Sub-18 vencem torneio
A equipa Sub-18 feminina de Portugal foi a grande vencedora do Torneio Internacional de Vieira do Minho, tendo terminado a competição invicta, isto depois do triunfo esclarecedor deste domingo frente à Seleção Sub-16 da Turquia (71-43).
Competições | Seleções
19 JUL 2015
No 2º lugar, ficou a outra seleção portuguesa, a de Sub-16, que no último jogo deste evento conseguiu uma vitória frente às Sub-16 da Holanda (60-48).
Um triplo de Maria Nunes pôs fim a um ligeiro ascendente inicial por parte da Turquia (11-10) e foi pela diferença mínima que a equipa portuguesa vencia no final do 1º período (11-10). A meio do 2º período a vantagem nacional já se encontrava nos dois dígitos (35-25), a que se seguiu um período de seca de pontos por parte de Portugal. Ao intervalo, a liderança ainda era pertença das comandadas de Maria Kostourkova (29-25), ainda que por uma diferença curta.
O ascendente de Portugal intensificou-se durante o recomeço da etapa complementar, e no final do 3º período a vantagem voltava a ser na casa das dezenas (46-32). Até ao final do encontro, a equipa turca não mais conseguiu reentrar na discussão do resultado, tendo a vantagem subido até aos vinte e dois pontos (68-36).
Foram quatro as atletas portuguesas a terminarem o encontro com mais de dez pontos, sendo que a dupla formada por Carolina Gonçalves e Maianca Umabano lideraram com 12 pontos cada. Destaque ainda para desempenho de Isabel Costa, autora de 8 pontos e 13 ressaltos.
Depois do empate a 4 pontos, as Sub-16 de Portugal mostraram-se sempre mais fortes que as holandesas, um ascendente que se acentuou no final dos primeiros 20 minutos (38-25). O descanso não retirou concentração e intensidade à equipa liderada por Agostinho Pinto, que no recomeço da etapa complementar chegaram à vantagem máxima do jogo (45-28).
Daí até final, a equipa nacional geriu sem grandes problemas a almofada pontual construída, já que a diferença nunca baixou a dezena de pontos. Apesar da igualdade no número de ressaltos, Portugal esteve melhor a lançar ao cesto, exceção feita à linha de lance-livre (6/12). O conjunto luso esteve melhor no controlo da posse de bola (15-19), e a defesa valeu-lhe 13 roubos de bola.
A atleta Beatriz Jordão (22 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) realizou mais uma bela exibição ao serviço da seleção, tendo sido bem acompanhada por Mariana Silva, que contabilizou 11 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola.