Taça de Portugal Masculina avança para a segunda fase
Fica aqui a conhecer os resultados iniciais e o calendário da ronda seguinte
Competições
22 OUT 2024
Já está dada por concluída a primeira fase da Taça de Portugal Masculina, com os últimos jogos a terem decorrido este passado fim de semana (19 e 20 de outubro), e já há emparelhamentos para a próxima ronda, com 14 equipas da Proliga, nove da CN1 e nove da CN2.
Os resultados da primeira fase:
A começar com a primeira fase da Zona Norte (1.ª eliminatória), o Fides Gondobasket recebeu e bateu convincentemente, em casa, o Monção BC Coura, por 88–32, e a AAC Efapel não foi capaz de bater o Basquete Barcelos Eticol, num jogo disputado até ao fim (57-62). Este domingo (20 de outubro), os vencedores de cada um dos encontros defrontaram-se e foi a equipa de Barcelos que levou a melhor – 56-80, desta vez a contar para a 2.ª eliminatória da primeira fase.
Ainda a Norte, avançam a CLIP TEAMS, que bateu 62-69 os CAA Salesianos Padre Ribeiro; CD José Régio, vencendo 70-58 a ACR Vale Cambra; Basket Clube de Gaia, que recebeu em casa o Académico FC num jogo muito renhido (76-71); Juvemaia ACDC, depois de ir a casa da UAA Aroso ganhar por sete pontos (60-67); AD Sanjoanense (62-58 frente ao FAC – Crédito Agrícola); GDB Leça, que recebeu e bateu o NCR Valongo, 74–66; e o Beira–Mar foi a casa do GD André Soares vencer 49–70.
A Sul, sem 1.ª eliminatória nesta fase, a competição viu o Ginásio Serviplaco vencer a SIMECQ (50-81), num jogo sem grande história; o Sporting Clube Marinhense sem dificuldades a ultrapassar Os Bonjoanenses (59-89); e a Academia do Lumiar a bater o GDEMAM, novamente na casa dos 30 pontos de diferença (74-43). O Real Clube Vale Cavala recebeu o Estoril Basket Clube e foi derrotado 60-102.
Nos duelos mais renhidos, destaque para a U.D.Vilafranquense, que por apenas quatro pontos venceu os Salesianos de Lisboa (62-66); o Odivelas Basket esteve até à última para ganhar ao Atlético Clube Portugal (64-63); VILLAMARO Med.Imob./LOBOS bateu o Basket de Loures 57-49; e o Eléctrico Futebol Clube teve de suar para ultrapassar o Sport Algés e Dafundo (74-82).
O calendário para a segunda
Ainda não há hora e data, mas o sorteio já se realizou e já foram decididas as novas parelhas:
- GDB Leça x Basquete Barcelos Eticol;
- Juvemaia ACDC x SC Marinhense;
- Eléctrico Futebol Clube x Sangalhos Desporto Clube;
- VILLAMARO Med.Imob./LOBOS x CLIP Teams;
- Academia do Lumiar x Maia Basket Clube;
- Guifões SC x Portimonense SC;
- Basket Clube de Gaia x Clube dos Galitos;
- Sport Clube Lusitânia x Illiabum Clube;
- Sampaense/Inspecentro x FC Barreirense Bolmerc;
- Ginásio Serviplaco x SC Vasco da Gama;
- Clube Basket de Queluz x BSA-GALP;
- CD José Régio x Sporting Clube de Braga;
- Odivelas Basket x SC Beira-Mar;
- AD Sanjoanense x Carnide Clube;
- U.D. Vilafranquense x CAB Madeira;
- Estoril Basket Clube x Casino Ginásio.
Destes jogos, avançam 16 equipas para a 2.ª eliminatória (a ser jogada no fim de semana de 24 de novembro), passando somente oito para a 3.ª eliminatória (prevista para 15 de dezembro).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.