Valentin Melninchuk à espera da comitiva no aeroporto

Yuzhnyi (Ucrânia) – A selecção nacional de seniores femininos já está na Ucrânia, após uma viagem cansativa mas que decorreu sem outros problemas de maior.

Competições | Seleções
12 JUN 2012

Foram mais de 16 horas desde o despertar (3 e meia da manhã) na unidade hoteleira (Costa da Caparica) até à chegada ao hotel, excelente diga-se desde já, englobado no Complexo Desportivo onde o jogo do arranque do EuroBasket terá lugar amanhã (18 horas locais), mais duas que em Portugal.

A viagem com duas escalas (Munique e Istambul) acabou por se tornar desgastante, particularmente a última em solo turco, não tanto pelo tempo de espera (4 horas), mas pelo acumular de cansaço. À chegada ao aeroporto de Odessa, uma das quatro principais cidades ucranianas, a par de Kiev (capital do país), tivemos o grato prazer de reencontrar um velho companheiro destas lides, Valentin Melninchuk, antigo seleccionador da equipa das quinas e que viveu cerca de duas décadas em Portugal. Valentin, actualmente conselheiro da equipa nacional feminina ucraniana, acompanhando a selecção nos estágios e jogos, foi nessa qualidade incumbido de receber a comitiva lusa. Tem também outras funções na estrutura federativa da Ucrânia (liderada pelo antigo jogador da antiga União Soviética, Alexander Volkov), organizando mensalmente clinics onde também é prelector. Na viagem de autocarro entre Odessa (principal porto do país, no Mar Negro) e Yuzhnyi, pequena cidade com 25 mil habitantes, para percorrer uma distância de 40 quilómetros, recordámos várias peripécias vividas em conjunto, nomeadamente nos Jogos da Lusofonia de 2006, realizados em Macau. O jantar foi servido assim que chegámos ao hotel e depois todos recolheram aos seus quartos para recuperar as horas de sono e do cansaço, visível em todos os rostos. Isto porque hoje, 3ª feira, o pequeno-almoço foi marcado para as 8 horas a anteceder um treino de hora e meia, no magnífico pavilhão (só para basquetebol), dotado de excelentes condições para a prática da modalidade. Nestas lides é sempre preciso entrar em linha de conta com os fusos horários (aqui são mais duas horas que em Portugal), pelo que o treino de hoje começou às 7 horas portuguesas, com todos os condicionalismos decorrentes de ser contra os hábitos. E o ser humano é um animal de hábitos… Enquanto escrevemos esta notícia, no pavilhão, o apronto vai decorrendo dentro do que é habitual, com a equipa técnica a intervir nas várias fases do treino, corrigindo sempre que se justifique. Larisse Lima, que teve uma lesão (ligeiro entorse no pé esquerdo) no último jogo de preparação com Moçambique, no sábado em Rio Maior, já está totalmente recuperada, conforme nos referiu Maria José Pires, fisioterapeuta da selecção.Logo a equipa fará novo treino, também de hora e meia (início às 17 horas), de acordo com os regulamentos da FIBA, que concede à equipa forasteira a realização de um treino na véspera, à hora do jogo.A conversão da moeda ucraniana (Hryvnia) para o Euro é de 1 para 10, sensivelmente. A cotação de hoje é de 1€ = 10, 109 UAH (Hrynia).

Competições | Seleções
12 JUN 2012

Mais Notícias