Artigos da Federaçãooo

Mais de 130 participantes em formação no Minibasquete 3×3 nas Escolas

A adesão em massa à primeira ação de formação do projeto Minibasquete 3×3 nas Escolas, que decorreu esta terça-feira, 22 de abril, parece comprovar o sucesso que tem tido esta iniciativa pioneira. Foram mais de 130 treinadores e docentes a participar na sessão online promovida pela GNOSIES, ganhando assim competências para melhor levarem a nossa modalidade ao 1.º ciclo do ensino básico.

A formação, uma das benesses que a FPB oferece às escolas onde o projeto tem sido implementado (através das AEC’s – Atividades de Enriquecimento Curricular), foi ministrada pelo Diretor Técnico do Minibasquete, Bruno Cazeiro (para que depois o corpo docente possa orientar independentemente cada atividade).

Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund) e o papel que os Clubes locais têm na promoção desta prática desportiva de 3×3.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seleções Nacionais de 3×3 divulgam pré-convocatórias para a qualificação europeia

Os selecionadores nacionais Francisco Costa e Luís Oliveira já lançaram a primeira lista de atletas para a etapa de qualificação para o FIBA 3×3 Europe Cup 2025. Há 14 pré-convocadas e 21 pré-convocados que poderão representar Portugal no tentativa de repetir o apuramento feminino de há dois anos, que se deu precisamente em Bratislava, Eslováquia (etapa joga-se a 7 e 8 de junho, com a competição masculina e feminina em simultâneo).

Eis as pré-convocatórias: 

Nome Clube Nome Clube
Alice Martins CP Esgueira António Moreira CAB Madeira
Ana Barreto Queens University of Charlotte (EUA) Arnette Hallman Sporting CP
Beatriz Santos CRCQ Lombos Danilo Horta ABC Santo André
Constança Almeida CB Queluz Diogo Araújo UD Oliveirense
Emília Ferreira Sporting CP Filipe Dionísio UD Oliveirense
Eva Carregosa Barça CBS (Espanha) Henrique Barros CBP2012 – Basquetebol Clube de Penafiel
Gabriela Raimundo CP Esgueira Hugo Ferreira FC Porto
Inês Bettencourt Gonzaga Bulldogs (EUA) Hugo Sotta Portimonense FC
Joana Soeiro Recoletas Zamora (Espanha) João Embaló UD Oliveirense
Josephine Filipe Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura (Espanha) João Gallina AD Galomar
Laura Ferreira Basket Club La Tronche Meylan (França) João Grosso BC Winterthur (Suíça)
Márcia da Costa Royal Castors Braine (Bélgica) Jonathan Silva AD Ovarense
Maria Marinho SC Coimbrões José Silva SL Benfica
Sara Guerreiro Cleveland State (EUA) Jorge Embaló Portimonense FC
Marko Loncovic CD Póvoa
Miguel Correia Galitos FC
Nuno Sá AD Galomar
Pedro Bastos Vitória SC
Rodrigo Soeiro AD Ovarense
Rui Palhares Galitos FC
Sérgio Silva Sporting CP

 

O Europeu joga-se entre 5 e 7 de Setembro, em Copenhaga, Dinamarca. Os vencedores da última edição foram Espanha (Feminino) e Áustria (Masculino).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Portimão entra dia 26 no mapa dos campos 3×3 BasketArt

2025 fica marcado por mais um campo de 3×3 BasketArt na costa algarvia. Desta feita, é a Portimão que chega o projeto, para inaugurar no dia 26 de abril, às 15 horas, o primeiro campo de sempre no município.

Sito em pleno Parque da Juventude, com assinatura do quarteirense Menau, o espaço surge no âmbito da requalificação da infraestrutura municipal e no programa da sua apresentação, nascendo “sobre” o antigo skatepark local.

E promete vir a ser um local de conciliação – e competição – para os jovens atletas do clube local, nomeadamente o Portimonense Sport Clube, que vai abrilhantar a inauguração com a sua presença (e, claro, com muito Basquetebol), e para os muitos aficionados pela modalidade que visitam e vivem em Portimão.

