Terceira Basket garante o 2º lugar

A deslocação do Terceira a Ílhavo acabou por lhe valer o 2º lugar do Grupo A, do campeonato da Proliga, isto porque o conjunto açoriano bateu o Illiabum por 66-64.

Competições
30 ABR 2016

A formação da ilha Terceira comandou a marcha do marcador durante os três primeiros períodos, mas viu no derradeiro quarto o seu adversário dar a volta ao resultado. Dois triplos de Fernando Ferreira acabaram por ser providenciais para que os terceirenses não só retomassem a liderança como garantissem um importante triunfo para um cenário de playoff bem mais favorável.

 

O Terceira Basket beneficiou da vantagem construída durante o 1º período (20-11), para terminar na frente, a 1ª parte do encontro de Ílhavo. Um triplo de João Figueiredo fixou o resultado dos primeiros vinte minutos, 36-33 favorável aos terceirenses, num 1º tempo em que Eki Viana (15 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências) se evidenciou nos dois lados do campo. Do lado dos ilhavenses, Augusto Sobrinho, com 13 pontos, era a principal referencia ofensiva da equipa. Mas a grande diferença entre as duas equipas esteve na eficácia do lançamento, com os açorianos a mostrarem-se bastante mais certeiros (48% vs 30%).

 

O intervalo não trouxe grande inspiração aos atiradores ilhavenses, e seria mesmo a equipa da ilha Terceira a voltar a fugir no marcador. A meio do 3º período, a vantagem pontual do Terceira Basket já era de dois dígitos (49-39), mas no último minuto do quarto, o Illiabum aproximou-se mais no resultado (47-51). O 4º período abriu com um triplo de Luís Tomassi, mas a liderança dos terceirenses durou até sensivelmente meio do período, altura em Rafael Wildner empatou o encontro a 56 pontos.

 

Crawford voltava a colocar na frente os ilhavenses desde o cesto inaugural, e um triplo de Figueiredo dava continuidade ao bom momento vivido pela equipa da casa, que chegou aos 63-56. A equipa açoriana reage bem ao mau momento, e um triplo de Fernando Ferreira, a 1.10 do fim, coloca o Terceira a perder pela diferença mínima (63-64). O ataque do Illiabum comete dois turnovers, e depois de um desconto de tempo pedido por Daniel Brandão, o mesmo Fernando Ferreira coloca o Terceira na frente com mais um triplo a 9 segundos do final (66-64). Crawford ainda tentou o empate mas sem sucesso.

 

O experiente Eki Viana (23 pontos, 16 ressaltos e 4 assistências) foi decisivo no êxito do Terceira, bem como a exibição de Fernando Ferreira (17 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências), importante nos momentos de decisão.

 

Na equipa de Ílhavo, Augusto Sobrinho (16 pontos e 3 ressaltos) esteve mais inspirado no 1º tempo, e Rafael Wildner acabou por registar um duplo-duplo (11 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências).

Competições
30 ABR 2016

Mais Notícias