abandonou a equipa do GDESSA, para ir tentar a sua sorte num Campus da WNBA, a equipa liderada por Nuno Manaia jogava uma cartada importante para tentar terminar na frente a fase regular. A equipa do Sportiva jogou igualmente desfalcada, por lesão, de Tamara Milovac, mas isso não retirou emoção e competitividade às duas equipas, num pavilhão muito bem composto para assistir ao jogo entre as duas primeiras classificadas da Liga.

 

Depois de um ligeiro ascendente das visitantes nos minutos iniciais do encontro, acabou por ser o GDESSA a terminar melhor o quarto inicial, valendo-lhe inclusive a liderança pela diferença mínima (23-22). Até ao descanso, as duas equipas mantiveram-se sempre muito próximas no marcador, acabando por se inverter o cenário com as insulares a vencerem por um diferença à ida para os balneários (36-35).

 

Nada se alteraria nos cinco minutos iniciais da etapa complementar, altura em que o marcador registava um empate a 44 pontos, mas cinco pontos consecutivos permitem ao Sportiva fugir ligeiramente na frente, chegando à vantagem máxima, 64-61, a oito minutos do final do encontro. A 3.15 minutos do fim, as comandadas de Nuno Manaia reduzem a diferença para quatro pontos (65-69), mas foi o melhor que conseguiriam até final.

 

As atuais campeãs nacionais estiveram muito melhor no capitulo do lançamento, especialmente da linha de dois (47% vs 31%), já que nos triplos ambas as equipas tiveram uma prestação muito positiva. A norte-americana Shaqwedia Wallace, autora de 25 pontos e 3 ressaltos, foi a melhor marcadora das açorianas, mas o maior destaque vai para o duplo-duplo (19 pontos e 18 ressaltos) registado por Ashley Bruner. Milica Ivanovic (18 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos) esteve com a mão quente da linha de três pontos, já que falhou apenas uma de cinco tentativas.

 

Mas curiosamente a equipa do GDESSA bateu-se muito bem na luta das tabelas (42/41), tendo conquistado o dobro dos ressaltos ofensivos (18/9) do seu adversário. Kamilah Jackson (11 pontos,16 ressaltos e 4 assistências) desempenhou um papel importante nessa tarefa, tal como Emilia Dabo (11 pontos e 10 ressaltos). Márcia Costa (18 pontos, 4 ressaltos e 3 roubos de bola) e Leonor Serralheiro (15 pontos) destacaram-se mais na marcação pontual.

Competições
20 MAR 2016

Mais Notícias