Portimão vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.

Localização: Parque da Juventude, sito à Urbanização Alto Pacheco LA, 8500-510 Portimão

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Fotografia | CM PORTIMÃO/DR

Minibasquete 3×3 nas Escolas: inscrições abertas para a primeira ação de formação

Dia 22 de abril, às 21h30, através da plataforma GNOSIES, tem lugar a primeira ação de formação do projeto Minibasquete 3×3 nas Escolas, iniciativa pioneira da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para levar a nossa modalidade ao 1.º ciclo do ensino básico.

Com inscrições estão abertas até dia 20 de abril, através deste link, a formação é uma das regalias que a FPB oferece às escolas onde o projeto tem sido implementado (com vários exemplos de sucesso), já que é através das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular) e dos seus docentes que, com o apoio dos clubes locais, os jovens atletas (3.º e 4.º anos) se têm iniciado esta época na prática do Basquetebol.

Estas formações, ministradas por preletores especializados (para que depois o corpo docente possa orientar independentemente cada atividade), iniciam-se agora, com uma primeira sessão, e cujo link de acesso será enviado pela GNOSIES no dia 22 aos docentes/treinadores inscritos.

Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOS E FOTO DE CAPA | SC BEIRA-MAR/DR


3×3 nas Escolas: inscrições fechadas

Desde o início deste mês de março que estão fechadas as inscrições para as iniciativas 3×3 nas Escolas e Skills Escolar, que o Desporto Escolar – em parceria com a FPB – vai continuar a dinamizar, em 2024/2025, para os alunos do 5º ao 12º ano – com um total de 168 instituições de ensino englobadas.

Cada AE/ENA/EEPC que participe no 3×3 Basquetebol nas Escolas deve organizar, entre outubro de 2024 e 2 de maio de 2025, três atividades internas, intra e interturmas e, no Basquetebol Skills Escolar, os circuitos, por turma, realizam-se de outubro de 2024 até ao mês de fevereiro de 2025. Nos meses de março e abril, vão decorrer os circuitos finais, com todas as turmas da escola, para se encontrarem os vencedores por ano letivo.

O programa inclui ainda a distribuição nas escolas de três bolas e um par de redes para o aro, mais uma bola que na edição passada, kits que já foram entregues.

Conhece mais sobre o projeto aqui e as escolas contempladas nesta edição no ficheiro em anexo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seleções 3×3 Sub23 com participação inédita na Youth Nations League

Portugal vai participar pela primeira vez na FIBA 3×3 Youth Nations League 2025, de 28 a 30 de julho, em Szolnok na Hungria, com as recém-anunciadas Seleções Nacionais Masculina e Feminina Sub23.

É a introdução no 3×3 de um escalão que, até agora, não existia, garantia que a aposta da FPB na modalidade não abrandou com o descontinuar das competições jovens por parte da FIBA 3×3.

As Seleções Sub23 vão oferecer experiências competitivas aos atletas sub23, potenciando jogadores que possam mais tarde vir a incorporar as seleções seniores, tendo já em vista o sonho de estar a lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Mas, para já, o objetivo é dignificar da melhor forma as cores de Portugal na Youth Nations League, único meio de qualificação para o Campeonato do Mundo 3×3 U23 – que este ano se joga de 17 a 21 de setembro, em Xiong Na, na China.

Para tal, as Seleções Sub23 disputam duas etapas, a primeira em julho, na Hungria, e depois em Bucareste, Roménia (data a anunciar). Será selecionado um plantel de seis atletas, com quatro atletas por etapa. As Federações que terminarem no 1º lugar do respetivo grupo apuram-se para o Campeonato do Mundo 3×3 U23, sendo que na competição europeia há quatro grupos de equipas Sub23.

