Terça-feira de homenagem a Mery Andrade em Cascais

Inauguração de dois campos de 3x3 BasketArt

Associações | Atletas | FPB
4 ABR 2023

Decorreu esta terça-feira na Quinta do Barão, na Rua Manuel de Almeida e Vasconcelos (coordenadas 38°41’41.2″N 9°20’01.5″W), na freguesia de Carcavelos e Parede, concelho de Cascais, a cerimónia de abertura de dois campos de 3×3 BasketArt. Os recintos homenageiam Mery Andrade, uma das mais importantes figuras da história do basquetebol nacional, que brilhou no nosso campeonato e na Seleção portuguesa e que nos representou, a par de Ticha Penicheiro, na WNBA, sem esquecer a participação a liga italiana. Importa ainda destacar que, atualmente, Mery Andrade é treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron (G League), equipa afiliada aos New Orleans Pelicans (NBA).

Oats foi o artista responsável pela requalificação dos campos, à semelhança dos outros espaços do concelho. Com estes recintos, este município passa a ter 3×3 BasketArt em todas as freguesias, depois das homenagens a Kobe Bryant, Ticha Penicheiro e Neemias Queta.

Esta inauguração ficou também marcada pelo lançamento de um projeto-piloto da Federação Portuguesa de Basquetebol com a empresa Equip, parceira oficial da FIBA, ao qual o município de Cascais acedeu associar-se, sendo o primeiro em Portugal a receber uma estação de bolas de basquetebol que ficarão à disposição de quem quiser utilizar este campos.

Animação não faltou na Quinta do Barão, com os(as) mais jovens da formação da Quinta dos Lombos a comparecerem em peso, a praticarem a modalidade e a acorrerem à sessão de autógrafos protagonizada por Mery Andrade e Oats.

Na hora dos discursos, depois do descerrar da placa de inauguração, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), enalteceu todo o percurso de Mery Andrade, deixando-lhe rasgados elogios. “O que mais me impressionava na Mery era que, quando ela vinha a Portugal de férias, passava parte das mesmas a ajudar as jovens das nossas Seleções. Sempre disponível, sempre com um sorriso! Se houve jogadora sempre com um enorme orgulho em representar o nosso país, foi Mery Andrade. Ela é uma inspiração. Merece todas as homenagens! Desejo que todos utilizassem os campos, de todos as idades”, afirmou o líder federativo.

Mery Andrade foi o espelho da felicidade: “Esta homenagem diz-me muito. A modalidade deu-me muito, e continua a dar, à minha vida. Fico contente ao ver que muitas atletas portuguesas estão nos EUA. Quando eu olho e vejo todas estas caras, mostra-me aquilo que o basquetebol me continua a dar: amizades. Esse é um valor muito importante do basquetebol. Espero que este campo seja o primeiro de muitas carreiras de sucesso”, deixou o desejo.

Por seu turno, Francisco Kreye, vereador do desporto da Câmara Municipal de Cascais, salientou os vários campos de 3×3 BasketArt do concelho, a abrangerem todas as freguesias. Em nome do muncípio, mostrou-se honrado pela presença de Mery Andrade e deu conta do seu agradecimento à FPB, à freguesia de Carcavelos e Parede, ao artista Oats e à equipa camarária do pelouro do desporto.


Mery Andrade, enquanto jogadora, foi internacional portuguesa em 129 ocasiões, entre 1991 e 2010 (sexta atleta mais internacional do basquetebol português) e formada na universidade de Old Dominion, onde foi induzida no Hall of Fame em 2010, sendo que começou a jogar basquetebol na Escola Secundária da Amadora. A par de Ticha Penicheiro, é uma das duas portuguesas que jogaram na WNBA. Em mais de cinco anos na principal liga norte-americana, Mery defendeu as cores das Cleveland Rockers e das Charlotte Sting.

Depois, entre 1999 e 2015, jogou como profissional na Europa, nos campeonatos de Itália e de Portugal, onde brilhou pela formação da Quinta dos Lombos em 2013-14, contribuindo para as conquistas da Taça Vítor Hugo, Taça Federação e Liga Feminina, ao mesmo tempo que treinava a equipa feminina de sub14.

Em 2015 abraçou em definitivo a função de treinadora na universidade de San Diego, onde esteve durante quatro anos, e atualmente está a cumprir a quarta temporada como treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron (G League), equipa afiliada aos New Orleans Pelicans (NBA). A ligação com a NBA permitiu-lhe integrar projetos como o Jr. NBA e a BAL (Basketball Africa League). Pelo meio fundou o projecto ABC Evolution, de que é CEO.

Os campos já se encontram registados no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Associações | Atletas | FPB
4 ABR 2023

Mais Notícias