Artigos da Federaçãooo

Está oficialmente aberto o “campo do Sobralinho”

A história começa em 2021, quando a autarquia local adaptou o espaço para a prática do Basquetebol. Em 2024, o pequeno campo, no Sobralinho, município de Vila Franca de Xira, foi intervencionado e teve de ser temporariamente encerrado, o que inclusive motivou “algumas reclamações” dos utlizadores “recorrentes”, que se viram privados do seu court habitual, contou à FPB o presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Lotra.

Agora, já a Câmara Municipal reparou o espaço e já Oats, artista familiarizado com o conceito do 3×3 BasketArt, terminou o trabalho artístico, pelo que os jovens dos clubes locais, União Desportiva e Cultural do Forte e União Desportiva Vilafranquense, que tantas vezes o importunaram sobre a reabertura do espaço, vão poder aproveitar uma vez mais o “campo do Sobralinho”.

Já a partir desta terça-feira, 24 de setembro. O campo foi inaugurado com pompa e circunstância, com o descerrar da placa e com o “primeiro cesto” a fazer balançar as redes. A arte de Oats juntou-se novamente à FPB e desta vez ao Município de Vila Franca de Xira para estrear o primeiro recinto do género no concelho ribatejo.

Esteve ainda “em campo” o presidente do Município, Fernando Paulo Ferreira, que, além de elogiar a “resiliência dos clubes” locais, frisou a importância que o projeto tem para o território. Segundo o autarca, “este é mesmo um projeto da comunidade”.

“O Sobralinho é pródigo em talentos na área desportiva”

A afirmação, de Cláudio Lotra, espelha o quão importante tem vindo a ser a prática desportiva no quotidiano desta comunidade em específico. Relembrando que o Basquetebol 3×3 é modalidade olímpica desde 2020, deixou as suas esperenças em que “daqui a alguns anos existam campeões do Basquetebol 3×3 que tenham dado os primeiros passos” no campo do Sobralinho.

Também presente no evento, o vice-presidente da FPB, Miguel Pereira, deixou o seu apreço pela obra, que permitirá esse “envolver das comunidades na prática da modalidade”. Como apontou, há já “grupos informais de atividade neste campo, que agora poderão aproveitar o seu embelezamento e as suas melhores condições”.

Com o “campo do Sobralinho”, são já 54 campos de 3×3 BasketArt, em 15 associações de Basquetebol, 31 municípios.

Localização: Estrada do Miradouro, Sobralinho (38°55’09.3″N 9°01’11.8″W)


Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais:
Facebook, Instagram, X e TikTok.


Oats inaugura amanhã o seu sexto campo de 3×3 BasketArt

Para estrear Vila Franca de Xira: Oats. O artista vai voltar ao projeto 3×3 BasketArt, totalizando seis campos à mercê das suas tintas. Quatro campos com Cascais, sua terra natal, um em Grândola e agora com Vila Franca de Xira, mais precisamente no Sobralinho, marcando o concelho como o segundo do distrito de Lisboa a acolher um ringue renovado para a prática desportiva.

Aos 30 anos e com um longo currículo, o artista voltou a sentar-se à mesa com a FPB, numa conversa sobre esta longa parceria que tem com a comunidade, a arte e o Basquetebol.

És o artista que mais campos assinou com o projeto 3×3 BasketArt. Depois de Cascais e Grândola, como chegaste até ao Sobralinho?

Oats: Este campo de Vila Franca de Xira surgiu a convite da Câmara Municipal. Depois de consultarem com a FPB os artistas que já trabalharam com eles, gostaram do que eu já tinha feito no projeto [3×3 BasketArt] e convidaram-me.

De facto, és um “regular” aqui no plantel de artistas do 3×3 BasketArt. É um desafio artístico para ti?

Oats: Eu gosto muito deste projeto, [mas] não é só a parte artística. A mim agrada-me bastante pintar o chão, é um desafio que aceito sempre de braços aberto, acho bastante enriquecedor em termos de crescimento como artista – porque há desafios diferentes e nenhum campo é igual ao outro e há sempre problemas para resolver, e por acaso gosto dessa parte. Mas é um projeto muito bom não só para os artistas, porque dá essa oportunidade, mas também porque tem um impacto sério na comunidade.

