«Treinador pôs-nos a defender bem»
A temporada que o Penafiel tem vindo a realizar já permite que a equipa treinada por Manuel Povea comece a sonhar com voos mais altos, nomeadamente uma presença no playoff.
Atletas | Competições
9 FEV 2011
Rui Mota conta nesta entrevista que o principal objectivo da temporada é a permanência, mas o plantel da formação nortenha é ambicioso e não deixa, por isso, de considerar a hipótese de ir ainda mais longe na competição.
A vitória no último fim-de-semana na Madeira é a prova que o Penafiel está cada vez mais preparado para discutir jogos da Liga. Depois de uma natural fase de adaptação a uma nova competição e, com a ajuda de jogadores mais experientes como o caso de Rui Mota, os penafidelenses vão somando vitórias na prova. “O Penafiel vai para todos os jogos com o objectivo de os vencer e de fazer o melhor possível. A verdade é que até ao momento temos discutido os jogos, quer em casa quer fora, mesmo com as equipas teoricamente mais fortes.”Vencer o Vitória de Guimarães na próxima jornada significaria para o Penafiel passar a olhar mais para a metade superior da tabela classificativa. “O objectivo é a permanência, agora, como é obvio, temos um treinador e jogadores ambiciosos, que querem sempre ganhar e, se possível, ficar o mais acima possível na tabela.”A chegada do terceiro norte-americano vem dotar a equipa treinada por Manuel Póvoa com mais argumentos e armas para o que falta da temporada e fundamentalmente, na opinião de Rui Mota, colaborar no atingir da principal meta estabelecida. “Começámos a época com 3 norte americanos. O Will Foster foi embora e o clube contratou outro americano, neste caso o Roland, que no segundo jogo lesionou-se. O clube teve que encontrar outro jogador que nos pudesse ajudar a alcançar o nosso objectivo. Mas como já disse, a principal meta é a permanência.”O bom campeonato que o conjunto de Penafiel está a realizar em ano de estreia de Liga não tem passado despercebido junto daqueles que acompanham a modalidade. O experiente extremo não tem dúvidas em apontar o treinador e a sua filosofia defensiva como a base da consistência e do sucesso da equipa. “Penso que temos um grande treinador, que nos pôs a defender muito bem, e penso que essa é a chave desta equipa. Isso fica demonstrado até ao momento em sermos a melhor defesa do campeonato.”Chegada à posição que actualmente ocupa, fica a dúvida e a curiosidade em perceber se a equipa terá capacidade para continuar a subir na classificação, o que implicaria lutar por um lugar no final da fase regular que lhe permitisse discutir com mais hipóteses uma ronda do playoff. “Penso que esta equipa, para além do excelente grupo que é, e com o talento de alguns jogadores, poderá entrar no playoff. E depois de lá estar, com a química que está a ser construída, julgo que podemos competir jogo a jogo com qualquer adversário. Vai ser uma tarefa complicada mas acreditamos no trabalho que temos desenvolvido e tudo vamos fazer para conseguir chegar o mais longe possível na competição.”Jogos para este fim-de-semana da LPB:Sábado, dia 12 de Fevereiro16.00 horas – Ovarense Dolce Vita x Illiabum 16.00 horas – Casino Ginásio x CAB Madeira21.30 horas – CB Penafiel x Vitória SCDomingo, dia 13 de Fevereiro16.00 horas – Sampaense Basket x Lusitânia-Expert 17.00 horas – Barreirense x Académica de Coimbra