«Temos um ‘viveiro’»

Se há regiões no país onde o basquetebol tem forte implantação, Ílhavo é garantidamente uma delas.

Competições | FPB
15 NOV 2015

A cidade que vai receber os jogos da Seleção Feminina de apuramento para o Europeu está a engalanar-se para ser palco de mais este ponto alto da nossa modalidade e o autarca  Fernando Fidalgo Caçoilo conta-nos, numa entrevista que pode ler nos detalhes da noticia, como a câmara encara esta visita da nossa equipa nacional.

Qual a importância do basquetebol na atividade desportiva do concelho de Ílhavo?

O Basquetebol é uma modalidade que faz parte da história do Município de Ílhavo. Começou a ter maior visibilidade em 1943, ano de fundação do Illiabum Clube, que durante décadas foi o principal motor da modalidade no Município. Atualmente contamos também com o Grupo Desportivo do Gafanha, que tem cerca de 200 atletas, e tem vindo também a afirmar-se a nível nacional em alguns escalões.

Considera que a presença de uma seleção possa ser um incentivo para que a região possa ter mais praticantes?

Uma Seleção normalmente representa o melhor conjunto de atletas a nível nacional, independentemente da modalidade. Neste caso concreto, a presença da Seleção Nacional de Basquetebol em Ílhavo, é sem dúvida um momento único, que tem um efeito mobilizador em todas as camadas de desportistas, potenciando também a divulgação da modalidade e a adesão de novos talentos. Imagine o impacto que tem a presença da Seleção junto dos nossos jovens atletas, o contato com os jogadores, os jogos, enfim a possibilidade de estarem junto dos melhores e ambicionar um dia poder estar naquele papel.

Que tipo de apoios a Câmara concede para a prática e desenvolvimento da modalidade, seja aos clubes, nos parques públicos ou no Desporto escolar?

A Câmara Municipal é um parceiro fundamental na vida das associações do Município. Ciente de que a atividade desportiva é cada vez mais uma aposta necessária para os nossos jovens, e tendo presentes os constrangimentos que cada uma vive, a diversos níveis, a Câmara tem uma intervenção de proximidade, apoiando a nível financeiro, logístico e com as diferentes valências, enfim, com os meios que tem ao dispor, promovendo assim uma maior participação dos atletas nas distintas modalidades. Temos um abrangente número de equipamentos desportivos Municipais ao dispor dos Munícipes e não só, além disso dinamizamos, quer por meios próprios, através das AEC quer em articulação com Clubes um vasto conjunto de atividades desportivas que visam divulgar e valorizar a prática desportiva como hábito de vida saudável.

Há uma tradição da modalidade em Ílhavo e nesta região do país. Admite a hipótese de Ílhavo continuar a apoiar eventos de basquetebol, nomeadamente jogos das mais variadas seleções? Ílhavo poderá assumir-se como "o local" do basquetebol nacional", assim como outras autarquias se associam e ligam o respectivo território às mais diversas modalidades, como por exemplo Cascais, Peniche e Nazaré como o surf….

A ideia de criar nichos desportivos associando-os à vivência de cada Município tem um caráter diferenciador com elevado potencial. Nesta caso concreto, acredito que o envolvimento da Federação Nacional e Associação Distrital seja uma parceria com representatividade e notoriedade, já que, para além da presença dos nossos clubes nos diferentes campeonatos, poderemos associar o percurso histórico do basquetebol no Município a eventos de projeção regional e nacional. A concretização deste evento poderá ser considerada uma “experiência piloto”, e, futuramente pode ser uma oportunidade que valha a pena explorar, e que poderá trazer frutos não só ao nível desportivo, mas com um impacto positivo no comércio local e na divulgação e afirmação do Município neste domínio.

De que forma considera relevante esta parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol na organização de um evento com esta visibilidade?

A Federação Portuguesa de Basquetebol é o organismo que tem maior representatividade da modalidade, já que agrega em si todos os contributos de Associações e Clubes da modalidade dispersos um pouco por todo o país, e assim sendo, o seu efeito mobilizador tem repercussões nas dinâmicas da organização ao nível local e regional, que poderá refletir-se na partilha e transmissão de conhecimento, na interação entre diferentes equipas

O foco que se espera seja dado pela comunicação social regional e local representa um bom retorno em termos de visibilidade e promoção da autarquia e da região?

A Comunicação Social, tendencialmente dá maior atenção a eventos de futebol. É uma questão cultural que, de certa forma, penaliza as restantes modalidades, independentemente dos resultados alcançados. Obviamente que a articulação do Município de Ílhavo com organismos Nacionais, como é a Federação, e Distrital, como a Associação de Basquetebol certamente será um chamariz que, estou certo, assegurará o interesse da comunicação social local, regional e nacional. Eventos desta natureza representam oportunidades de mudança de paradigma. A dinâmica imprimida pelos clubes da modalidade em Ílhavo, permitem-nos considerar que temos um “viveiro” de basquetebolistas com projeção nacional e internacional. 

Competições | FPB
15 NOV 2015

Mais Notícias