Já te sentes parte da comunidade do Basquetebol ou falas da comunidade local?

Oats: Em todos os campos que estou a pintar, as pessoas vêm falar comigo. Ainda agora, em Vila Franco de Xira, todos os dias passa lá alguém a perguntar “Vão abrir o campo outra vez? Vamos poder jogar aqui? Vai estar renovado? Vai ter pinturas?”. E as pessoas ficam entusiasmadas, porque é um espaço que fica realmente apto para a prática desportiva de um desporto que, apesar de ser muito grande cá em Portugal, devia ser ainda maior, e a FPB faz por isso, como é lógico.

Achas que este projeto pode levar as pessoas a ver de outra maneira o Basquetebol?

Oats: [A] ter outro olhar, porque somos um país muito dedicado ao futebol. Que é um desporto que também gosto muito. Mas acho que não há só futebol e nem toda a gente é obrigada a gostar de futebol e o Basquete é um desporto muito interessante.

Sei que nunca jogaste Basquetebol, és apenas um espetador. No entanto, sentes agora que já fazes parte desta comunidade que é o Basquetebol?

Oats: Tenho-me vindo a afeiçoar ao desporto pelo contacto que temos tido através das inaugurações e de ver a malta a jogar e de ver o gosto que as pessoas depois têm em ver o espaço arranjado, um espaço para o qual eu também contribuo. Estou um bocadinho mais ligado ao Basquetebol do que o que estava e acho que à comunidade principalmente.

Tens exemplos dessa envolvência?

Oats: As mensagens que muitas vezes recebo nas redes sociais, de pessoas de visitam os campos e gostam, e dão os parabéns e dizem que “Tens de fizer mais, ficou espetacular” … Porque realmente um campo branco ou cinzento ou verde é uma coisa, um campo com alma é outra e as pessoas que utilizam o espaço ficam mais entusiasmadas. Se calhar em vez de irem jogar a um campo num polidesportivo que tem só as tabelas e as linhas preferem ir jogar a um campo que está pintado, nem que seja só pela piada e pelo espírito que fica montado à volta do espaço. Porque depois cada espaço tem um significado, no caso, quando pintei o Neemias, quem gosta muito dele prefere ir jogar ao campo dele, da Ticha, do Kobe, igual.

Por falar nos outros campos, e como cada um é um desafio diferente, consegues falar-nos um bocadinho dessa parte técnica aqui no Sobralinho?

Oats: Este campo foi dos mais fáceis. Em termos do estado da superfície, a Câmara Municipal adiantou-se a reparar tudo o que era preciso; o piso estava em ótimas condições, as rachas foram reparadas. Houve outras situações com outras especificidades, campos diferentes têm especificidades diferentes, mas este em específico está ótimo e foi um trabalho fácil.

Quais então as especificidades deste campo em particular?

Oats: Este trabalho foi um bocadinho diferente dos campos de Cascais, em que já havia uma ideia muito definida do que havia para fazer e aqui foi mais na lógica de criar várias propostas. [Mostrei] algumas que já tinha feito e que gostava de fazer, outras criadas de propósito com o feedback que eles me deram. No fim escolheram uma e é um caminho mais livre de criação.

Satisfeito com o resultado? O que pintaste?

Oats: A bola de basquete num estilo muito gráfico, como se fosse uma espécie de explosão, como se estivesse a cair no chão. E depois tem umas linguagens mais gráficas, mais estilizadas, vetoriais, até, que é uma coisa que também me agrada muito fazer.

Para fechar, voltamos aqui ao facto de já seres quase um “artista residente”, porque segue-se o campo 3×3 BasketArte em Santo Tirso. Entusiasmado?

Oats: É a primeira vez que vou pintar um campo complementado com um muro, e acho que é importante, porque torna ali o espaço uniforme. Muitas vezes fica o campo pintado e os muros têm outras coisas pintadas que não se enquadram tanto com o espaço, e ali vou ter a oportunidade de pintar o chão e o muro e acho que vai ficar muito interessante. É para começar no fim de setembro, início de outubro, portanto havemos de falar outra vez em breve.

