Definidos os “quartos” da Taça Vítor Hugo
Competição continua este sábado
Competições
23 SET 2022
Depois de duas temporadas de paragem fruto da situação pandémica, a Taça Vítor Hugo está de regresso!
Esta sexta-feira, no Pavilhão Municipal de Ermesinde e no Pavilhão da Bela, as doze equipas que participam no principal escalão do basquetebol feminino enfrentam-se por um lugar nos quartos de final.
Acompanhe aqui em direto os resultados dos encontros, que também têm transmissão na FPBtv.
CDE Francisco Franco/Hosp. Part. Madeira 45-34 Galitos Cl. Dr. Semblano
Depois de um início equilibrado, ao intervalo o Galitos liderava por 27-24 com a poste brasileira, Barbara Souza, a apontar 11 pontos da formação de Aveiro. Contudo, a toada mudou após o descanso.
No segundo tempo o conjunto insular entrou melhor e não demorou a tomar a liderança. As comandadas de Paulo Freitas mostraram pontaria afinada no lançamento exterior (44% contra 15%) e foram-se distanciando com o decorrer da contenda, acabando por vencer por 45-34.
Akila Smith (13pts, 4res, 2ast, 1rb, 1dl) esteve em evidência na equipa madeirense. Já pelo Galitos, Barbara Souza (16pts, 5res, 2rb, 2dl) foi a mais esclarecida.
Quinta dos Lombos 33-29 Imortal Tcars
No primeiro jogo do dia no Pavilhão da Bela, a formação lisboeta entrou da melhor forma na contenda e ao intervalo vencia por 15-10. A Quinta dos Lombos manteve o ritmo após o intervalo e aumentou a diferença para 21-11, antes da reação algarvia.
O conjunto do Imortal, recém-promovido à Liga Betclic Feminina, conseguiu responder na fase final da partida, aproximando-se no resultado, mas a equipa comandada por José Leite acabou por segurar o triunfo por 33-29.
No emblema de Carcavelos, Suraya Rijal (5pts, 7res) destacou-se. Telma Fernandes (10pts, 1res) foi a melhor marcadora do encontro.
Sportiva AZORISHOTELS 50-38 CPN Imopartner
O Sportiva AZORISHOTELS entrou da melhor forma na prova e garantiu um lugar nos quartos de final da Taça Vítor Hugo ao vencer o CPN Imopartner por 50-38. A partida começou da melhor forma para a equipa de São Miguel, que depressa tomou a dianteira do encontro. Ao intervalo o conjunto açoriano vence por 19-16 com a norte-americana, Alyesha Lovett, em destque.
A paragem para intervalo não alterou a toada da partida. Apesar das investidas do CPN, as comandadas de Ricardo Botelho conseguiram sempre distanciar-se e garantiram a vitória, em parte graças às exibições de Alyesha Lovett (14pts, 5res, 1ast, 3rb, 1dl) e Luana Serranho (13pts, 1ast, 2rb). Na formação liderada por Agostinho Pinto, Isabela Quevedo (12pts, 8res, 1ast, 2rb, 1dl) foi a melhor marcadora.
SL Benfica 59-25 Olivais ABTF Betão
Com o foco em vencer mais um troféu de forma consecutiva, as bicampeãs nacionais em título, SL Benfica, entraram a todo o gás no encontro e ao intervalo lideram por 32-13. O descanso não alterou o ritmo do encontro, com as “águias” a controlarem as investidas adversárias e a triunfarem por 59-25.
Estatisticamente, a formação lisboeta mostrou-se mais forte na luta das tabelas e também no lançamento exterior. Raphaella Monteiro (16pts, 5res, 2ast, 1rb), Ana Rodrigues (11pts, 1res, 2ast) e Joana Alves (10pts, 1res, 1ast) estiveram em bom plano nas “encarnadas”, enquanto no conjunto de Coimbra importa mencionar Karissa Kajorinne (10pts, 3res).
Esgueira Trivglass 37-47GDESSA Barreiro
O GDESSA Barreiro recuperou da derrota na Supertaça Metro Numbers e venceu o Esgueira Trivglass por 47-37. A equipa da margem sul do Rio Tejo esteve melhor nos minutos iniciais da contenda e terminada a primeira parte vencia por 28-20.
No segundo tempo o Esgueira tentou recuperar, mas mostrou dificuldades nos lançamentos exteriores (1/15 contra 5/13), ainda que tenha vencida a luta das tabelas e tenha terminado com menos perdas de bola do que o adversário.
Na equipa do Barreiro, Krystal Freeman (18pts, 9res, 1ast) e Erykah Russell (11pts, 3res) lideraram as marcadoras. Já no Esgueira, Gabriela Raimundo (10pts, 2res, 1ast, 3rb) foi o destaque.
CAB Madeira 26-27 AD Vagos
Num encontro de emoção até ao último instante, a AD Vagos ultrapassou o CAB Madeira (27-26) com um lançamento de três pontos no soar da buzina. O conjunto de Aveiro entrou melhor na partida e, com um parcial de 9-2, depressa tomou a liderança do encontro, onde esteve até ao intervalo (18-12).
Contudo, o intervalo fez bem à equipa madeirense, que entrou melhor e conseguiu passar para a dianteira. As duas equipas procuravam o triunfo e a dez segundos a liderança estava do lado do conjunto do Funchal. O Vagos acreditou até ao fim e viu Kwanza Murray assumir um papel decisivo ao marcar o lançamento de três pontos que carimbou a reviravolta no marcador.
A norte-americana (15pts, 2res, 3rb) foi a grande figura das vencedoras. Já pelas insulares, Anaya Mcdavid (9pts, 10res, 1ast, 1rb) foi a mais esclarecida.