“Temos conseguido manter o nosso foco na formação”

Nuno Oliveira, presidente do Alenquer Basket Clube, em entrevista à FPB

Formação
20 AGO 2022

O Alenquer Basket Clube (ABC) cumpriu 20 anos esta sexta-feira, e por isso estivemos à conversa com Nuno Oliveira, presidente do emblema.

Nuno Oliveira falou sobre a atualidade do clube a que preside: “O Alenquer Basket Clube tem equipas de minibasquete (sub8, sub10, sub12 masculinos/femininos), sub14 masculinos/femininos, sub16 masculinos/femininos, sub18 masculinos e seniores femininos e masculinos. Apesar de muitas contrariedades e dificuldades próprias dos clubes pequenos, temos conseguido manter uma média de, aproximadamente, 12 atletas por escalão/sexo. O clube apresenta uma estabilidade financeira, mas que apenas lhe permite gerir o dia-a-dia, e as dificuldades de proporcionar melhores condições a atletas e treinadores são muitas. Os apoios são escassos, mas diria que nos últimos 2 ou 3 anos conseguimos aproximar mais os pais e atletas do quotidiano do clube, conseguindo ajuda na organização das muitas atividades que promovemos”, afirmou.

O dirigente elencou os objetivos para o futuro: “Queremos continuar a promover a prática do basquetebol, mantendo-nos fiéis aos nossos princípios orientadores, onde o nosso papel na comunidade local é relevante e, mesmo sem espaços próprios ou boas condições de treino, iremos continuar a promover a inclusão de atletas que, muito provavelmente, não seriam aceites noutros clubes. Nos próximos anos, temos como meta estes objetivos: continuar a fazer crescer a nossa “Comunidade ABC”, passando a mensagem de que estamos presentes como uma alternativa viável à prática do basquetebol e, essencialmente, que a comunidade pode e deve contar connosco para formar seres humanos; melhorar as condições de treino/jogo; obter apoios que nos permitam implementar programas de maior inclusão social; aumentar a competitividade das equipas; alertar as diversas entidades para o trabalho comunitário que fazemos e assim esperar que nos possibilitem acesso a melhores condições; considerar a opção de meios e espaços próprios de treino e deslocações”, disse.

Convidado a revisitar estes 20 anos do ABC, Nuno Oliveira respondeu da seguinte forma: “Na realidade, olho para estes 20 anos do Alentejo Basket Clube com muitas dificuldades, próprias de um emblema pequeno e de periferia. Apesar das muitas dificuldades e contrariedades ao longo dos 20 anos, temos conseguido manter o nosso foco na formação de atletas e seres humanos. Temos tentado chamar a atenção de diversas entidades, locais, regionais e nacionais, de que precisamos de mais apoios à atividade desportiva. Temos treinadores e atletas que cresceram connosco como pessoas, o que muito nos orgulha! Temos atletas que ainda choram de alegria quando se reencontram ao fim de muito anos! Temos o mesmo Coordenador Técnico desde a formação do clube e que muito se orgulha do percurso do mesmo. Em suma, existem muitos momentos difíceis, mas que nos tornam mais fortes nesta nossa caminhada entre atletas, pais e dirigentes!”, finalizou.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Alenquer Basket Clube

Formação
20 AGO 2022

Mais Notícias