Sub14 femininos e masculinos em estágio na Covilhã
84 atletas vão ser observados durante a semana de concentração
FPB | Seleções
11 JUL 2021
Entre os dias 11 e 17 de julho, a Covilhã vai acolher os campus de observação para as seleções de sub14 femininos e masculinos.
Nuno Manaia, diretor técnico nacional, explicou que o objetivo deste momento de observação de atletas, num escalão que não tem competições oficiais de seleções, é o de começar a detetar atletas e conceder-lhes as suas primeiras internacionalizações: “A ideia é trabalhar cada vez mais cedo com atletas que detetamos, começar a fazer o acompanhamento mais cedo, tendo consciência que muito pode mudar devido à idade”.
“Este trabalho culmina com a primeira internacionalização daqueles que estiveram melhor durante o campus, graças a um acordo com a Federação Espanhola que organiza um torneio”, explana. “Também é um momento importante para os treinadores convidados, que podem trabalhar com treinadores que são referências nacionais”, acrescenta.
Teresa Barata, selecionadora da equipa de sub14 femininos, destaca que se trata de uma geração afetada pelas condicionantes da pandemia, e que por isso o campus terá contornos distintos dos anteriores: “Normalmente os selecionadores estão presentes nos pontos altos e vão recolhendo informações, mas desta vez foram os diretores técnicos que indicaram as principais atletas de cada zona. De qualquer forma, temos 40 jovens que vão ter a oportunidade de trabalhar duas vezes por dia, algo que dificilmente fizeram anteriormente, e esperamos que seja bom para se divertirem, fazerem amizades, e para nós retirarmos algumas informações para o futuro”.
Para Rui Nazário, técnico dos sub14 masculinos, a seleção “tem como objetivo referenciar e identificar atletas. Vamos fazer algum trabalho de melhoramento técnico, vamos trabalhar fisicamente com eles, apresentar alguns conceitos táticos. Vão perceber como é estar em seleção, como é estar em estágio, e todas estas experiências são muito importantes para os atletas”, assevera.