Terceira e Atlético invictos

O Terceira Basket somou, no Estoril, a sua segunda vitória consecutiva (75-53), num jogo que apenas foi equilibrado nos minutos iniciais.

Competições
17 OUT 2015

Quem também venceu e mantém-se igualmente invicto é o Atlético, que foi bem sucedido na curta deslocação realizada até ao Restelo, para defrontar a equipa do Belenenses (65-59). Já o Barreirense estreou-se no campeonato da Proliga com uma vitória, ao bater, em casa, a Academia (73-66), que continua à procura da primeira vitória na competição.

 

O Estoril Basket ofereceu réplica até aos 9-11, mas ao sofrer onze pontos consecutivos sem resposta precipitou o desaire que viria a confirmar-se. A vantagem da formação terceirense foi ganhando forma com o decorrer do jogo, tendo chegado muito próxima dos trinta pontos (67-38).

 

O norte-americano Mathew Smith (15 pontos e 11 ressaltos) esteve bastante ativo nos dois lados do campo, ainda que o melhor marcador dos terceirenses tenha sido Tiago Raimundo com 16 pontos.

 

Num jogo marcado pelo elevado número de turnovers, 44 no total, a formação do Estoril pagou caro o facto de ter estado pouco inspirada a lançar ao cesto (32.7% lançamentos de campo). Tiago Vallejo (11 pontos) acabou por ser o mais concretizador.

 

Atlético geriu bem a vantagem da 1ª parte

 

Depois do empate a 7 pontos, o conjunto da Tapadinha conseguiu ligeiro ascendente no jogo, e a meio do 2º período registou a vantagem máximo do encontro (25-12). O intervalo chegou com a formação de Alcântara ainda no comando (27-19), depois de 20 minutos em que as defesas se superiorizaram aos ataques.

 

A etapa complementar foi sempre liderada pelos forasteiros, ainda que por curtas vantagens. A dois minutos do termo do encontro o Belenenses encostou a dois pontos (58-60), mas foi então que surgiu no encontro Miguel Barroca (13 pontos), que com cinco pontos consecutivos, um cesto de dois e um triplo, segurou a vitória para o conjunto da Tapadinha.

 

O Atlético beneficiou do facto de ter sido mais eficaz a lançar ao cesto, bem como de ter cometido menos erros sem lançamentos (7 vs 13 turnovers). João Manuel (15 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências) voltou a mostrar que ainda pode fazer a diferença, mas contou com a ajuda de Jorge Afonso (10 pontos e 4 ressaltos).

 

Apesar do bom desempenho no capitulo do ressalto (36/30), 10 na tabela ofensiva, o Belenenses não conseguiu dar a volta ao marcador, isto apesar dos contributos muito positivos do duo composto por Tiago Brito (24 pontos) e Carlos Dias (15 pontos e 8 ressaltos).

 

Barreirense tira partido de um bom 3º período

 

Os primeiros 15 minutos foram marcados pelo domínio repartido no jogo, alternâncias no comando do marcador, acabando por ser a equipa do Barreiro a ganhar ligeira superioridade no jogo. A vantagem dos barreirenses foi ganhando expressão até atingir a marca máxima dos quinze pontos (48-33), quando faltavam 13 minutos para serem jogados.

 

O conjunto do Lumiar bem tentou correr atrás do prejuízo, chegou aos quatro de diferença (66-70) mas faltavam o tempo de uma posse de bola para o final do encontro.

 

Grande jogo de Daniel Margarido (22 pontos, 12 ressaltos e 5 roubos de bola), bem como de Alexandre Coelho (22 pontos, 7 assistências e 5 ressaltos) a contribuir em várias áreas do jogo, e de Rui Jesus que ficou a um ressalto do duplo-duplo (10 pontos e 9 ressaltos).

 

Nuno Monteiro (24 pontos e 5 assistências) bem lutou por um resultado diferente, mas nem com a ajuda de Denis Neves (13 pontos e 12 ressaltos) e Francisco Pereira (14 pontos e 6 ressaltos) conseguiu evitar o segundo desaire nesta fase regular.

Competições
17 OUT 2015

Mais Notícias