Taça de Portugal Alfaloc em números
Análise estatística dos quatro semifinalistas da prova
Competições
27 ABR 2023
Menos de 48 horas para o início da final four da Taça de Portugal Alfaloc, prova que marca concentra Imortal LUZiGÁS, Lusitânia Expert, Sporting CP e SL Benfica em Sines, naquele que é o terceiro troféu da época em disputa.
Com oito meses de competição já disputados, os quatro semifinalistas chegam a esta fase da prova com um extenso conhecimento dos respetivos adversários.
No que toca à primeira meia-final, Imortal e Lusitânia têm encontro marcado a partir das 15 horas, um jogo com transmissão na FPBtv e na RTP2. Os algarvios mostram-se ligeiramente mais concretizadores ao apontar uma média de 78.5 pontos por jogo, aproximadamente mais um ponto do que a equipa adversária, mas são os açorianos que se mostram mais eficazes. Tanto no lançamento exterior como nas zonas mais próximas ao cesto, a formação da Angra do Heroísmo apresenta melhores médias – 52.4% de dois pontos, 32.3% de três pontos e 77% da linha de lance livre – do que o emblema de Albufeira – 50.8% de dois pontos, 31.9% de três pontos e 68.7% de lance livre.
O Imortal tem-se apresentado mais forte na luta dos ressaltos (38.8 ressaltos por jogo), enquanto o Lusitânia tem sido mais constante no trabalho defensivo (8.1 roubos de bola e 2.7 desarmes de lançamento por jogo). No que toca às individualidades, Marquise Moore tem liderado a equipa de algarvia e Justin Edler-Davis comanda os insulares.
Já o segundo jogo das meias-finais apresenta um dérbi lisboeta entre “leões” e “águias”. Duas equipas que não demonstram dificuldades na hora de marcar pontos, o Benfica tem sido mais concretizador com uma média de 92.7, cerca de mais dois pontos por jogo do que o Sporting com 90.8. No que toca à eficácia, os “encarnados” também se superiorizam com as seguintes marcas:
Lançamentos de dois pontos
- Sporting | 55.4%
- Benfica | 59.4%
Lançamentos de três pontos
- Sporting | 37.2%
- Benfica | 37.7%
Lances Livres
- Sporting | 75.5%
- Benfica | 72.9%
O conjunto de Alvalade tem-se mostrado mais poderoso na luta pelos ressaltos, ao conquistar 39.5 por jogo, mas mostra alguma falta de segurança com 16.5 turnovers por jogo, mais dois do que o seu adversário da meia-final. Ambas as formações se mostram equilibradas no que toca ao capítulo defensivo, com o Sporting a apresentar 9.8 roubos de bola e 2.7 desarmes de lançamento por jogo, enquanto o Benfica consegue 9.6 roubos de bola e 2.9 desarmes por jogo. Quanto aos atletas que mais se têm destacado de cada lado, Makram Ben-Romdhane tem sido figura de proa nas “águias” e Travante Williams continua como um dos maiores destaques do emblema “verde-e-branco”.
A primeira meia-final, entre Imortal e Lusitânia, encontra-se agendada para as 15h00 de sábado, sendo que logo a seguir há embate entre Sporting e Benfica, agendado para as 18h00. A grande final é disputada a partir das 19h00 de domingo, 30 de abril. Todos os encontros contam com transmissão na FPBtv e na RTP2.
No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:
6.ª feira:
- 17h00 até às 18h00;
Sábado:
- 10h30 até às 12h00;
- 13h30 até às 18h30;
Domingo:
- 11h00 até às 13h00;
- 17h30 até às 19h30;
O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados.