Vagos e CPN com triunfos importantes para a Liga Betclic Feminina
Benfica, Sportiva e Quinta dos Lombos também triunfaram
Competições
5 MAR 2023
Continua a ação na Liga Betclic Feminina com cinco jogos referentes à 20.ª jornada. O dia começou com a visita do SL Benfica ao reduto do Imortal TCars, que culminou com vitória das “águias” por 65-57, seguida pelo triunfo (65-50) da AD Vagos na receção ao Galitos Cl. Dr. Semblano. O CPN Imopartner recebeu e venceu o GDESSA Barreiro, o Sportiva AZORISHOTELS não tremeu na deslocação ao Esgueira Aveiro TRIVGLASS, e a Quinta dos Lombos bateu o pé ao CAB Madeira em Carcavelos.
O Vagos colocou um ponto final numa sequência de três derrotas consecutivas ao ultrapassar o Galitos Cl. Dr. Semblano por 65-50. O emblema da casa esteve na frente do marcador durante todo o encontro e beneficiou da maior eficácia no momento do lançamento, bem como a vantagem na luta das tabelas (46 contra 35).
Na equipa local, Kwanza Murray (19pts, 5res, 4ast, 1rb), Joana Canastra (15pts, 5res, 3ast, 2rb) e Daniela Jesus (10pts, 14res, 2ast, 2rb) estiveram em grande plano, e nas visitantes importa mencionar Sydne Wiggins (15pts, 4res, 1ast, 3rb), Maria Neto (11pts, 4res, 1ast) e Barbara Souza (8pts, 15res, 3ast, 1rb).
O embate em Albufeira proporcionou um primeiro quarto marcado pelo equilíbrio. A equipa da casa entrou melhor, mas a resposta das “encarnadas” não demorou a chegar. O Benfica chegou à liderança na fase intermédia dos primeiros dez minutos e não mais a perdeu, contruindo a sua vantagem com o decorrer do encontro. O Imortal lançou em mais ocasiões (73 contra 56), mas apenas conseguiu cinco lances livres, ao contrário do Benfica que marcou 18 dos seus 21 lançamentos livres tentados.
Joana Ramos (17pts, 2res, 5ast, 1dl) e Monique Pereira (12pts, 13res, 5ast, 1rb) comandaram a equipa da casa enquanto Raphaella Monteiro (16pts, 9res, 4ast, 2rb), Courtney Warley (13pts, 9res, 1ast) e Marta Martins (11pts, 4res, 1ast) estiveram em destaque nas “águias”.
Num duelo entre equipas do topo da tabela o Sportiva AZORISHOTELS venceu na visita ao reduto do Esgueira Aveiro TRIVGLASS e segurou a segunda posição da tabela classificativa. Uma partida em que ambas as equipas procuraram o triunfo desde a bola ao ar, a equipa da casa esteve na dianteira durante grande parte do jogo. O emblema de Aveiro conseguiu distanciar-se no marcador em diversas ocasiões mas permitiu sempre a resposta açoriana.
A emoção continuou no último período com as visitantes a anularem uma desvantagem de 11 pontos e a chegarem à vitória, por 77-72, com um parcial de 23-7. No Esgueira o destaque vai para Vashti Nwagbaraocha (25pts, 12res, 1dl) e Estefani Fajardo (15pts, 14res). Já no Sportiva, Emanuely Oliveira (28pts, 8res) e Eva Carregosa (17pts, 5res, 2ast, 1rb) lideraram a equipa.
O CPN Imopartner recebeu e venceu o GDESSA Barreiro por 73-64, segurando a 10.ª posição da classificação. Numa partida de sentido único em que a equipa da casa nunca saiu do comando do marcador, a formação de Ermesinde foi mais forte no combate dos ressaltos (42-37), marcou mais em situações de segunda oportunidade (17-2), e utilizou a sua velocidade para marcar em contra-ataque (17-5).
Mykea Gray (24pts, 3res, 4ast, 7rb) voltou a ser uma das figuras do CPN, enquanto Krystal Freeman (18pts, 16res, 1ast, 1rb) liderou o GDESSA.
No último jogo do dia a Quinta dos Lombos venceu o CAB Madeira (69-60) e terminou uma série de três derrotas consecutivas para a Liga Betclic Feminina. Após um período inicial de equilíbrio entre os dois conjuntos, as visitantes entraram melhor no segundo quarto e conseguiram passar para a liderança, mas a reação não demorou a chegar. Ao intervalo a formação de Carcavelos já vencia e na segunda parte conseguiu controlar as investidas adversárias.
Michaela Porter (20pts, 5res, 3ast, 2rb) e Inês Faustino (12pts, 1res, 1ast) foram as mais esclarecidas na formação lisboeta, e Anaya McDavid (13pts, 3res, 1ast, 1rb) e Rita Oliveira (13pts, 3res, 5ast) foram as melhores marcadoras das insulares.