Artigos da Federaçãooo

AB Leiria irá promover um Clinic de Minibasquete

A AB Leiria irá realizar um Clinic de Minibasquete, no próximo dia 1 de novembro, que terá lugar no Pavilhão Municipal de Pombal, e também no Mini-Auditório do Teatro-Cine de Pombal. Este Clinic, que decorrerá das 9h15 até às 19h, é dirigido para Treinadores Estagiários de Grau 1 da AB Leiria e creditado para Treinadores de Basquetebol pelo IPDJ e pela ENB/FPB. A formação atribui 1.6 créditos para o efeito de renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto de Basquetebol. Paula Seabra, Mário Silva, José Filipe Silva e Bruno Cazeiro serão alguns dos intervenientes.

A inscrição terá um valor de 5€ para todos os inscritos, exceto para estagiários de grau 1 da AB Leiria, para a qual será gratuita.  Para participar nesta formação, deve-se preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/MqWT6FEeBfVmeQrJA. O pagamento deve ser relizado através de transferência bancária para o IBAN da AB Leiria PT50002300004564290554794, e os inscritos devem, ainda, enviar e-mail para secretaria@ableiria.pt com a indicação do nome completo do formando. Quem pretender recibo do pagamento deve, no mesmo e-mail, indicar o nome, morada e NIF.

 

 

Esta ação é certificada pela CenForMaz como ACD (ações de curta duração) de 6 horas para professores do grupo 260 e 620.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Primeiro jogo do SL Benfica no Fidelidade esta época termina com um desaire

As “águias” receberam esta noite (29 de outubro) o Bertram Derthona Basket, na 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo onde os adeptos encarnados marcaram presença, pela primeira vez, no Pavilhão Fidelidade, já que quer as duas primeiras jornadas da Liga Betclic Masculina, quer as duas primeiras jornadas da fase de grupos da Champions League, se jogaram na condição de visitante. O resultado, contudo, não satisfez os adeptos: 58-72 para os italianos, que são também o próximo adversário dos encarnados na prova.

O SL Benfica apresentou uma boa réplica perante o primeiro classificado do Grupo G, só com vitórias, com José Barbosa a acertar quatro dos seus cinco triplos tentados e, somando três roubos de bola, a ser o melhor dos comandados de Norberto Alves. Nicolas Carvacho (7pts, 6res) e Eduardo Francisco (8pts, 6res) estiveram logo atrás do base português. As águias perderam todos os quartos (16-21/16-20/4-16/12-15) por uma diferença residual, que se foi acumulando ao longo de todo o jogo, com o Derthona a saber controlar a vantagem.

Norberto Alves

O SL Benfica volta agora a jogar na Champions League no dia 13 de novembro, pelas 19h30, precisamente frente ao Bertram Derthona, desta vez em Itália, a contar para a 4.ª jornada da prova.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN2 Masculina: grupo de invictos com catorze protagonistas

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, conferimos o desfecho das últimas 42 partidas disputadas. De salientar o registo invicto de 14 equipas: Fides Gondobasket, CBP, Basket Clube de Gaia, Ovarense Sub23, Anadia FC/Sunlive Group, Sport Clube Conimbricense, SIMECQ, ABA/IPCB Sub23, GDEMAM, Academia do Lumiar, Sporting CP Sub23, Seixal Superveda, FC Barreirense Sub23 e Os Bonjoanenses.

1ª Fase – Norte A

O SC Braga Sub23 recebeu e venceu o BC Valença/Intermarché – 65-53 -, pondo termo ao registo invicto da equipa visitante. De igual façanha se pode gabar o Famalicense AC Sub23, diante do BC Limiense – 82-63. Com a vitória diante do Famabasket – 90-64 -, o Basquete Barcelos Sub23 fecha o quinteto com cinco pontos, ao cabo de três jornadas. O GD André Soares Sub23 averbou o primeiro êxito da temporada, no reduto do Monção BC Coura – 82-86.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Famalicense AC Basquetebol (@famalicenseac_basquetebol)

