Sportiva garante 1º lugar

Praticamente sem margem para erro, Boa Viagem-Angra-Açore e CDTorres Novas defrontaram-se este domingo na ilha Terceira.

Competições
10 ABR 2016

A vitória acabou por sorrir às açorianas (57-55), num jogo com alternâncias no domínio do jogo, e decidido apenas nos momentos finais. Com este triunfo, o Boa Viagem continua a sonhar com uma presença no playoff, estando agora empatado com Olivais e Sporting na tabela classificativa, todas com 8 vitórias. Com menos um triunfo estão CDTorres Novas e AD Vagos, pelo que a última jornada da fase regular decidirá o futuro de várias equipas na competição, bem como promete muita emoção. Ao vencer, em casa, o Olivais por 77-57, o SportivaAirines Azores garantiu o 1º lugar da fase regular, colocando-se numa posição privilegiada para defender o titulo conquistado na última temporada.   

 

Depois de um ligeiro ascendente por parte da equipa da casa, o 1º período terminou com um empate a 12 pontos. Com um parcial de 6-0, sensivelmente a meio do 2º quarto, as forasteiras afastaram-se um pouco no marcador (24-17), e nos segundos iniciais da etapa complementar conseguiram a vantagem máxima do encontro (33-23).

 

Passados pouco mais de 10 minutos as açorianas já tinham conseguido anular a desvantagem, empate a 42 pontos, pelo que ficava tudo em aberto para os últimos 8.30 minutos do jogo. O bom momento do Boa Viagem prolongou-se, e com um cesto de Miriam Kenzie a 2.16 do final amealhava uma curta, mas importante vantagem pontual (54-47). Um triplo de Ezzine Kalu, a 19 segundos do fim, reduziu a diferença para três pontos (53-56), mas um lance-livre convertido por Kenzie (57-53), com 9 segundos para jogar, colocava a equipa de Torres Novas à distância de duas posses de bola e decidia o encontro.

 

O conjunto açoriano venceu a batalha das tabelas (43-29), embora tenha sido o Torres Novas a conquistar mais ressaltos ofensivos (13 vs 10), e revelou-se mais eficaz da linha de lance-livre (10/14 – 71% vs 8/18 – 44%), capitulo do jogo sempre importante em jogos decididos nos detalhes. Apesar da vitória, a equipa do Boa Viagem cometeu muitos turnovers (28), dos quais resultaram 23 pontos a favor do CDTorres Novas, em parte como resultado dos 19 roubos de bola conseguidos pelas visitantes. Valeu à equipa da ilha Terceira ter estado mais eficaz nos lançamentos de 2 pontos (54% vs 41%).

 

A dupla formada por Miriam Kenzie (16 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) e Merissa Quick (16 pontos e 16 ressaltos) esteve em destaque no ataque do Boa Viagem, se bem que a última foi decisiva para que as insulares tivessem dominado a luta das tabelas.

 

Ezzine Kalu, autora de 24 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências, foi a melhor marcadora do encontro, mas nem com os contributos de Alexis Govan (13 pontos, 11 ressaltos e 3 assistências) e Mariana Silva (10 pontos e 6 ressaltos) conseguiu garantir a vitória para a formação de Torres Novas.

Competições
10 ABR 2016

Mais Notícias