 

Localização: Estrada do Miradouro, Sobralinho (38°55’09.3″N 9°01’11.8″W)


Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais:
Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotografia | Oats

Vila Franca de Xira recebe dia 24 o seu primeiro campo de 3×3 BasketArt

Boa notícia para os amantes de Basquetebol do Município de Vila Franca de Xira: a partir de dia 24 de setembro, quando se der a inauguração oficial, vão ter um espaço renovado para a prática da modalidade. O artista Oats vai assinar o seu sexto campo de 3×3 BasketArt, o primeiro no concelho, numa cerimónia a decorrer na próxima terça-feira (24), pelas 18 horas, no Sobralinho.

Espera-se que a requalificação do espaço seja uma mais-valia para os clubes locais, União Desportiva e Cultural do Forte e União Desportiva Vilafranquense, cujos atletas vão abrilhantar um final de tarde recheado de Basquetebol. Irão também fazer-se presentes o Presidente da Associação de Basquetebol de Lisboa, Rogério Mota, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Miguel Pereira.

Depois de Cascais (com cinco campos 3×3 em quatro localizações), Vila Franca de Xira vai assim ser o segundo município de Lisboa a aderir à rede de municípios 3×3 BasketArt – um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana.

Localização: Estrada do Miradouro, Sobralinho (38°55’09.3″N 9°01’11.8″W)


Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais:
Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotografia | Oats

Marko Loncovic vai jogar etapa de Shanghai da 3×3 World Tour

A partir de amanhã (21 de setembro), o famoso “gancho” de Marko Loncovic vai abrilhantar os courts da etapa de Shanghai da FIBA 3×3 World Tour. O internacional luso, de 33 anos, vai seguir os passos de João Grosso e tornar-se-á o segundo português a pisar a mais famigerada prova do 3×3 mundial, meses depois de ter representado a Seleção Nacional de 3×3, em estreia absoluta, na qualificação para o Europeu.

Loncovic (nascido em Montegro, mas desde jovem a atuar em Portugal) vai estar em Shangai com a sua equipa, a representar a capital sérvia de Belgrado, depois dos resultados desta no Challenger de Bordeús (4.º posto).

A expetativa para esta etapa? “Ganhar o máximo de jogos possíveis”. O internacional luso confessou à FPB sentir-se “muito satisfeito por poder estar nesta prova, por poder jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores do mundo”. Ser apenas o segundo português a disputar a competição é um orgulho, mas não é motivo de exagerada festa, até porque Marko Loncovic não tem “dúvidas que entretanto vão aparecer muito mais jogadores no WT e a ajudar no desenvolvimento desta modalidade tão interessante”.

Loncovic (segundo a contar da esquerda) com a equipa de Belgrado

O poste, que esteve na última época integrado no plantel do Sporting CP, e que já representou, em Portugal, SL Benfica, BC Barcelos, Vitória SC, UD Oliveirense, AD Galomar e os aveirenses do Illiabum, não pensa para já em voltar ao 5×5: “A época aqui [no 3×3] acaba só no final de novembro, início de dezembro, e depois penso nisso, para já todo o meu foco está no 3×3”, revelou.

O primeiro encontro da equipa de Belgrado tem lugar às 4h40 da manhã de dia 21, frente ao HK Central. Depois voltam a jogar às 6h, contra a equipa de Milão (hora portuguesa, mas ambos sem transmissão). Das três, apenas uma vai avançar para a fase seguinte.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Foi uma “Lisboa menina e moça”

Entre 31 de agosto e 1 de setembro, a capital do país acolheu mais uma etapa desta edição do Circuito Nacional 3×3.

O palco desta ação foi a Doca do Espanhol, em Alcântara, que no final dos anos 90 e inícios de 2000 serviu para organizar torneios de basquetebol 3×3, e em 2021 foi ressuscitada numa intervenção do artista Flix, através de uma iniciativa da Administração do Porto de Lisboa e da Hoopers.

Ao longo do fim de semana entraram em ação 181 atletas e 52 equipas!

