Vitória na estreia do Europeu de Sub-18 Masculino
Desde cedo se percebeu, que à semelhança de todos os jogos em Campeonatos da Europa, levar de vencida a equipa bielorrussa não seria fácil.
Competições | FPB | Seleções
19 JUL 2013
Portugal teve o mérito de ter sido capaz de correr atrás do prejuízo, se bem que, pode e deve, fazer melhor em alguns capítulos do jogo. É sempre importante e moralizador começar a vencer uma competição, mas fica o aviso dado que a margem para relaxar é muito pequena. Os comandados de Carlos Seixas entraram em campo desconcentrados e longe dos objectivos pretendidos pela equipa.
Incapazes de parar as penetrações adversárias, em especial do atleta Yauheni Beliankou (26 pontos e 10 ressaltos), e com uma percentagem de lançamentos muito baixa, cedo se começava a desenhar um cenário bastante complicado para as aspirações lusas. No fim da primeira parte Portugal perdia, por 27-39.No entanto, a ida ao balneário parece ter trazido novo folgo ao colectivo luso, que entrou na segunda parte decidida a discutir o resultado.Com uma defesa mais intensa, e o tiro exterior a começar a cair, paulatinamente os comandados de Carlos Seixas foram-se aproximando no marcador. Portugal demonstrou um desejo enorme de vencer, conseguindo transpor para dentro de campo a garra que deve caracterizar sempre a equipa nacional. Nos momentos decisivos, Portugal foi feliz no tiro de longa distância, foi capaz de arriscar defensivamente, obrigou o adversário a cometer muitos erros no ataque, conseguindo levar o jogo para tempo extra. Isto apesar de ter tido ainda uma posse de bola para decidir o jogo a seu favor no tempo regulamentar. No final do jogo, empate a 61 pontos, pelo que houve necessidade de se disputarem 5 minutos de prolongamento. Aqui os jovens lusos demonstraram maior frescura física, fruto da gestão da utilização dos atletas, tendo conseguido levar por vencida a equipa da Bielorrússia. Nota para a capacidade com que os jovens Portugueses tiveram para “ir atrás do resultado”, ficando mais uma vez patente a importância de se entrar focado, numa competição onde todos os erros têm um preço muito elevado. Destaque para as exibições de Pedro Meireles, estreia em Campeonato da Europa, autor de 18 pontos, 4 ressaltos, 5 roubos de bola e Luís Câmara 19 pontos, 5 ressaltos.Também jogaram por Portugal:Krassimir Pereira – 4 pts, 3 ress. (estreia em Campeonato da Europa)João Guimarães – 4pts, 4 ress.Sérgio Silva- 8pts, 2 ress, Pedro Marques – 6 pts, 5 ass.Benvindo Mendes- 1 ressIsaias Insaly – 6 pts, 8 ressFrancisco Amiel – 2 ress, 1 ass, 2 rbDiogo Gameiro – 1 assDaniel Relvão – 1 ress (estreia em Campeonato da Europa)Nuno Ferreira – 9 pts, 5 ress, 2 rb (estreia em Campeonato da Europa)Luxemburgo é o adversário que se segue, num jogo em que Portugal terá que defender muito melhor. Sobretudo as penetrações em drible, e ter muita atenção na recuperação defensiva. A defesa zona será outro problema que a equipa nacional terá de ultrapassar, pelo que será importante que no momento de atirar ao cesto os jogadores portugueses revelem mais confiança nas suas capacidades.