1ª Fase – Norte B

A Juvemaia ACDC suplantou, diante do seu público, o Académico FC Sub23 – 72-44 -, emblema que igualou na tabela classificativa. O CD José Régio ditou leis, no recinto da UAA Aroso, ao vencer por 46-81, bem como no embate frente ao SC Vasco da Gama Sub23 – 60-64 -, ao passo que o Maia BC Zoo da Maia Sub23 se proclamou vencedor, no duelo com o Guifões SC Sub23 – 73-60. O SC Vasco da Gama Sub23 encerra a lista de seis equipas com os mesmos pontos, na sequência do triunfo caseiro perante o GDB Leça – 74-70.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Maia Basket Clube (@maia.basket)

1ª Fase – Norte C

O Fides Gondobasket soma e segue, tendo, desta feita, amealhado os pontos em disputa, na partida com o CD Aves 1930 – 40-94. Igualmente sem consentir qualquer derrota, o CBP levou a melhor sobre o LAC Basquetebol Clube – 60-72. O Club 5Basket construiu um triunfo sólido, no terreno do Estrelas Brigantinas – 72-95. Já a AAUTAD inscreveu o seu nome na lista de vencedores, na receção ao Mirandela BC O Cerdoura – 93-48.

1ª Fase – Norte D

O Basket Clube de Gaia rubricou a terceira vitória em igual número de partidas, na visita a Paços de Brandão, para defrontar o GRIB – 74-78. Segue-se o CAA Salesianos Pad. Ribeiro, que conquistou os dois pontos, no frente a frente com o GD Bolacesto – 57-70. Encerra o pódio a Esc. Mod. SL Benfica OAZ, depois do sucesso, fora de portas, com o CLIP Teams – 59-62.

1ª Fase – Norte E

Na Arena de Ovar, mandou a Ovarense Sub23, no desafio com o SC Beira-Mar Sub23 – 64-45 -, resultado que mantém incólume o registo vareiro. Do mesmo modo, o Anadia FC/Sunlive Group colecionou a terceira vitória em três jornadas, diante do ACR Vale Cambra – 73-63. O Aveiro Ria festejou a primeira vitória, ante o Illiabum Clube Sub23 – 72-69.

1ª Fase – Norte F

O Sport Club Conimbricense levou avante as suas intenções, contra a AAC – Sub23 – 60-67. Já o Olivais FC Sub23 bateu o Febres Sport Club – 53-57. O Clube Desportivo Gumirães assinou uma prestação dominadora, no duelo com a Guarda UP – 89-36.

1º Fase – Sul A

A SIMECQ comanda a série, com trajeto imaculado, que dilatou, na deslocação ao C.R. Casal do Grilo – 34-87. O A.C. Moscavide superiorizou-se ao CDC-AAUBI – 74-85 – e a União de Leiria, com os mesmos pontos, levou de vencida o Unidos/Universalis57-45. Miguel André (6pts, 11res, 5ast, 6rb) encabeçou a produção leiriense. Pela formação de Tortosendo, despontou Ericles Jesus (9pts, 5res, 1ast). A ABA/IPCB – Sub23 capitalizou o fator casa, diante do Stella Maris/Profresco – 71-65.

1ª Fase – Sul B

O GDEMAM permanece intocável, após derrubar a oposição da Física Torres Vedras70-76 -, mercê, em boa parte, da atuação acima da média de Tomás Costa (24pts – 7/7 LL -, 12res, 3ast, 1rb; 30 val.), que enfrentou a réplica de Mario Popp (14pts, 7res, 9ast). No seu encalço, surge o Salesianos de Lisboa, que prevaleceu diante da U.D. Vilafranquense – 55-41. O Carnide Clube Sub23 suplantou o Basket de Loures – 48-69. O Paço de Arcos Clube Sub23 mostrou-se mais forte do que o Alenquer Basket Clube – 52-72.