Vencedores:
• U13 Masculinos: 1º – Big Four de Lisboa | 2º – Salesianos Évora S13
• U15 Masculinos: 1º – Toinos FC | 2º – Dream Team
• U15 Femininos: 1º – Tripla ameaça | 2º – hoopers scalabitanos
• U17 Masculinos: 1º – Edu Mexe isso | 2º – Donos do Campo
• U17 Femininos: 1º – xe qe mate | 2º – as 4 estrelas
• Seniores Masculinos: 1º – pichas de gato 2.0 | 2º – MornaStars

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Lisboa pelo incansável apoio a este evento, e a presença especial do Dr. Rui Pinto, Chefe de Divisão de Projetos Desportivos.

O Circuito Nacional 3×3 2024 está perto do fim, nos próximos dias 6 e 7 de setembro será a última etapa desta edição, na praça da Câmara Municipal da Maia, que culmina com a final nacional no dia 8 de setembro, no mesmo local.

Acompanhem todas as novidades sobre o Circuito Nacional de 3×3 através das nossas redes sociais e da página oficial do evento.


Equipa mista nacional de BCR imbatível na conquista do 1.º lugar no 3×3 OPAP Limassol 2024

A equipa mista nacional de BCR começou da melhor maneira a participação no 3×3 OPAP Limassol 2024, evento FIBA no Chipre, ao vencer os três primeiros encontros frente à Polónia, Chipre e Itália. Saliente-se que este é um projeto dinamizado pela Sport Evolution Alliance (SEA), que fornece a totalidade do suporte logístico que garante a participação lusa, enquadrando-se no projeto europeu FORTHE, que tem como intuito “reforçar a capacidade das organizações desportivas para implementar desportos urbanos sustentáveis para jovens com deficiência”, segundo Pedro Dias, CEO da SEA.

Note-se que neste evento não são selecões nacionais a participar mas sim equipas de cada um dos quatro países na competição. Destaque também para a presença de Joana Delgado – 3.5 – (APD Braga), atleta feminina a participar pela primeira vez numa prova internacional de 3×3.

Na partida frente à Polónia na semi-final, o conjunto luso alcançou nova vitória por 8-3 e apurou-se assim para a final da competição, frente à Itália.
Perante a equipa italiana, os atletas portugueses voltaram a mostrar o seu domínio e garantiram nova vitória por 8-3, alcançando assim o primeiro lugar no evento e um registo sem qualquer derrota ao longo dos cinco jogos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

João Grosso é o primeiro português numa etapa da World Tour

O internacional João Grosso volta a dar que falar no 3×3: este sábado, 31 de agosto, tornar-se-à no primeiro português a participar numa etapa da FIBA 3×3 World Tour (WT), a mais consagrada das competições de 3×3 a nível mundial, ao disputar a prova de Debrecen, na Hungria, já este fim de semana. A participação inédita chega depois de ter vencido, com a sua equipa (Montreux), a Swiss Tour 2024, feito que garantiu a qualificação para a WT.

A equipa vencedora do Swiss Tour 2024. João Grosso é o 3.º a contar da esquerda

O extremo, que se estreou este ano com a Seleção Nacional de 3×3 Masculinos, na qualificação para o Campeonato da Europa, é o português com maior pontuação no ranking da FIBA – e o número vai crescer, independentemente dos resultados do emblema que representa, em conjunto com os helvéticos Yino Martinez, Pedro Pessoa e Titouan Vannay. Aos 30 anos, João Grosso (que está na Suíça desde 2022, nas duas últimas temporadas ao serviço dos Pully Lausanne Foxes, no Basquetebol convencional), revela à FPB que “é sem dúvida uma grande recompensa pessoal”. “Pela dedicação que dei ao basquetebol até agora ao longo da minha vida, e espero que seja só a primeira etapa de muitas. Fico feliz por poder dar a Portugal visibilidade na modalidade”, confessou.

Montreux vai disputar no dia 31 dois jogos de qualificação, frente aos croatas do Split Sportko (10h35) e aos espanhóis do Mataro Pando (11h10), sendo que só uma destas equipas irá integrar o Grupo D da etapa – cujos jogos terão transmissão aqui, no canal oficial da FIBA 3×3.

“Para chegarmos à fase principal do torneio temos de ganhar antes dois jogos, que é o objetivo principal. Depois é tentar competir nos dois jogos seguintes e quem sabe conseguir um apuramento para os quartos de final. A nossa equipa vai tentar este feito entrando em campo com muita energia, cumplicidade e vontade de ganhar, como nos é habitual”, garantiu o extremo português.

