“Temos de estar durante 40 minutos em alto nível de concentração”

Entre elogios ao CAB Madeira e palavras de confiança relativamente à sua equipa, Luís Brasil, treinador do Lusitânia, projetou para a FPB o segundo desafio dos quartos de final da Taça de Portugal Masculina.

Atletas | Competições | Treinadores
22 MAR 2017

 

O conjunto açoriano procura a primeira vitória da temporada sobre a turma madeirense.

O Lusitânia ainda não venceu o CAB Madeira esta temporada, numa fase em que continua também à procura da primeira vitória na segunda fase da Liga Placard. Devido a estes factos, atribui favoritismo ao CAB para o jogo dos quartos de final?

Da leitura do historial descrito podemos presumir do eventual favoritismo do CAB Madeira. No entanto, é razoável assumir também que toda e qualquer equipa ao chegar a esta fase final só pensa em ganhar, considerando que os jogos são a eliminar, cada qual uma final, independentemente do adversário a defrontar.

 

Para que a história não se repita, em que aspetos o Lusitânia terá que ser mais forte para garantir o apuramento para as "meias"?

O CAB Madeira é no presente a segunda melhor equipa da Liga no que concerne ao tiro de 3 pontos, defende bem o pick & roll e consegue um bom equilíbrio entre o jogo exterior e interior. O Lusitânia terá de conseguir defender os pontos fortes do CAB, sobretudo as transições, e as alternâncias entre o lançamento exterior e a capacidade de jogar 1×1 face a algumas jogadas interiores do adversário. Temos de reduzir eficientemente a capacidade ofensiva de alguns jogadores chave do CAB e, em simultâneo, estar durante 40 minutos em alto nível de concentração e intensidade na defesa.

 

A equipa entrará mais motivada para esta competição sabendo que em caso de qualificação para as meias-finais evitará os primeiros classificados do campeonato?

Sim, certamente que a motivação será a melhor, primeiro porque consegue atingir este momento alto da época em curso, segundo porque o Lusitânia, mesmo com as limitações vividas, tem trabalhado sempre em níveis elevados e sem desistir de ganhar.

 

Terá todo o plantel disponível para a prova? Alguma contrariedade?

Temos algumas contrariedades e situações em resolução, mas no dia do jogo serão tomadas as decisões que se afigurem mais pertinentes para o desempenho da equipa.

Atletas | Competições | Treinadores
22 MAR 2017

Mais Notícias