1ª Fase – Sul C

A Academia do Lumiar atingiu os três dígitos, no sucesso caseiro com a União do Forte – 105-59 -, enquanto o Sporting CP Sub23 transpôs, sem sobressalto, a oposição do Villamaro Med. Imob./Lobos – 86-48 -, resultados que valem a liderança partilhada, só com vitórias. Em jogo renhido, o Sport Algés e Dafundo contornou a resistência do Odivelas Basket – 57-60. O CNN celebrou a primeira vitória, na corrente edição da prova, perante o Belenenses Sub23 – 72-62.

1ª Fase – Sul D

O Seixal Superveda averbou a terceira vitória, em outros tantos jogos, frente ao Galitos Barreiro Sub23 – 93-46 -, e tem a companhia do FC Barreirense Sub23, que demonstrou o seu poderio, no terreno do Clube Elvense de Natação – 33-101. O Real Clube Vale Cavala alcançou uma vitória folgada, perante o AJES – Pasto Alentejano – 93-43.

1ª Fase – Sul E

Com o triunfo ante o Beja Basket Clube – 85-48 -, “Os Bonjoanenses” lideram, a solo, o grupo. Segue-se o Ginásio Ibéricafrio Sub23, que conseguiu o desfecho desejado, no campo do ASC/BVRM/T. Del Rei – 66-104. Fecha o pódio o Quarteira Tubarões, desfeiteado, em casa, pelo CAB Grândola – Os Javalis – 60-78. Num encontro a opor duas formações em busca da primeira vitória, os dois pontos penderam a favor do ACD Ferragudo, no terreno do Gaviões de São Brás Clube – 40-43.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: CBP/DR

Quarta-feira, noite de Europe Cup para Porto e Sporting

Amanhã, a partir das 17h00, para quem estiver em casa, é altura de sentar no sofá e de ver os clubes portugueses nas competições europeias. A essa hora joga o FC Porto, na Hungria, frente ao NHSZ-Szolnoki Olajbanyasz, partida a contar para a FIBA Europe Cup, prova onde os dragões chegam à 4.ª jornada com duas vitórias e uma derrota. O saldo é positivo e os húngaros já perderem com os azuis e brancos nesta fase de grupos, precisamente no último encontro, mas nada está garantido para o coletivo de Fernando Sá, que é 2.º do Grupo I, atrás do PAOK Mateco.

No duelo histórico, o Porto enfrentou os húngaros na Fase de Grupos da prova em 2021, com uma vitória e uma derrota.

Xeyrius Williams (FCP)

Já os “leões” vão a Itália defrontar o Banco di Sardegna Sassari, contra quem também já saíram derrotadas esta temporada. Em busca da desforra, os comandados de Luís Magalhães querem sair do fundo do Grupo D, mas não será fácil frente ao primeiro colocado.

O encontro tem transmissão da FIBA, às 19h30.

Diogo Ventura (SCP)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotos e foto de destaque | DR

O MVP não sai de Queluz: Kavaughn Scott ergue o troféu

Outubro termina com a conclusão da 1.ª jornada da Liga Betclic Masculina e uma vez mais o jogador mais valioso (MVP) da jornada joga no Queluz | O NOSSO PREGO. Se na semana passada o destaque foi a estreia (com um triplo-duplo) de Greg Parham II, desta vez a premiação vai para o poste, e não para o base, da equipa alvinegra. 20 pontos e 12 ressaltos a concretizar um duplo-duplo, mas o seu papel preponderante no encontro face à Ovarense Gavex revela-se ainda com as suas quatro assistências e quatro desarmes de lançamento – 32 de valorização.

Ao seu lado estão Michael Diggins Jr. (Esgueira Aveiro OLI); Wesley Saunders e Malik Morgan (UD Oliveirense) e Justin Webster (Queluz | O NOSSO PREGO). Confere aqui a estatística individual de cada um:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

 

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa | Queluz | O NOSSO PREGO

Quarta-feira europeia para Benfica e Sportiva na Eurocup Women

Depois dos desaires da última jornada, SL Benfica e Sportiva Azoris Hotels voltam aos palcos europeus da EuroCup Women, para disputar a 4.ª jornada da fase de grupos da prova. Lisboetas e açorianas procuram chegar ao 2.º lugar e qualificar-se para a ronda seguinte, quando ainda faltam três jogos.

