Vagos está na China

Competições | FPB
27 FEV 2010

A equipa do Vagos encontra-se em Chengdu, na China, onde vai realizar, nos próximos dias, encontros amigáveis. O grupo foi convidado pelos Beijing Aoshen Olympians , uma formação que procura levar àquela cidade conjuntos europeus, com vista a realizar alguns jogos de solidariedade. O objectivo é ajudar na reconstrução daquela cidade da província de Sichuan, abalada pelo terramoto em 2008.O convite surgiu por intermédio de um empresário norte-americano, em Agosto último, que apelou à solidariedade dos vaguenses. Os responsáveis do clube acederam e, depois de anteciparem o jogo desta jornada, diante do V. Guimarães, ficaram com o calendário disponível para viajar até ao Oriente. A formação portuguesa vai defrontar os Beijing Aoshen Olympians, uma equipa que tem jogadores americanos no seu plantel, mas cuja principal estrela é Sun Yue, que jogou nos LA Lakers , chegando a sagrar-se campeão da NBA. Diário de bordo A equipa saiu do Porto na quarta-feira e encontra-se nesta altura em Chengdu, onde irá disputar dois encontros, um no sábado e outro no domingo. O director desportivo João Nuno Crespo, fez-nos um diário de bordo: Dias 24 e 25 de Fevereiro de 2010 «Saímos do Porto pelas 8h45 da manhã do dia 24 de Fevereiro, tendo chegado a Chengdu (China) pelas 18h15 (10h15 em Portugal) do dia 25. A viagem sofreu alguns atrasos nas escalas que tivemos de efectuar (Madrid, Frankfurt, Pequim), mas ainda assim cumprimos a hora prevista para a chegada. Fomos muito bem recebidos pelos responsáveis da organização, que prontamente nos transportaram para o local de estadia da comitiva, o Babao Hotel. Pelas 20h30, após a nossa instalação no hotel, foi-nos servido um jantar muito agradável, apesar das diferenças nos hábitos culturais e alimentares deste país. Em seguida, fizemos uma pequena caminhada pela zona envolvente ao hotel, tendo depois toda a comitiva se dirigido para aos quartos, chegando assim o final deste dia. Amanhã, pelas 8h da manhã (0h em Portugal), iremos visitar a “Panda Base” (Reserva natural de pandas), dando início ao próximo dia. Toda a equipa, desde jogadores a equipa técnica, encontra-se exausta pelas longas horas de voo, mas motivada e feliz por poder participar em algo tão nobre e solidário como esta causa que nos trouxe até este longínquo país.» Dia 26 de Fevereiro de 2010 «Acordámos por volta das 7h (23h em Portugal) e em seguida tomámos o pequeno-almoço. Pelas 8h dirigimo-nos para a Panda Base, onde desfrutámos de um ambiente natural e pudemos observar de perto os pandas, um animal que se encontra em vias de extinção. Visitámos desde os adultos aos bebés e admirámos a beleza destes animais. Em seguida, e depois da compra de algumas lembranças, voltámos ao hotel, onde prontamente fomos almoçar, ao que se seguiu cerca de 1h de repouso. Eram 13h15 (5h15 de Portugal) quando saímos do local de estadia e fomos levados para um enorme pavilhão, o mesmo onde se vai realizar o jogo de amanhã, e treinámos durante praticamente 2h. Após a conclusão do treino, regressámos ao hotel e toda a comitiva foi conhecer um pouco mais desta cidade que nos acolhe, desde grandes superfícies a pequenas lojas de mercado, e toda uma população bem diferente da nossa. Às 20h (12h em Portugal) jantámos e, após algum tempo de convívio entre o grupo, recolhemos aos quartos para assim descansar para o jogo de amanhã, que se irá realizar às 15h (8h em Portugal), e terá transmissão em directo na televisão chinesa.»