«Vontade e empenho»

O antigo adjunto de Fernando Sá no Vitória SC decidiu lançar-se num voo a solo e abraçou a causa do Vasco da Gama, na Proliga.

Competições | Treinadores
4 NOV 2015

Uma causa onde impera a vontade, muito trabalho e afinco. No último fim de semana os vascaínos saíram da jornada dupla com motivos para sorrir, pois venceram os dois jogos, mas esta semana enfrentam o Illiabum, uma equipa que ainda não perdeu. “Sei que os meus jogadores vão estar a um grande nível nesta partida”, afiança o técnico. O encontro disputa-se às 21 horas, no Parque das Camélias. Nos anexos desta noticia pode ler a entrevista do novo treinador da equipa sénior do Vasco da Gama.

 

 

Consegue-se explicar por palavras o que faz do Vasco da Gama um clube tão especial?

 

Os adjetivos podem ser poucos para classificar o clube. Mais do que um clube, o Vasco da Gama é uma casa para muitos. Tem caraterísticas muito próprias além da grande história do clube. Quem é da casa não está no “Vasco” apenas nas horas de treino ou jogo. Chega antes um bom bocado porque gosta de falar com as suas “gentes” e são esses detalhes que tornam os adeptos tão únicos. Vive-se de outro modo e com outra intensidade. Com menos condições, mas com muito afinco.

 

O que o fez regressar ao clube e prescindir de trabalhar numa equipa que compete na LPB?

 

A vida de treinador é feita de ciclos… Após 3 anos de sucesso no Vitória de Guimarães, onde tive o prazer de lutar e ganhar títulos, bem como trabalhar ao lado do meu amigo Fernando Sá, defini que estava na altura de assumir um projecto diferente. Liderar uma equipa numa divisão tão competitiva como a Proliga estava dentro dos objetivos que tracei e conseguir fazê-lo na casa que me viu nascer tornou tudo ainda mais especial, ainda por cima liderando um grupo de jogadores em quem confio plenamente. Tenho muito a agradecer ao clube por me ter feito crescer ao longo de 15 anos e acreditei que num momento de mudança no clube era a minha vez de dar o meu melhor e tentar trazer o “Vasco” aos voos de outros tempos, afirmando o clube como uma força da competição que disputamos.

 

Acredita que esta equipa irá permitir colher os frutos do bom trabalho realizado na formação do clube com uma geração de jogadores?

 

Acredito acima de tudo que lidero um grupo de jogadores que estão dispostos a morrer em campo pelo clube e pela amizade que têm uns pelos outros. Sabemos que somos uma equipa que tem que evoluir e ir ganhando experiência devido à exigência que o campeonato nos coloca. A equipa é jovem, teve o regresso de alguns jogadores que tinham imensa vontade em ajudar o clube… A mudança é significativa em relação aos últimos anos e sabemos que leva algum tempo até as rotinas ficarem todas adquiridas numa equipa jovem. Sabemos as nossas limitações e tentamos torná-las numa força. Mas acredito que esta equipa vai representar o emblema da melhor maneira e que vai dar muitas alegrias aos adeptos.

 

Qual foi o segredo para que a equipa tivesse sido capaz de vencer dois jogos, à pele, no passado fim de semana?

 

Acima de tudo a vontade e empenho. Os jogadores foram capazes de cumprir o planeado em grande parte do tempo dos jogos com uma entrega tremenda e lutar em cada minuto. Em parte é isto que nos define e que sempre definiu o Vasco da Gama. Nunca desistir do jogo e lutar sempre acima das forças.

 

O desafio do próximo fim de semana é de elevado grau de dificuldade. De que forma terá de se apresentar o Vasco da Gama para conseguir impor a primeira derrota da temporada ao Illiabum?

 

Teremos que nos apresentar do mesmo modo que temos vindo a fazer nos últimos jogos… Com uma vontade tremenda e com a crença de que este é um jogo que também queremos ganhar. Sabemos do poderio da equipa do Illiabum… Sabemos que existem grandes diferenças de orçamento que se traduzem no plantel dominado com jogadores experientes e que estamos a jogar contra uma equipa que poderia estar a disputar a LPB. Mas também sabemos que jogamos em casa e que não iremos facilitar a vida a ninguém. Temos noção do que o Illiabum irá procurar no jogo e sei que os meus jogadores vão estar a um grande nível nesta partida.

 

A equipa de Ílhavo foi claramente construída e pensada para regressar já este ano à LPB. Ainda assim, que pontos fortes, ou caraterísticas, destacaria no conjunto de Ílhavo, e que fazem dela, muito provavelmente, aquela que reúne mais condições para dominar a Proliga?

 

O Illiabum tem uma equipa alta, experiente e cheia de talento. É muito bem liderada pelo Ricardo e irá certamente fazer um excelente campeonato. A experiência conta muito neste campeonato e o Illiabum tem todos os condimentos para atingir as metas por eles traçadas.

Competições | Treinadores
4 NOV 2015

Mais Notícias