Vagos entra no “universo” 3×3 BasketArt
Dois campos inaugurados este sábado
Associações | Atletas | FPB
1 ABR 2023
Decorreu, este sábado de manhã, a inauguração de dois campos 3×3 BasketArt em Vagos, na Praia da Vagueira (coordenadas 40°33’35.0″N 8°45’58.5″W ou aqui).
Nem a chuva, que nunca parou de cair, foi obstáculo para os(as) muitos(as) jovens da Associação Desportiva de Vagos que praticaram a modalidade nos magníficos recintos, dando cor ao evento, também abrilhantado pela presença de Hugo Sotta, jogador da Liga Betclic Masculina e internacional português de 3×3.
Recordamos que o artista GonçaloMar, que concedeu uma entrevista à FPB esta semana, foi quem requalificou o espaço.
A cerimónia ficou marcada por discursos de GonçaloMar, Pedro Mortágua (responsável da Associação CIDADESOCIAL), Bruno Fangueiro (presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro), Rui Dias (vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol) e Silvério Regalado (presidente da Câmara Municipal de Vagos).
O presidente da autarquia de Vagos considerou “magnífico” o espaço e afirmou que “estão criadas todas as condições ao serviço do basquetebol”, enquanto Bruno Fangueiro se mostrou satisfeito com o “crescimento do 3×3 no distrito de Aveiro”.
Já Pedro Mortágua deixou elogios à FPB pelo 3×3 BasketArt e vincou que para utilizar o recinto não é preciso chave, nem há horários, ao passo que Rui Dias afirmou que são muitos os projetos em mãos e que Vagos “é uma terra com tradição no basquetebol”. Por seu turno, GonçaloMar realçou que este desafio foi “incrível”, explicando que representou nos campos a terra e o mar, algo que o artita considera como “dois titãs fictícios num confronto em que ninguém ganha nem perde.”
Hugo Sotta realçou a importância crescente do 3×3 e como este projeto pode ser muito benéfico para as Seleções Nacionais da modalidade, Mário Rocha (presidente da AD Vagos) disse esperar que o espaço seja utilizado por gente de todas as idades e salientou que “se o basquetebol estiver próximo das populações, as populações vão estar próximas do basquetebol”. Por último, Catarina Durão (diretora regional do Centro do IPDJ) afirmou que encontrou em Vagos melhor de dois mundos: desporto e juventude.
Os campo já se encontram registados no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos. Esta inauguração trata-se de uma colaboração entre a FPB, a CM Vagos, a AB Aveiro e a CIDADESOCIAL – uma plataforma on-line de disponibilização de informações e boas práticas para aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do desporto, juventude e educação.