O coletivo de Ricardo Botelho entra primeiro em campo, em casa do KP TANY Brno, na Chéquia, adversário com quem já perderam nesta fase de grupos. O Sportiva Azoris Hotels é último do Grupo I, com três desaires, mas quer contrariar o saldo negativo e o KP Brno é, teoricamente, o adversário mais acessível do grupo. A partida decorre pelas 16 horas, com transmissão FIBA.

Isabela Mbomio (Sportiva)

Já o SL Benfica, atualmente em 3.º no Grupo K, recebe o Basket Namur Capitale, na Bélgica, pelas 19h30, e novamente com transmissão FIBA. As “águias” já venceram as belgas esta temporada, na 1.ª jornada, e querem repetir o resultado e igualar os registos históricos, em que o Namur ainda apresenta mais vitórias (3-2), tendo encontrado o conjunto de Eugénio Rodrigues na prova nas fases regulares de 2022/2023 e 2023/2024.

Isabela Jordain Quevedo

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotos | FIBA EuroCup Women

CN2 Feminina: Lideranças ganham forma ao cabo da terceira ronda

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, tomaram lugar vinte e dois encontros, no terceiro fim de semana de prova. BC Limiense, SC Coimbrões Sub22, Club 5Basket JBL M&PUB, Clube dos Galitos Sub22 e Olivais FC CNI, a norte, Odivelas Basket e Sporting CP Sub22, a sul, encabeçam os respetivos grupos.

1ª Fase – Norte A

O BC Limiense não perde o fulgor e embalou para a terceira vitória consecutiva – que vale a liderança na série -, frente ao SC Maria Fonte – 39-76. Logo atrás, com menos um jogo e também invicto, está o Futebol Clube Vizela, vitorioso, no reduto do CB Viana Tintas Bricor – 59-61. Com Mariana Alves (15pts, 4res, 3ast, 6rb) a elevar a fasquia, o Vitória Sport Clube derrotou o Famabasket84-24 -, que teve como melhor intérprete Alanna Benjamin (2pts, 12res, 1ast, 4rb).

1ª Fase – Norte B

O SC Coimbrões Sub22 prossegue a campanha sem mácula, depois de bater o Guifões SC – 73-65. O Club Sport Marítimo/CAB sorriu, na deslocação a Vila do Conde, após prolongamento, diante do CD José Régio78-87 -, muito graças ao engenho de Isabel Ferreira (19pts, 8res, 6ast, 6rb), em despique individual com a MVP do encontro, Catarina Rolo (35pts, 7res, 7ast, 4rb; 36.5 val.). O GD Bolacesto alcançou a primeira vitória da temporada, perante o GDBL/Pousadinha Paradela – 57-62.

1ª Fase – Norte C

O Club 5Basket JBL M&PUB continua em alta, na sequência do triunfo, fora de portas, contra o NCR Valongo/VALETEL 51-68 -, desfecho para o qual contribuiu decisivamente Joana Lopes (26pts, 11res, 3ast, 2rb; 35 val.). Nas donas da casa, sobressaiu Isabela Rocha (17pts, 11res, 6rb). O Maia BC PLAYGROUND Sub22 recebeu e venceu, categoricamente, o FCS/BC Campo 65-36 -, com Joana Valdoeiros (13pts, 5res, 3ast, 7rb, 1dl) a assumir as despesas nas maiatas. Nas visitantes, ressaltam os dígitos de Maria Alves (5pts, 10res, 3ast, 3rb). A Juvemaia ACDC ultrapassou o CTM Vila Pouca de Aguiar – 43-59 – e é, a par do Club 5Basket JBL M&PUB, o outro emblema invicto.

1ª Fase – Norte D

O Clube dos Galitos Sub22 prevaleceu, na receção à AD Sanjoanense Sub22 – 70-59 –, e preserva a invencibilidade. A Ovarense ganhou ao Atómicos – 47-34 – e obteve assim a primeira vitória da época. Em partida equilibrada, o GiCA/ATZ superou a AD Vagos Núcleo – 57-54.

