Taça Hugo dos Santos no Sabugal
A cidade do Sabugal vai acolher mais uma edição da Taça Hugo dos Santos, este ano num novo formato competitivo, que se pretende mais emocionante e disputado.
Competições | FPB
13 JAN 2011
A fase final da prova que terá inicio já esta sexta-feira, no pavilhão Municipal do Sabugal, será disputada pelos 4 melhores classificados da primeira volta da LPB, FC Porto, SL Benfica, Académica de Coimbra e Vitória de Guimarães, num sistema em que todos jogam contra todos.
O sorteio ditou que no primeiro dia de prova, sexta-feira, dia 14, o FC Porto, 1º classificado, defrontasse às 19 horas, o Vitória de Guimarães, 4º classificado, para duas horas mais tarde ser a vez de Benfica e Académica entrarem em acção.No dia seguinte, os vencedores defrontam os vencidos, sendo que o primeiro jogo da tarde terá inicio às 16 horas, colocando frente a frente o vencedor do 1º jogo do dia anterior e o vencido do 2º. No último dia de prova naturalmente irão encontrar-se as equipas que ainda não se defrontaram até então, com o aliciante de só no último dia existirem certezas quando ao vencedor da edição deste ano.Os dragões, vencedores da última edição, apresentam-se este ano como sendo a equipa mais regular e dominadora da primeira volta do campeonato, tendo inclusive já vencido uma Taça (António Pratas) na presente temporada. Os portistas têm revelado grande domínio na maioria dos jogos que disputaram até ao momento, razão pela qual são naturalmente considerados favoritos á conquista do troféu.Os benfiquistas chegam a esta fase final após uma semana negativa, que como se não bastasse tiveram a agravante de ver jogadores influentes da mesma posição (poste) ficarem de fora da competição. De qualquer forma, e sendo esta uma prova que nada tem a ver com a regularidade, os encarnados surgem como candidatos à vitória. Já esta época os actuais campeões nacionais venceram a Supertaça, bem como asseguraram a qualificação nas provas europeias – 2ª fase da Taça Eurochallenge.A formação da Académica, por sua vez, atravessa um bom momento e chega a esta competição sem nada a perder. Os conimbricenses foram a única equipa a derrotar os dragões na Liga, facto que é revelador da capacidade da equipa orientada pelo técnico Norberto Alves. Na primeira volta do campeonato, os estudantes venceram duas (FC Porto e Vitória) das três equipas que encontrarão como adversários, situação que, a repetir-se, colocará a Académica a discutir a vitória.Os vimaranenses são quartos, embora com o mesmo número de vitórias da Académica, e apresentam-se nesta competição com a moral em alta, já que vêm de uma série de 5 vitórias consecutivas, onde se inclui a eliminação do Benfica na Taça de Portugal. A equipa liderada por Fernando Sá habitualmente consegue boas prestações em competições em que estão Taças em disputa, o que poderá ser um bom prenúncio para este fim-de-semana.