João Grosso representou Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Depois do campeonato europeu, Seleção de Basquetebol DI 3×3 volta a vencer “lá fora”

Depois de em Março se ter sagrada campeã europeia de 3×3 na categoria de deficiência intelectual, a Seleção Nacional de Basquetebol DI 3×3 volta a ser notícia, ao ter vencido, ontem, 29 de agosto, o Virtus Sport Celebration Event, torneio de demonstração que decorre em Paris e em paralelo aos Jogos Paralímpicos.

O grupo bateu a Espanha (18-9), a França (12-10 após prolongamento) e a Polónia (15-9), somando três vitórias e seis pontos. França ficou no 2.º posto (cinco pontos) e a Espanha em 3.º com quatro.

De frisar que este VIRTUS Basket 3×3 Celebration Event se trata de um encontro entre quatro nações com o intuito de mostrar esta nova modalidade coletiva no seio do desporto para a deficiência intelectual e que se está a desenrolar no Club France, local de passagem obrigatório a quem acompanha de perto os Jogos Paralímpicos. A organização é da VIRTUS – Federação Internacional de Desporto para Atletas com Deficiência Intelecitual e da FFSA – Federação Francesa do Desporto Adaptado.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok

Foto | ANDDI Portugal – Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual

Português Pedro Maia apitou final do 3×3 Europe Cup 2024

Já tinha apitado as finais dos Mundiais de Sub23 em 2022 (Masculino) e 2023 (Feminino), e estreou-se agora no derradeiro jogo de uma competição de seniores: as finais do 3×3 Europe Cup 2024 tiveram no passado domingo, 25 de agosto, um participante português, o árbitro Pedro Maia (AB Algarve).

O juíz, de 42 anos, o único português num lote de seis árbitros escolhidos para a Europe Cup, foi selecionado para estar na final feminina, vencida pela Espanha frente à França. Uma nomeação que, frisa, é “o resultado de um trabalho árduo”. “Digamos que é a cereja no topo do bolo”, admitiu à FPB.

Pedro Maia “fez-se árbitro” no Porto, de onde é natural, e está desse lado do jogo desde 1995. Mas no basquetebol convencional, onde “dá cartas”, desde 2002, nas Ligas Betclic. Estreou-se no 3×3 em 2019 e, cinco anos depois, tem-se tornado inevitável a sua presença em vários momentos da modalidade – a nível mundial.

“Recebi entretanto mais duas nomeações no 3×3, para o World Tour (WT), este ano já estive em duas etapas do WT e agora fui nomeado para mais duas, em outubro, em Macau, e em novembro, em Manama, Bahrain”, explicou, questionado sobre os próximos passos na carreira.

Pedro Maia (3.º à esquerda) com os árbitros do torneio

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Porzingis vai inaugurar campo pintado por Pedro Pinhal em setembro

O trabalho de Pedro Pinhal já tinha sido notícia no início do verão, quando o artista do Vale da Amoreira estava a concluir a pintura de três campos de 3×3 em Liepāja, na Letónia, cidade natal do poste da NBA Kristaps Porzingis, colega de Neemias Queta nos Boston Celtics, que, através da sua fundação, “encomendou” o projeto.

A obra, em colaboração com Grow Art e Nelson La Branca, foi concluída ainda em julho e vai ser inaugurada, segundo se lê nas redes sociais do próprio Kristaps Porzingis, no próximo mês de setembro.

Pinhal, recorde-se, iniciou-se neste tipo de pintura em 2023, ao aceitar o convite do projeto BasketArt para pintar, na terra-natal que partilha com Neemias Queta, um ringue que homenageia o primeiro português a chegar ao mais alto patamar do Basquetebol.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotografia | Direitos Reservados

O Torneio Internacional de 3×3 Sub17 em Seine-et-Marnes chegou ao fim e Portugal conquistou os 3.º e 4.º lugares

As Seleções Nacionais de 3×3 Sub17 Femininos e Masculinos deram por terminado o segundo e último dia do Torneio Internacional de 3×3 em Seine-et-Marnes, França.

