Ticha e Lisboa homenageados
Tal como sucedeu na primeira edição da Supertaça Compal, a Federação Portuguesa de Basquetebol aproveitou a ocasião para homenagear duas figuras ímpares no desporto nacional: Ticha Penicheiro, figura máxima do basquetebol feminino, e Carlos Lisboa, antigo praticante que durante anos fez as delícias dos amantes da modalidade.
Atletas | FPB
21 FEV 2011
O merecido reconhecimento por parte da Federação para com duas personalidades que muito fizeram e continuam a fazer pelo basquetebol português.
Sobre Ticha Penicheiro pouco há a dizer para além do muito que se tem dito acerca de uma atleta que atingiu o topo na sua carreira de basquetebolista. Os títulos e o seu currículo falam por si, continuando a impressionar pela forma como ama o basquetebol e como o demonstra dentro de campo, independentemente da competição em que participa. Um bom exemplo de que, com trabalho e dedicação, se pode chegar ao mais alto nível, sendo a prova viva de que nada é impossível de se conseguir.Já de Carlos Lisboa algo mais poderei dizer, uma vez que tive o privilégio de o conhecer como homem e atleta. A notoriedade que atingiu obrigou-o a muitas horas de treino, sempre com o mesmo profissionalismo e busca da perfeição. O espírito de vencedor e o ódio pela derrota fizeram dele um campeão, talhado para os grandes momentos de decisão. Contagiava a forma como vivia tão intensamente o jogo e que fazia dele um competidor nato. Tal como no desporto, fora das quatro linhas era frontal, directo e nunca virava costas a um desafio. O confronto de opiniões e ideias sempre fez parte da sua maneira de ser, como forma de ultrapassar os problemas visando sempre o benefício do colectivo. Tornava o impossível em algo que parecia fácil e talvez por isso sejam muitos os momentos que, passados tantos anos, ainda são recordados como inesquecíveis para aqueles que tiveram a felicidade de os presenciar.