Vagos e Sportiva num embate importante da Liga Betclic Feminina

Rita Oliveira e Joana Alves projetam jogo entre o segundo e o terceiro classificado

Atletas | Competições
17 DEZ 2021

Um dos jogos que marca o fim de semana de Liga Betclic Feminina é o AD Vagos vs. Sportiva AzorisHotels, duelo entre segundo e terceiro classificado da competição, respetivamente.

Rita Oliveira e Joana Alves falaram à FPB sobre uma partida que tem transmissão no nosso canal e n’A Bola TV.

No Vagos, Rita Oliveira aponta as principais características do adversário: “O Sportiva é uma equipa completa, que apresenta um jogo muito versátil. Tem excelentes respostas, tanto no jogo interior, como exterior”, afirma.

A base do emblema do distrito de Aveiro indica o caminho para um bom resultado: “O nosso foco defensivo, a consistência e assertividade no ataque são aspetos cruciais para a disputa deste encontro. E aproveitar o fator “casa”, que nos tem sido tão favorável”, realça.

O Vagos deu nas vistas durante a 1.ª volta do campeonato, o que se traduz na sua segunda posição. Rita Oliveira explica da seguinte forma esta campanha positiva: “O balanço da 1.ª volta é bom. É um reflexo do empenho, do trabalho árduo e da vontade que toda a equipa tem de fazer mais e melhor. Viemos com uma mentalidade e uma intensidade notórias que vão ao encontro dos nossos objetivos. O trabalho e o compromisso da equipa são pontos a realçar”, afirma.

Para a atleta de 21 anos, a conquista da prova está no horizonte da equipa: “O Vagos tem uma palavra forte a dizer na luta pelo título. O trabalho desempenhado e os resultados falam por si. Queremos deixar uma marca e lutamos pelo topo da tabela. Já ganhámos a qualquer uma das equipas que disputam este campeonato e seremos um obstáculo para qualquer uma delas. Só dependemos de nós, e portanto isso dá-nos o direito de pensarmos que o título não está fora do nosso alcance e que está presente nos nossos objetivos, mesmo sabendo que no topo existem outras excelentes equipas”, analisa.

Por seu turno, do lado açoriano, Joana Alves examina o Vagos e destaca o momento por que a sua equipa atravessa, lembrando a derrota averbada frente a este opositor no arranque da Liga: “Uma das maiores qualidades do Vagos passa pela experiência das suas atletas, já que jogam na Liga há bastante tempo, conhecem-se bem e sabem jogar juntas. Em segundo lugar, os lançamentos de três pontos e também a forte presença nos ressaltos, tanto ofensivos como defensivos. Definitivamente, a nossa consistência ofensiva e defensiva melhorou bastante desde esse primeiro jogo, e também a exploração das nossas vantagens à medida que o jogo se desenvolve. Nesta segunda volta do campeonato, a nossa equipa já se conhece, sentimo-nos à vontade e confiantes nos nossos pontos fortes e estamos preparadas para explorá-los”, garante.

A poste não esconde a importância que teria um triunfo em Vagos: “O objetivo do Sportiva sempre foi disputar o título, independentemente do nosso rival! Todas as vitórias são importantes para isso acontecer, mas claro que vencer no Vagos e dar início à segunda volta com o pé direito apenas nos deixará mais próximas do nosso objetivo”, refere.

Joana Alves mostra-se otimista quanto ao futuro: “No geral, foi uma primeira volta bastante positiva, embora não tenhamos obtido a posição desejada nem o record esperado. Evoluímos bastante como grupo e ultrapassámos adversidades que nos fizeram mais ambiciosas e preparadas para uma segunda volta melhor ainda”, projeta.

Depois de vários anos no estrangeiro, Joana Alves regressou esta época a Portugal, algo que se revelou um desafio para a atleta de 25 anos: É, definitivamente, uma grande adaptação voltar a jogar em Portugal. De qualquer maneira, tendo estado fora tanto tempo, é bom estar no meu país e jogar por um clube tão habituado a lutar por títulos e com espírito ganhador como o Sportiva! Até agora sinto que tenho tido um desempenho positivo, mas sinto-me preparada para nesta segunda volta atingir o próximo nível e continuar a melhorar.

Atletas | Competições
17 DEZ 2021

Mais Notícias