Tiry e Blitz protagonizam campanha da Infraestruturas de Portugal
"Marcas de Lince" conta com diversas entidades que adotaram o lince-ibérico como mascote

FPB
5 ABR 2025
A presença do lince-ibérico na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) foi um dos fatores que, em 2015, motivou a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) a escolher precisamente esta espécie ameaçada como mascote – o Blitz. Mais tarde, corria o ano de 2021, junta-se a Tiry à família e, para celebrar, a FPB apadrinhou a lince fêmea do Jardim Zoológico de Lisboa durante dois anos.
Afinal, conforme explica a Diretora de Comunicação, Marketing e Eventos da FPB, Cátia Mota, “as nossas mascotes foram criadas com esta sensação de responsabilidade social” – e, desta feita, é à Infraestruturas de Portugal que se juntam a Tiry e o Blitz, sempre alerta para principal causa de mortalidade entre as espécies de linces em Portugal – o atropelamento.
A Infraestruturas de Portugal tem vindo a reforçar as medidas de proteção a esta espécie ameaçada e, entre elas, surge agora uma nova campanha de sensibilização: “Marcas de Lince”, com diversas entidades que adotaram o lince-ibérico como mascote e que se associam assim a esta causa.
“Temos na nossa génese todas as atividades ligadas ao Basquetebol. É nosso dever divulgar as boas práticas no Desporto, mas também na sociedade e em termos ambientais – em todas as coisas que são importantes no desenvolvimento de uma pessoa. Temos muitas crianças em tenra idade a começar a jogar e queremos sempre incutir os valores da solidariedade”.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.