Vice-Presidente Sara Ferreira antevê a 16.ª edição da Taça Vítor Hugo
Competição disputa-se em Aveiro de 20 a 22 de setembro
Competições
20 SET 2024
Com o arranque da Taça Vítor Hugo à espreita, a vice-presidente da FPB, Sara Ferreira, faz uma antevisão de como será o desenvolvimento da competição. Com lugar em Aveiro já neste fim-de-semana, os jogos têm início às 19h30 de sexta-feira, dia 20, e terminam com a Final a ser jogada pelas 14 horas de domingo.
A Taça Vítor Hugo é a primeira competição oficial da época a ser disputada pelas equipas da Liga Betclic Feminina. Sara Ferreira considera esta competição “muito interessante porque oferece uma oportunidade às equipas para medirem o seu nível competitivo, identificarem os seus pontos fortes e fracos, ajustarem as táticas e estratégias no arranque da época”.
Quando questionada sobre a importância desta competição prévia ao início da Liga, a vice-presidente menciona que a Taça Vítor Hugo “coloca as equipas num ambiente competitivo real, com jogos de alto nível que ajudam a ganhar ritmo de jogo, física e mentalmente, preparando as jogadoras para a intensidade da competição que se segue”. Ainda nesta ótica, a mesma perspetiva que iniciar a época com esta competição será benéfica para as 12 equipas participantes pois estas estarão “sujeitas ao efeito surpresa que as obriga a reagirem rápido ao próximo adversário que desconhecem. Permite às equipas testar a química entre as jogadoras, testar as melhores combinações, ajustar dinâmicas de grupo e criar sinergias entre as jogadoras. É um excelente período experimental para optimizar as equipas para os desafios da época 24/25”.
“Sorte” foi a palavra que a vice-presidente afirma definir a equação para uma equipa vencedora. Esta acredita, ainda, que “a sorte conflui a oportunidade e a preparação”, e que entrar nesta competição a vencer pode ditar a motivação que se leva para o resto da temporada.
Em relação ao Basquetebol feminino, a dirigente garante que as suas expectativas perante este cenário são “bastante positivas porque o papel da mulher no desporto tem mostrado um crescimento significativo em Portugal” e, “esse crescimento reflete-se na visibilidade da competição e por consequência, no aumento do interesse do público. Assistir a jogos de alto nível, com um bom equilíbrio entre as equipas e com forte clima emocional são as minhas expectativas para época que se esta a iniciar. A FPB tem investido na promoção do Basquetebol feminino, o que se traduzirá inevitavelmente num aumento de audiência e numa maior cobertura mediática”.
Com a competição a ser disputada em Aveiro, e com entrada livre para o público, espera-se que este evento contribua para o crescimento do basquetebol na região. Em concordância, Sara Ferreira afirma que “Aveiro é uma cidade de tradição desportiva, capaz de acolher eventos de grande dimensão. Esta competição coloca a cidade no centro das atenções, fortalece a sua cultura desportiva, promove a modalidade junto das camadas mais jovens e fomenta iniciativas que incentivem a participação feminina com o Basquetebol a servir de exemplo. Temos ainda a oportunidade de observar de perto o nível mais alto do Basquetebol feminino, o que pode servir de fonte de inspiração às crianças e jovens locais”.
Por fim, o pontapé de saída será dado pelo GDESSA Barreiro e o SL Benfica, e pela AD Sanjoanense contra o Imortal TCars. “Iniciar bem uma competição é essencial para manter uma mentalidade de crescimento, que servirá de input para manter um nível elevado nas fases seguintes da Taça”, constata. Vencer o primeiro jogo “envia uma mensagem forte às outras equipas e poderá definir o tom da competição”.
Tal como Sara Ferreira, contamos com “um fim de semana cheio de emoção, com bom espirito desportivo, num ambiente de competição saudável e inclusivo”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.