“Vejo o SC Braga a poder chegar à Liga a curto/médio prazo”

O SC Braga conquistou o título nacional da 1.ª Divisão Masculina, já depois de ter garantido a promoção à Proliga, confirmando assim uma grande temporada.

Atletas | Competições | Treinadores
5 JUN 2018

A FPB entrevistou João Chaves, treinador do emblema minhoto, que realçou os maiores méritos dos seus jogadores, revelando ainda confiança no futuro do clube, com os olhos postos em subir mais degraus.

 

Nota: Foto retirada do Facebook “SCBragaNews”

O SC Braga assegurou o título diante da Academia do Lumiar, equipa que averbou apenas duas derrotas ao longo da Fase Regular. Quais foram os principais segredos do triunfo?

Acho que podemos dizer que não há segredos, apenas muito trabalho e dedicação por parte de todos, desde os jogadores à equipa técnica, não esquecendo o staff e a estrutura do clube. Todos contribuíram com a sua parte para que estivéssemos o mais preparado possível e para que conseguíssemos alcançar o título. Relativamente ao jogo em si, delineámos um plano e conseguimos cumpri-lo a maior parte do tempo, o que acabou por nos premiar com a vitória. Sabíamos que a equipa adversária era mais alta do que nós, mais forte fisicamente, mas tentámos sempre colocá-los desconfortáveis no nosso jogo, jogando a um ritmo elevado, com muita dinâmica ofensiva e defensiva, o que acabou por se provar ser o plano certo. Acredito também que o facto da Série Norte ter sido mais equilibrada do que a do Sul acabou por nos preparar melhor para este tipo de jogos. Ao longo da época tivemos muitas partidas disputadas até ao último segundo e, como tal, quando isso aconteceu na final já estávamos habituados às sensações e emoções desses momentos e acabámos por estar mais confortáveis do que o nosso adversário.

Quais as principais razões que ditam esta conquista e a subida de divisão, olhando para toda a temporada? Houve algum momento-chave?

As principais razões são o trabalho desenvolvido pelo clube ao longo dos últimos anos. Temos uma equipa extremamente jovem, mas já com muitos anos de basquetebol e até experiência na equipa sénior. Quando iniciámos esta caminhada (há seis anos) foi-nos proposto pegar nestes “miúdos”, muitos ainda em idade Sub12, e fazê-los crescer em todos os sentidos para poderem chegar à equipa sénior. A verdade é que esta equipa é um misto de várias gerações do clube, com atletas com muito talento e que, somando a isso todo o compromisso e empenho com que abraçaram o projeto, culminou com este feito histórico. De realçar também todo o trabalho desenvolvido pelos treinadores da formação que fizeram com que os jogadores chegassem à equipa sénior com o maior número de “armas” possível para encararem a competição desta forma tão competitiva. Nesta temporada, penso que o momento-chave acabou por ser a vitória na casa da ACR Vale de Cambra, já na Segunda Fase do campeonato, o que nos permitiu ficar a depender apenas de nós até ao final e nos fez acreditar que era possível alcançar o objetivo da subida.

O SC Braga vai marcar presença na Proliga, num passo importante para o clube. Olhando para a marca que representam, até pela sua força e grandeza, estaremos na presença de um projeto com os olhos postos na Liga Placard? Há potencial para isso?

Potencial não tenho dúvidas de que existe, desde a dimensão do clube à qualidade dos jogadores, mas também temos noção de que demos o primeiro passo e que não podemos querer acelerar o processo sob pena de darmos passos maiores que as pernas. A palavra da direção sempre foi “sustentabilidade” e, como tal, queremos continuar a seguir as nossas ideias, que acreditamos que nos podem levar até à Liga. Este é um projeto de formação que começa a dar provas que também pode ser de competição, mas só faz sentido se a linha de pensamento se mantiver. Sabemos, naturalmente, que temos de fazer alguns ajustes, conversar com o clube e perceber também as ideias deles e então voltar a planear e projetar o futuro. Fechámos a primeira fase deste projeto e vamos dar início à segunda, o que obrigará a mais e maiores sacrifícios de todos. Na minha cabeça vejo o SC Braga a poder chegar à Liga a curto/médio prazo, mas também vejo isso acontecer com o plantel a ser composto pela grande maioria de atletas da formação. Só assim faz sentido para nós chegar à Liga, mas com os nossos!

 

Atletas | Competições | Treinadores
5 JUN 2018

Mais Notícias