Triunfo sofrido

Apesar de todo o sofrimento vivido pelo Vasco da Gama durante a jornada dupla deste fim de semana, a equipa foi recompensada com duas vitórias.

Competições
1 NOV 2015

A de domingo frente ao Esgueira/OLI, e pela diferença mínima (59-58). Na Zona Sul, o equilíbrio também foi grande, uma vez que o Estoril Basket só confirmou o triunfo sobre a Academia (65-64) a dois segundos do final do jogo. Foi o segundo triunfo da equipa liderada por Artur Cruz, já o conjunto do Lumiar continua à procura do seu primeiro sucesso nesta fase regular.

 

Passados seis minutos as duas equipas continuavam iguais, empate a 11 pontos, mas foi o Esgueira a terminar melhor o 1º período, conseguindo mesmo uma curta vantagem (21-14). Valeu a reação dos vascaínos nos últimos oito minutos do 2º quarto, parcial de 17-6, para darem a volta ao marcador em tempo de intervalo (31-29). Sensivelmente a meio do 3º período, um triplo de Paulo Vieira (14 pontos e 7 ressaltos) colocava o Vasco da Gama na liderança por sete pontos (43-36), a mesma arma utilizada por Miguel Oliveira para fixar o resultado final do quarto em 47-46, anda favorável à equipa da casa.

 

Os dez minutos finais foram de grande equilíbrio, com a formação do Vasco, como é seu hábito, a mostrar-se sempre muito agressiva a atacar o cesto, mas os esgueirenses a manterem-se sempre muito perto no resultado. Embora tenha sido sempre a equipa do Porto a liderar o jogo, por mais que uma vez, a 51 e a 55 pontos, o Esgueira conseguiu chegar ao empate. Miguel Toreia (14 pontos e 6 ressaltos) não tremeu da linha de lance-livre (59-55), mas os turnovers cometidos pelo Vasco da Gama na parte final quase comprometiam a vitória. E foi depois de um roubo de bola de Renato Loio, a 19 segundos do fim, que André Occhialini (15 pontos e 9 ressaltos) ainda teve a possibilidade de dar a volta ao resultado.

 

Rui Nery resolveu da linha de lance-livre

 

Num encontro de curtas vantagens pontuais, foi a Academia, a meio inicio da 2º período, a dispor da máxima diferença durante todo o encontro (29-20). Os visitantes no inicio do 2º tempo continuavam aparentemente confortáveis no comando (37-29), mas um parcial de 16-0, favorável ao Estoril Basket, alteraria o desenrolar do jogo. O conjunto do Lumiar recompôs-se daquela fase negra e de seca de pontos, o desafio recuperou a incerteza e a emoção. Tanto que, a 48 segundos do final as duas equipas estavam empatas a 61 pontos. O triplo de Nuno Monteiro, a 11 segundos do final restabeleceu a igualdade (64 pontos), mas a 2 segundos do termo, Rui Nery foi para a linha de lance-livre e converteu o primeiro de dois.

 

Destaque para o duplo-duplo (16 pontos e 14 ressaltos) registado por Alexey Kaputskiy, bem como para os 16 pontos e 4 ressaltos conseguidos por Jorge Freitas na equipa do Estoril. Ba Cassamá, autor de 15 pontos, foi o mais concretizador na equipa forasteira, mais um do que o Nuno Monteiro (14 pontos).

 

Foto: Cláudio Gomes

Competições
1 NOV 2015

Mais Notícias