Ticha distinguida pelo COI

O Comité Olímpico de Portugal (COP) informa que a melhor jogadora portuguesa de sempre, Ticha Penicheiro, recebeu uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres e no âmbito da candidatura apresentada pelo COP ao prémio “Mulheres e o Desporto COI 2015″.

Atletas | FPB
9 DEZ 2015

 

Este é um prémio anual atribuído pelo COI que visa promover o papel cada vez maior das mulheres no desporto mundial. Com este prémio o COI pretende reconhecer feitos relevantes e contribuições para o desenvolvimento, encorajamento e reforço da participação das mulheres a todos os níveis do desporto. O prémio pode ser atribuído a ex-atletas, gestoras, treinadoras, jornalistas ou patrocinadores, em termos individuais, ou a instituições.

 

O COP propôs Ticha Penicheiro para este prémio, que é atribuído por Continente. Apesar de não ter sido escolhida, a ex-basquetebolista portuguesa foi reconhecida pelo COI, tendo por isso recebido uma menção honrosa na edição deste ano do prémio “Mulheres e o Desporto COI 2015″.

 

De recordar que Ticha Penicheiro foi a primeira portuguesa a jogar na WNBA e esteve envolvida em vários projetos que promoveram o papel da Mulher no mundo do Desporto, em áreas como a igualdade no desporto, luta contra o racismo e xenofobia, tanto em Portugal como em África. Adicionalmente, esteve envolvida em várias iniciativas da WNBA, junto de jovens, para promover a prática desportiva. Ainda neste âmbito, foi embaixadora da Liga Norte-Americana de Basquetebol para Angola, Moçambique e África do Sul onde participou em ações humanitárias. Por fim, nota para estar ligada aos Special Olympics que promovem o desporto junto de pessoas com necessidades especiais.

 

No seu currículo contam-se vários galardões como a Medalha Olímpica “Nobre Guedes” do COP em 1998, a Ordem do Infante D.Henrique em 1999, Medalha de Mérito Desportivo atribuído pelo Governo Português em 2005, entre outros.

Atletas | FPB
9 DEZ 2015

Mais Notícias