A Seleção Masculina, volta a assegurar o pódio, conseguindo novamente o 3.º lugar na competição, feito repetido nos dois dias de evento. A Seleção Feminina, conquistou o 4.º classificado, mostrando uma melhoria em relação ao lugar conseguido na abertura do torneio (5.º lugar).

A equipa feminina, enfrentou a Polónia, no primeiro jogo do dia. Apesar da partida apenas ter sido decidida após prolongamento, as polacas levaram a melhor, vencendo por um ponto (13-12). No segundo jogo desta quarta-feira, as portuguesas venceram a seleção da Alemanha por 11-17. Nas semifinais, Portugal enfrentou, até aos últimos segundos, a equipa da França B que infelizmente venceu o duelo por 16-14. Na disputa do 3.º e 4.º classificado, as portuguesas depararam-se com a equipa da França A, conseguindo o 4.º lugar após o resultado final de 17-21.

Os masculinos, iniciaram este segundo dia com uma vitória por 9-14 diante a Ucrânia. No jogo seguinte, a Seleção teve um duelo infeliz, onde sofreu por 21-10, frente à equipa da França B. No terceiro jogo do dia, os portugueses mediram forças com a França A, a 1.ª classificada da tabela, num confronto que terminou em 12-21. Para fechar a participação neste torneio internacional, Portugal defrontou a seleção alemã, que apareceu mais forte e levou o jogo ao resultado final de 9-13.

Após o balanço de todos estes resultados, a equipa das quinas conquistou, pelo segundo dia consecutivo, o 3.º lugar.

Apesar da presença das Seleções em França, neste torneio internacional, relembramos que, semanas antes, estes atletas se encontraram em estágio de preparação. A FPBtv conversou com o intervenientes das duas equipas, antes da sua partida para o evento internacional.

“É um trabalho de continuidade [o estágio do escalão sub17], é preciso criar uma base de jogadores, mais alargada, que nos possibilite no futuro sermos competitivos frente a outras equipas da Europa”, conta Jorge Dias, Selecionador Nacional das Sub17 Femininas. A jogadora, Laura Santos, considera que apesar de um estágio exigente, este foi um período essencial para conhecer melhor a equipa e o seu funcionamento.

João Chaves, o Selecionador Nacional dos Sub17 Masculinos, explica que “esta é a Seleção inicial daquilo que é o 3×3, e é sempre importante saber onde estamos a começar para poder evoluir”. Além disso, o atleta desta seleção, Duarte Nunes, observa os pilares desta modalidade.

Nota: fotos de jogo retiradas da página de Instagram oficial do torneio.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


O coração do Porto só tem uma cor: Amarelo e Preto!

Nos passados dias 10 e 11 de agosto, o Estádio de Praia, na cidade do Porto, acolheu a 12ª etapa do Circuito Nacional 3×3.

Contámos com a presença de Paulo Cunha, ex-internacional português e campeão do mundo de 3×3 em 1997 no Adidas Streetball Challenge e Paulo Marques, árbitro internacional FIBA, que se inscreveram e galvanizaram o #3x3Porto.

Vencedores:
● U13 Masculino: 1º – Los hermanos 2º – Guerreiros On fire
● U13 Feminino: 1º – As nonas 2º – 4 girls
● U15 Masculino: 1º – Sigmas da Bahia 2º – Filipão decide
U15 Feminino: 1º – 4XL 2º – Fé no Talento
● U17 Masculino: 1º – King of the jungle 2º – Os sei lá
● U17 Feminino: 1º – multifunções 2º – celeiras
Seniores Masculino: 1º – O caroço do Nuno 2º – Sampaio
Elite Seniores Masculino: 1º – Nightmare Team 2º – Xicão Decide

Um agradecimento especial à Câmara Municipal do Porto e à Ágora – Cultura e Desporto do Porto, que foram uma peça fundamental na organização e apoio a este evento.

Ao longo de 9 dias (3 a 11 de agosto) as etapas de Esposende, Matosinhos e Porto culminaram num total de 6 dias de competição, 283 equipas, 1089 atletas e 431 jogos!

Após este “sprint”, o Circuito Nacional 3×3 abranda o ritmo e regressa no dia 31 de agosto e 1 de setembro a Lisboa!

As inscrições ainda estão abertas através de www.3x3fpb.pt.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.