Inter-Seleções 3×3 de Tomar

Um reflexo da aposta desportiva

2025 tem tudo para ser um ano de excelência para o 3×3 nacional, que tem dado frutos nas Seleções Seniores e alavancado os melhores atletas lusos pelas bocas (e redes sociais) do mundo.

É um trabalho de continuidade – e que resulta numa grande multidimensionalidade para a modalidade: em termos de Seleções Seniores, estão já organizadas as preparações para os apuramentos do Campeonato da Europa de Seniores e a continuidade da Seleção Sénior Feminina na Women’s Series. Confirmada está também a realização do supracitado Inter-Seleções 3×3 em Tomar, que em 2025 acontece de 18 a 20 de julho nessa cidade do centro do país, enquanto o Circuito Nacional 3×3 veio para ficar – a edição de 2025 já está em marcha.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Seleções 3×3 jogam qualificação para o Europeu em junho

Em 2025, Portugal vai disputar a qualificação para o Campeonato da Europa 3×3 (escalão sénior), que decorre nos dias 7 e 8 de junho, em Bratislava, Eslováquia – onde, curiosamente, se garantiu o apuramento em 2023. As Seleções Nacionais vão estar presentes, com a ambição de se apurarem para o Campeonato da Europa (5 a 7 de setembro, em Copenhaga, Dinamarca).

A nível masculino, Portugal está inserido numa etapa com 12 países, que serão divididos em quatro “pools”. Todas as equipas avançam para os quartos de final. Depois disso, os vencedores de cada semifinal vão qualificar diretamente para o FIBA 3×3 Europe Cup 2025, os derrotados ainda vão jogar um último duelo, e o vencedor desse duelo (3.º classificado) também se apura.

Já no feminino, a etapa na Eslováquia inclui 10 emblemas, mas apenas duas “pools”. As vencedoras de cada avançam diretamente para a etapa final, os segundos classificados jogam entre si, e quem vencer avança para Copenhaga.

A equipa portuguesa que representou Portugal na última qualificação

De notar ainda a última atualização dos ranking FIBA, que colocam João Grosso e Joana Soeiro no topo da lista lusa a disputar competições oficiais de 3×3.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Joana Soeiro e João Grosso são os melhores portugueses do ranking 3×3 da FIBA

Joana Soeiro e João Grosso encabeçam a lista da FIBA dos melhores atletas portugueses de 3×3. Os jogadores, que representam a Seleção Nacional, são os que mais pontos têm acumulados na carreira, segundo os rankings atualizados esta terça-feira (28 de janeiro) – no mesmo dia em que são anunciados local e data da etapa de qualificação para o Campeonato da Europa.

A base do Recoletas Zamora leva 59,496 pontos, ela que começou a jogar em 2021 e apenas por uma vez amealhou pontos sem estar a vestir a camisola de Portugal. O recorde de Joana Soeiro chegou com a conclusão da etapa de Pristina da FIBA 3×3 Women’s Series, onde, com um 3.º lugar coletivo, conseguiu 21,346 pontos. Seguindo-a de perto está a poste da Seleção 3×3, Emília Ferreira (51.382).

Grosso começou a acumular pontos em junho de 2023, com a atual equipa (os suíços de Montreux) e, depois de representar Portugal na última qualificação e no torneio Big Twelve, sagrou-se o primeiro português a jogar numa etapa mundial do Circuito 3×3 da FIBA. Tem neste momento 62.089 pontos; o também internacional luso Marko Loncovic tem 46.565. O último Challenger em que participou (Deqing, China) rendeu-lhe 25,680 pontos, recorde de carreira.

