«Trabalhamos com grande motivação»

O Vasco da Gama é o actual campeão nacional de sub-18 e vai apresentar-se nesta fase final determinado a revalidar o título.

Atletas | Competições | Treinadores
27 MAI 2010

O treinador procura sempre incentivar os seus jogadores a trabalhar arduamente durante a época, de modo a poderem estar presentes nestes pontos altos da temporada, e, até ao momento, esse objectivo foi cumprido.

Quais os objectivos da sua equipa para esta fase final? É com uma grande motivação que trabalhamos para estar nesta fase final a defender o título nacional. Tendo em conta os objectivos delineados no arranque da temporada, já esperava poder chegar a esta altura da época a pensar na conquista do título? Os nossos objectivos são sempre os mesmos: incentivar estes jovens atletas a trabalhar muito durante a época desportiva para estar sempre ao mais alto nível a defender as cores do clube em todas as competições (fases finais, torneios, etc.). Sendo certo que preparar atletas para, futuramente, alinhar nos seniores deve ser a principal preocupação dos escalões jovens, acredita que formar a vencer é a melhor maneira de os motivar e os manter empenhados na modalidade? A minha maneira de pensar nos dias de hoje com os nossos jovens passa tentar dar-lhes o maior prazer de praticar a modalidade e incentivá-los para um futuro melhor, porque hoje em dia, com os divertimentos que existem (telemóveis, PS, computadores, etc.), é bem mais difícil de ter um grupo de atletas com vontade de trabalhar, e mentalizá-los a saber lidar com as derrotas e vitórias, que fazem parte da vida desportiva. Como caracteriza a realidade do basquetebol nacional na formação? Existem condições para melhorar os resultados das várias selecções jovens a curto-médio prazo? Em relação ao meu clube (Vasco da Gama), só podemos estar orgulhosos pelo trabalho feito durante a época desportiva que está a ser muito boa com todos os escalões nas fases nacionais, este grupo vai estar na final 4 pelo 3º ano consecutivo, e sem ter as melhores condições de trabalho conseguimos ter estes jovens sempre em acção e dedicação pelo clube. O capitão David Sequeira diz que o triunfo seria a “cereja no topo do bolo”, um justo prémio pela temporada realizada pelo Vasco da Gama.Chegar a uma fase final de um campeonato nacional é o prémio justo para um ano de trabalho ou é preciso vencer que assim seja?Chegar à fase final é mais que merecido; é o resultado de todo o trabalho desenvolvido durante uma época inteira e poder vencer esta prova seria sem dúvida “a cereja no topo do bolo”.Qual foi, na sua opinião, o momento decisivo da época para até chegar aqui?Para mim , o momento decisivo foi o fim-de-semana em que tivemos jornada dupla contra as duas equipas consideradas ” favoritas ” e ganhámos às duas . Assim ficámos em 1º e ganhámos ânimo para os jogos seguintes.O que gostaria de atingir no basquetebol?Como jogador gostaria de chegar a jogar na Proliga ou mesmo na Liga. Gostaria futuramente de assumir o papel de treinador de uma equipa, primeiramente aqui no Vasco da Gama.Já pensou como gostaria de festejar caso vença a fase final?Ainda não pensei nisso, não gosto de pensar em festas antes de conseguirmos a vitória. No momento (propício às loucuras) se verá.

Atletas | Competições | Treinadores
27 MAI 2010

Mais Notícias