«Vai além da dimensão desportiva»

Esteve presente nas nove edições das Festas do Basquetebol e não tem dúvidas em considerar o evento como um grande veículo de promoção do basquetebol.

Associações | Competições | FPB | Treinadores
22 MAR 2016

Ao longo dos anos tem acompanhado a evolução em termos organizativos e tem também visto que para os jovens jogadores este é um dos grandes momentos da época.

 

Quais as principais diferenças que apontaria nas Festas do Basquetebol Juvenil decorridas estas primeiras nove edições?

 

É um evento que está mais organizado, cada edição tem a sua história, com novas atividades e este ano, com a inclusão do All Star Game, confirmo mesmo que é uma promoção da nossa modalidade em relação aos mais jovens.

 

Sente que as gerações mais novas têm como objetivo marcar presença na Festa de Basquetebol Juvenil? É algo que lhes é transmitido pelos mais velhos?

 

Sim participar nas Festas, onde durante quase uma semana se tem a oportunidade de conhecer pessoas de toda a parte do país e ainda ter o contacto com os melhores jogadores nacionais, é sempre aliciante, é algo que marca e é transmitido às gerações mais novas. 

 

Nos nove anos que leva de experiência, nota que o comportamento e o desempenho dos atletas se altera tendo em conta o envolvimento em que decorrem os jogos?

 

Sim estão aqui muitos jovens com grande talento, o desenrolar da competição motiva-os a ser ainda melhores, com esse estímulo, com grande prazer, pelas suas características, pela vontade de aprender, jogarão basquetebol até onde conseguirem.

 

Acredita que é uma experiência que marca os atletas para a vida, não só na vertente desportiva, como também social?

 

Este evento vai muito além da dimensão desportiva, há a euforia da viagem, aprendizagem, a competição, o convívio, o sonho de participar e o querer mostrar que vale a pena o trabalho desenvolvido nos clubes e só quem está presente, percebe este espírito e o quanto marca o atleta.

 

Consegue estabelecer algum termo de comparação entre aqueles que participam na Festa e os que prolongam por mais tempo a prática da modalidade e conseguem alcançar mais sucesso?

 

Sei que o poderem participar na Festa surge como uma oportunidade para os atletas partilharem e terem uma experiência enriquecedora que perdura ao longo dos anos, tornando-os mais competitivos, a trabalharem com mais afinco, sejam capaz de dar o seu melhor, quem sabe poderem dar o seu contributo às equipas seniores e também um dia ser grandes treinadores.

Associações | Competições | FPB | Treinadores
22 MAR 2016

Mais Notícias