Terceira vence Atlético

Ao vencer na Tapadinha o Atlético por 80-70, o Terceira Basket deu um importante passo para segurar o 2º lugar do Grupo A do Campeonato da Proliga.

Competições
25 MAR 2016

As duas equipas ficam agora separadas por duas vitórias, isto depois de um jogo marcado pelo equilíbrio e decidido apenas nos minutos finais. A linha de três pontos acabou por ditar a diferença entre as duas equipas, com os açorianos a converterem 16 triplos no decorrer do encontro.

 

 

O 1º período foi produtivo em pontos, com a equipa da casa a mostrar uma ligeiro ascendente (29-26), num claro sinal de superioridade dos ataques sobre as defesas. O empate a 17 pontos registado durante o 2º quarto deixava tudo igual em tempo de descanso. Depois de várias alternâncias no comando do marcador no recomeço da etapa complementar, foram os insulares a terminar na frente pela diferença mínima (60-59) o 3º período.

 

Nenhum dos conjuntos mostrava-se capaz de fugir na frente do marcador, e a 4.15 minutos do final o marcador registava um empate a 68 pontos. Seguiram-se 3 minutos sem que o Atlético conseguisse fazer qualquer ponto, aproveitando os terceirenses, com um parcial de 6-0, para se afastar no marcador (74-68). Com pouco mais de 1 minuto para o final, a formação de Alcântara não mais foi capaz de anular a desvantagem, acabando o resultado final por não expressar fielmente o equilíbrio registado entre as duas equipas ao longo do encontro.

 

Os tiros de longa distância (16/36 – 36%) foram a principal arma ofensiva do Terceira Basket, até porque nos tiros de curta e média distância o Atlético mostrou-se mais eficaz (54% vs 46%), bem como somou mais pontos no pintado (32 vs 20).

 

O base Luís Tomassi (14 pontos, 9 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bola) comandou muito bem a equipa açoriana, com a dupla interior formada por Mathew Smith (21 pontos e 5 ressaltos) e Fernando Ferreira (14 pontos e 7 ressaltos) a exibir-se a muito bom nível.

 

Nem o facto de ter contado com o melhor marcador do encontro, Sérgio Ramos autor de 29 pontos e 9 ressaltos, impediu que o Atlético visse interrompida a sua série de vitórias. João Manuel (20 pontos e 3 assistências) também teve uma prestação positiva mas de nada serviu para os interesses coletivos.

Competições
25 MAR 2016

Mais Notícias