Sportiva vence 1º jogo da Final Four

As atuais campeãs nacionais, SportivaAirlinesAzores, começaram da melhor forma a sua defesa do titulo, vencendo na 1ª jornada da Final Four, a equipa da Quinta dos Lombos por 61-56.

Competições
29 ABR 2016

As açorianas, primeiras classificadas da fase regular, comandaram o jogo desde o primeiro cesto do encontro, obrigando sempre o conjunto de Carcavelos, 4º classificado, a ter que correr atrás do prejuízo. Na parte final do jogo, as comandadas de José Leite conseguiram reduzir a diferença para três pontos, mas foi pronta a resposta da equipa de S. Miguel de forma a segurar, sem sobressaltos, a vitória.

 

 

Começou bem o Sportiva, com um parcial de 10-0, numa 1ª parte que teve a particularidade de ter registado o mesmo resultado, 17-12, nos dois períodos, ambos favoráveis às açorianas. A vantagem pontual das insulares chegou a ser de catorze pontos (33-19), mas nos quatro minutos finais do 1º tempo os Lombos conseguiram reduzir distâncias.

 

As comandadas de Ricardo Botelho, apesar dos 9 turnovers cometidos, mostravam-se muito mais eficazes a lançar ao cesto, especialmente de três pontos (3/6),  e beneficiavam dos 11 pontos conseguidos em situações de segundos lançamentos. Ashley Bruner (9 pontos e 11 ressaltos) destacava-se nos dois lados do campo, ainda que tenha sido Tamara Milovac, autora de 12 pontos, a principal referencia ofensiva do Sportiva, no 1º tempo.

 

Sónia Reis (6 pontos e 9 ressaltos) batia-se muito bem no jogo interior, mas as fracas percentagens de lançamento (29% de 2pts e 22% de 3pts) condicionavam a eficácia ofensiva da Quinta dos Lombos. Que ainda assim foi capaz de encontrar soluções no banco (11 pontos), e mostrar-se bem melhor da linha de lance-livre (4/6 – 67% vs 3/8 – 38%).

 

A história do jogo pouco ou nada se alterou na 2ª parte. A formação de Carcavelos continuou a revelar pouca inspiração a lançar ao cesto (38% de 2pts e 19% de 3pts), e nem o facto de conseguido mais pontos em contra-ataque (12), da linha de lance-livre (17/21 – 81%), e de ter vencido a luta das tabelas (44-39), lhe permitiu dar a volta ao resultado.

 

O União Sportiva geriu de uma forma tranquila a vantagem amealhada durante a 1ª parte, e quando o adversário chegou a três pontos de diferença por duas vezes, (54-57 e 56-59), respondeu sempre com pontos no ataque seguinte. O maior acerto das insulares nos tiros de curta e média distância (43%) acabou por ditar a diferença neste jogo, que contou com um trio em plano de evidencia. Ashley Bruner assinou mais um duplo-duplo (19 pontos e 17 ressaltos) de grande qualidade, Tamara Milovac (14 pontos e 3 ressaltos) teve uma 1ª parte muito boa, e Shaqwedia Wallace (13 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências) foi útil em várias áreas do jogo.

 

Os Lombos contaram com 26 pontos vindos do banco, acabando por ser Artémis Afonso, autora de 12 pontos, a melhor marcadora da equipa. Sónia Reis esteve muito bem nas duas tabelas (10 pontos e 16 ressaltos), e a base Inês Viana (9 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) acabou por fazer um jogo bastante completo. 

Competições
29 ABR 2016

Mais Notícias