João Grosso disputou em 2024 a qualificação europeia com Portugal

De referir também que, a nível de desempenho da Seleção, Portugal surge em 26.º do ranking feminino, com 157,392, contando com a pontuação acumulada de Joana Soeiro, Emília Ferreira, Márcia Costa, Josephine Filipe, Gabriela Ipinoza e Maria Maio Marinho. Já a nível federativo, está em 29.º mundial feminino (17.º europeu), com 223,941 pontos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


O 3×3 BasketArt já chegou a Santo Tirso

É oficial: Santo Tirso tem, desde hoje, 15 de janeiro, um campo de 3×3 BasketArt. Já foi portanto lançada “a semente à terra”, metáfora usada pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Rui Dias, no seu discurso. Uma semente chamada 3×3 BasketArt e que “já foi lançada a várias terras”, aliás, tendo hoje germinado neste município do distrito do Porto, para ajudar ao crescimento da modalidade neste particular “ecossistema”. Agora, quem passar junto ao Complexo Desportivo Municipal, na Travessa do Tapado, mais especificamente, vai deparar-se com uma requalificação de excelência, com dois campos de 3×3 a formar um só ringue de 5×5, e a obra de Oats a embelezar o pavimento e os muros circundantes.

Tarde muito animada em Santo Tirso, com a presença dos atletas do CD Aves 1930

É portanto um local de eleição para quem quer passar o domingo a “lançar uma bolas”. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, frisou, aliás, que gostaria que este espaço fosse agora local de um “encontro intergeracional”. Filhos, pais e avós, netos, sobrinhos e tios, a ideia é mesmo que a estrutura possa ser aproveitada pelo público em geral – e, quem sabe, com uma etapa do Circuito Nacional de 3×3 no horizonte, agora que estão colocadas as condições necessárias.

Jorge Gomes, Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães, começou o seu discurso com uma palavra de apreço: “Sejam bem-vindos a esta linda terra, a esta linda paisagem, que muitas vezes só temos oportunidade de valorizar quando ouvimos os outros a falar dela. Agradeço à Câmara Municipal pela aposta, que é aqui, em Santo Tirso, mas que é para todos. Acima de tudo é uma marca que fica aqui vincada”.

Contudo, o autarca frisou que “não é só oferecer: a Câmara está a delegar agora uma responsabilidade, que é zelar por este espaço”. Falava, em particular, para os muitos atletas do CD Aves 1930 que encheram o recinto, trazendo com eles não só a alegria típica da juventude, mas também muita vontade de utilizar o recinto para o que mais gostam de fazer. “É melhor [para jogar] quando está pintado”, confessaram à FPB os jovens do emblema local, reforçando que, agora, vão passar a frequentar o ringue com mais frequência.

Campos vieram dar um novo brilho ao Complexo Desportivo Municipal

Estiveram ainda presentes a vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, Sara Moreira, ex-atleta olímpica, que terminou a carreira em 2024 e que foi uma das principais impulsionadoras do projeto no concelho; e Paulo Neta, Diretor-Técnico Regional (DTR) da Associação de Basquetebol do Porto (ABP). O professor Dimas Pinto, formador da Escola Nacional de Basquetebol, fez também questão de estar na primeira fila do evento.

Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.

Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Mais de 100 instituições inscritas no 3×3 nas Escolas: prazo termina dia 24

As escolas que queiram participar no programa Basquetebol 3×3 nas Escolas e no Basquetebol Skills Escolar têm até ao final do mês de janeiro para se inscrever – juntando-se assim às 117 instituições de ensino (listagem em anexo) que já colocaram o seu nome na edição de 2024/2025 deste programa que o Desporto Escolar – em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol – dinamiza para os alunos do 5º ao 12º ano.

Com 46 escolas inscritas a Norte, 35 em Lisboa e Vale do Tejo, quinze na região Centro e quinze no Alentejo, sete no Algarve, já várias instituições se quiseram juntar a mais uma temporada de uma iniciativa para “os mais novos” e que promove principalmente a participação, o divertimento e o prazer de jogar. Há reforço de material oferecido pela FPB e as inscrições devem ser efetuadas através do seguinte formulário. Podem participar agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas do ensino público e escolas do ensino particular e cooperativo (AE/ENA/EEPC), sendo que, antes, devem formalizar a inscrição na Plataforma de Gestão do Desporto Escolar (PGDE E360-MDE), com a criação de um Plano do Clube do Desporto Escolar (PCDE), nos moldes previstos no Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar 24-25 (ficheiro abaixo).

