Sub20 masculinos vendem cara a derrota a Itália (67-71)
Estreia da Seleção Nacional de Sub20 masculinos no Europeu de Divisão A
Competições | Seleções
16 JUL 2022
Portugal lutou e obrigou a Itália a dar o seu melhor, mas não conseguiu vencer a congénere italiana na estreia no Campeonato da Europa de Sub20 masculinos (Div.A).
O encontro mostrou-se equilibrado nos primeiros cinco minutos da partida, mas o ascendente italiano fez-se sentir na reta final do 1.º quarto, dinâmica que colocou Portugal com 12 pontos de desvantagem (10-22). Desde então, a equipa das quinas correu atrás do prejuízo e foi equilibrando o jogo, nunca deixando a formação italiana confortável na liderança da partida. Ao intervalo, Itália tinha uma dezena de pontos à maior (27-37), mas nem por isso os comandados de André Martins, João Costeira e Paulo Simão esmoreceram.
O reatar do jogo após o intervalo trouxe uma equipa das quinas determinada a dar a volta ao resultado e mesmo a três posses de bola do empate (48-57) no arranque do 4.º e último período do jogo, a seleção continuou a lutar até que, já dentro dos últimos minutos do jogo, conseguiu encurtar diferenças pelos triplos convertidos e criar a dúvida no adversário. Portugal foi mais eficaz nas áreas próximas do cesto, mas acabou por não demonstrar a mesma eficácia na linha de lance livre e na linha dos 6.75 metros. Apesar do bom esforço luso, Itália conseguiu manter-se na liderança e fechar a partida com um 67-71 no marcador.
Na Seleção Nacional evidenciaram-se André Cruz (22pts, 6res, 3ast), Ruben Prey (13pts, 8res, 1rb) e Diogo Seixas (15pts, 3res, 1ast, 4rb). Portugal volta a entrar em campo já este domingo, pelas 13h15, para defrontar Israel. O encontro conta com transmissão no canal de YouTube da FIBA.