Triunfo categórico no Dragão

Terminou da melhor forma a semana europeia para as equipas portuguesas, com o FC Porto a bater em casa, de uma forma categórica e expressiva, a formação holandesa do ZZ Leiden (77-51).

Competições
6 NOV 2015

Doze anos depois, os azuis e brancos voltam a vencer na competição internacional, um triunfo que os faz subir à 2ª posição do Grupo G da Fiba Europe Cup, em igualdade pontual com o KRKA, que nesta jornada perdeu frente ao líder invicto Fraport Skyliners por 65-67.

 

As duas equipas procuravam alcançar a sua primeira vitória na prova, mas mais importante do que isso nenhuma delas pretendia ficar com um registo de 0-2. Mas portistas dominaram o jogo de princípio ao fim, mas foi durante o 2º quarto que fugiram em definitivo no comando do marcador. Um parcial de 18-5, que teve o seu inicio ainda durante o quarto inicial mas que se prolongou durante o 2º período, fez disparar o resultado para 38-19, depois de um gancho de Albert Fontet a 5 minutos do intervalo.

 

E se dúvidas restavam quanto à superioridade inequívoca dos dragões neste encontro, os comandados de Moncho López dissiparam-nas com mais uma fase muito positiva, parcial de 18-2, fazendo subir a diferença para os trinta pontos (63-33). O técnico azul e branco soube tirar partido da maior profundidade do banco do FC Porto, embora haja que dar mérito aos jogadores que saltaram para o jogo, com energia, intensidade, contributos em pontos (30) e na defesa, desgastando por completo o cinco base da equipa holandesa.

 

A defesa azul e branca condicionou o ataque adversário, limitando-o a uma percentagem de 32.3% de lançamentos de campo. Quando na posse de bola, o FC Porto foi sempre agressivo ofensivamente, prova disso mesmo são os 25 lances-livres conquistados (72%), e mostrou-se mais coletivo nas ações ofensivas (15 vs 7 assistências).

 

O jovem Pedro Bastos voltou a dar provas que está cada vez mais preparado para a exigência de competir a este nível, pois repetiu a boa exibição da semana anterior, ao contabilizar 18 pontos em 22 minutos de utilização. Os doze jogadores somaram pontos durante o encontro, José Silva foi depois o único a terminar na casa das dezenas (11 pontos), e o norte americano Nick Washburn (9 pontos e 10 ressaltos) ficou muito próximo do duplo-duplo.

 

Depois de ter ficado muito perto de conseguir vencer na Eslovénia, o FC Porto respondeu em casa em grande estilo, tendo mesmo conseguido uma dilatada diferença pontual, algo que eventualmente poderá vir a pesar favoravelmente para o lado dos dragões.

Competições
6 NOV 2015

Mais Notícias