Tudo ou nada na Europa

As duas equipas portuguesas que participam na edição deste ano da Fiba Europe Cup chegam à última jornada da fase de grupos com a possibilidade em aberto de poderem seguir em frente na competição.

Competições
30 NOV 2015

SL Benfica e FC Porto estão obrigados a vencer os respetivos jogos desta quarta-feira, às 21 horas, e isso não significa que esteja garantida a passagem à fase seguinte. Apuram-se os dois melhores terceiros classificados da Conferência, composta por sete grupos, e poderá consultar nos anexos desta notícia a classificação atual de cada uma dessas poules.

 

Curiosamente águias e dragões defrontam os respetivos líderes do grupo e em ambos os casos os adversários continuam invictos na competição. Tarefa difícil para ambos conjuntos, se bem que os dois beneficiem do fator casa para ajudar a superar estes testes de elevado grau de dificuldade. São bastantes os cenários possíveis, sendo certo que existem muitas variáveis que não dependem diretamente dos dois representantes nacionais. Não resta outra solução que não seja vencerem, pela maior diferença possível, e no fim far-se-ão as contas.

 

O atual campeão nacional recebe a visita do Antwerp Giants, equipa com quem perdeu na 1ª volta por 76-84. No jogo realizado na Bélgica, a equipa de Antuérpia dominou o jogo interior, 54 pontos convertidos no pintado, e com uma muito boa eficácia ofensiva (31/47 – 66%). Os encarnados por seu lado, estiveram muito certeiros da linha de três pontos (14/30 – 46.7%), mas sentiram enormes dificuldades para somarem pontos nas áreas próximas do cesto (12/33 – 36.4%). Uma nota ainda para o pobre aproveitamento da linha de lance-livre (10/18 – 55.6%), nada aceitável a este nível, sendo que poderá ser um factor importante caso o jogo se revele equilibrado.

 

Os dragões não podem permitir, tal como aconteceu no jogo da Alemanha, que o adversário cedo fuja no marcador, sob pena de terem que andar a correr atrás do prejuízo (81-89). Os azuis e brancos terão que contestar mais os lançamentos do adversário, serem mais intensos e agressivos na defesa, de forma a conseguirem baixar as percentagens de lançamento do Fraport Skyliners (72% de 2 pontos e 40% de 3 pontos). Resumidamente, ser durante todo o jogo desta quarta feira a equipa que atuou no 4º período do encontro disputado em Frankfurt. O FC Porto deverá continuar a apostar nas transições rápidas que tanto sucesso tiveram, voltar a dominar a luta das tabelas (34-26), e a ter uma boa presença no ressalto ofensivo (16), controlar a posse de bola, e esperar que esteja inspirada a lançar ao cesto.

Competições
30 NOV 2015

Mais Notícias