Conhece mais sobre o projeto aqui e encontra abaixo as 107 escolas que, em dezembro, estavam inscritas nesta iniciativa da FPB e do Desporto Escolar.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Oats: “Pintar quase 800m2 sozinho, em 12 dias, não foi fácil”

Um nome familiar para os aficionados do projeto 3×3 BasketArt, Oats foi o artista encarregue de levar a iniciativa da FPB a Santo Tirso. Cascais, sua terra natal, Grândola, Vila Franca de Xira, mais precisamente no Sobralinho, e agora em Santo Tirso, pela primeira vez marcando o concelho com as suas tintas.

Com um vasto currículo, no auge dos seus 30 anos, o artista voltou a sentar-se à mesa com a FPB, replicando uma conversa de setembro passado. Se, na altura, o artista confessou gostar muito de “pintar o chão”, agora teve outro desafio pela frente: os muros que rodeiam o campo intervencionado, no Complexo Desportivo Municipal da cidade.

Novamente com os campos do 3×3 BasketArt. És o artista que mais campos assinou, mas nunca no Norte no país. Foi bom para “mudar de ares”? Como foi a experiência?

É sempre bom deixar a marca numa zona diferente, e espalhar o meu trabalho pelo país todo! Adorei a zona de Santo Tirso, a simpatia das pessoas que passavam… e come-se muito bem! [risos] Fico feliz de ter mais um campo numa nova zona do país.

Consegues descrever-me a obra? Em que te baseaste, como surgiu a ideia? Foi a primeira vez a pintar também o muro, isso influenciou de alguma forma?

Nesta peça a ideia foi criar algo menos figurativo e mais abstrato, de modo a pensar mais na experiência do utilizador do campo do que no aspeto visual e da fotografia final. Foi uma composição que criei e fiz a proposta à Câmara Municipal de Santo Tirso – e eles gostaram da ideia! Depois, nas paredes, houve mais liberdade para algumas figuras e letras.

Foi mais um desafio?
Sempre desafiante! Gosto de, em cada trabalho, tentar trazer algo novo, tentando manter a linha e o estilo! Acho que só assim evoluímos no que fazemos, tentar puxar os nossos limites um pouco mais! Foi um dos maiores espaços que pintei, e pintar quase 800m2 sozinho em 12 dias não foi fácil, mas foi mais um desafio superado.

E sentiste também aquela parte da “comunidade” que tanto me falaste em Vila Franca de Xira? Sentiste o interesse das pessoas em ver o teu trabalho enquanto lá estavas?
Sem dúvida, toda a gente que passava foi muito afável a abordar e a comentar que gostam deste tipo de iniciativas, que o espaço vai melhorar com a pintura! Acho que começa cada vez mais a notar-se que as pessoas gostam de ver estes espaços requalificados.

Já tens um próximo desafio em mente?
Tenho bastantes murais na minha zona de residência planeados.

Oats na última inauguração que fez, em Vila Franca de Xira

Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.

Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotografia | Oats

Santo Tirso recebe dia 15 o seu primeiro campo de 3×3 BasketArt

A fotografia em destaque? Já não tem este aspeto. Os mais curiosos já devem ter descoberto o espaço, mas, para os que ainda não encontraram o último trabalho de Oats em Santo Tirso, apontem na agenda: na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro, pelas 16 horas, dá-se, no Complexo Desportivo Municipal, a abertura oficial dos primeiros campos de 3×3 BasketArt no município.

A arte foi assinada pelo sempre requisitado Oats, que foi ao distrito do Porto dar um novo brilho e reinventar um espaço já existente, numa área nobre da cidade, e que vai agora poder ser utilizado ao máximo pelos jovens atletas do clube local – o recente projeto CD Aves 1930 – e por todos os aficionados da modalidade. Fica atento para a entrevista com o autor, em breve em fpb.pt – e para a grande abertura de dia 15.

Artista também pintou a estrutura envolvente

Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.

Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Fotografia | DR

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.