Vagos bate Qtª dos Lombos
Existiam expectativas quanto ao facto de Joana Lopes pudesse vir a ser utilizada pela equipa do Vagos no importante jogo frente à Quinta dos Lombos, mas não foi necessário o seu contributo para que as campeãs nacionais levassem a melhor sobre o conjunto de Carcavelos (54-49).
Competições
13 FEV 2011
Face aos triunfos de Vagos e CAB Madeira na ilha de S. Miguel, frente ao União Micaelense (107-45), a liderança da Liga Feminina é tripartida, com Quinta dos Lombos, Vagos e CAB no comando, todas com 14 vitórias.
Jogava-se a liderança no encontro de Vagos, com a equipa da casa a ser obrigada a vencer sob pena de se atrasar irremediavelmente na disputa pelo primeiro lugar da fase regular do campeonato.No quarto inicial verificou-se a tendência dos últimos jogos entre estas duas equipas, com a formação da Quinta dos Lombos a assumir a liderança do marcador (19-13). O segundo período teve a curiosidade de registar o mesmo parcial só que desta vez favorável à equipa contrária. Contas feitas o intervalo chegou com os dois conjuntos empatados a 32 pontos, o que deixava tudo em aberto para o segundo tempo.No recomeço da etapa complementar, a defesa das vaguenses fez a diferença, já que nos primeiros 10 minutos da segunda parte o conjunto liderado por Nuno Ferreira apenas consentiu sete pontos, quando no ataque conseguiu o dobro (14-7).Vantagem que viria a revelar-se suficiente, uma vez que nos 10 minutos finais do encontro manteve-se a baixa produção ofensiva das duas equipas, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. Dois pontos a mais (10-8) não foram suficientes para que o conjunto orientado pelo técnico José Leite pudesse dar continuidade à liderança isolada na Liga Feminina.A poste Chineze Nwango (8 pontos, 18 ressaltos e 4 roubos de bola) foi decisiva na forma como dominou a luta das tabelas, cabendo à base Inês Faustino o destaque para melhor marcadora da equipa com 10 pontos.As fracas percentagens de lançamento por parte da formação de Carcavelos provavelmente fizeram-na perder o encontro, algo que foi disfarçado pela exibição da melhor jogadora da Quinta dos Lombos, a norte-americana Alison Mann (17 pontos e 8 ressaltos). Paula Muxiri (11 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento) foi um bom exemplo da menor inspiração em atirar ao cesto.Resultados da 21ª jornada da Liga Feminina:AD Vagos 54-49 Quinta dos LombosMcell-Algés 81-21 Barcelos MendanhaSousaMrGroup/Olivais 92-54 CDTN-OABUnião Micaelense 45-107 CAB MadeiraGDESSA Barreiro 73-58 AFC Liberty Seguros