1ª Fase – Norte E

O Olivais FC CNI manteve os hábitos ganhadores, no compromisso caseiro com a Guarda UP – 135-18. O BCX – Basquetebol Condeixa ditou leis, no recinto da AR Amarense – 34-66. A AAC impôs-se ao NDA Pombal – 59-39 – e conta os jogos por vitórias.

1ª Fase – Sul A

O Unidos/AAUBI/Farm Moderna mostrou-se soberano na visita ao Odivelas Basket – 72-85 – e, com um jogo a menos, só depende de si para escalar ao topo do grupo, circunstância partilhada com a SIMECQ Sub22, autoritária, ante o seu público, com o CN Abrantes – 104-46. A Física Torres Vedras afirmou-se perante o Santarém BC – 40-61.

1ª Fase – Sul B

O Sporting CP Sub22 vergou, por margem expressiva, o Carnide Clube Sub22 – 91-35 – e persiste à cabeça da série, em igualdade pontual com o Seixal Clube 1925, que se superiorizou, de forma contundente, ao BAC Pastelaria Paço Real 94-25. Jurgita Paulauskaité (15pts, 10res, 1rb), nas seixalenses, e Josilene Coronel (4pts, 4res, 2rb), nas almadenses, foram as mais destacadas. O GDESSA Sub22 levou de vencida o Portimonense SC – 44-64 – e estreou-se a ganhar, na corrente edição da prova, feito repetido pelo Bilstein Group/Lobos, no terreno do CNN – 51-59.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Maia Basket Clube/DR

 


Inês Vieira nomeada para a lista de observação do “2025 Nancy Lieberman Award”

A internacional portuguesa Inês Vieira, que se encontra a jogar pelo Utah Women´s Basketball, nos Estados Unidos da América, encontra-se nomeada para a lista de observação de pré-época para o prémio “Lieberman Point Guard of the Year Award”. Esta lista foi criada por um comité nacional de especialistas do Basquetebol Universitário dos EUA que pretende galardoar a melhor base da Divisão I da NCAA.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Utah Women’s Basketball (@utahwbb)

Nancy Lieberman, homenageada neste prémio, é uma das figuras femininas mais importantes do Basquetebol Americano e que se encontra, atualmente, a ser locutora dos Oklahoma City Thunder, clube que joga na National Basketball Association (NBA). Em 2000, Nancy entrou para o Women’s Basketball Hall of Fame.

As jogadoras nomeadas para esta categoria devem ter competências de liderança dentro de campo e, devem  ainda, criar jogadas e manusear a bola de forma a que personifiquem Nancy Lieberman ao longo da sua carreira.

Nomes como Sue Bird, Sabrina Ionescu e Caitlin Clark foram algumas das vencedoras deste prémio.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Portugal nos Regional Qualifiers de Esports: Rumo ao Mundial

Começam hoje, dia 29 de outubro, os Regional Qualifiers da Europa, onde a Seleção Nacional se prepara para defrontar Israel às 18h30, com transmissão na FPBtv e no canal Twitch da ISG. Este torneio europeu é mais um marco importante para a equipa portuguesa, que entra em competição num formato rápido e decisivo, com partidas realizadas em formato “Best of 1” (BO1). Isto significa que cada jogo conta e não há margem para erro, já que basta uma única vitória para avançar e uma derrota para comprometer as ambições de se manter na corrida.

Recorda AQUI a primeira fase da competição, os Pre-Qualifiers, onde Portugal garantiu o primeiro lugar no grupo com cinco vitórias em seis partidas.

Um Início Decisivo e um Objetivo Claro

Se Portugal vencer o primeiro confronto frente a Israel, seguirá imediatamente para uma segunda partida frente ao vencedor no duelo entre a Alemanha e a Polónia. Caso consiga assegurar estas duas vitórias hoje, a Seleção Nacional ficará apenas a um passo dos Playoffs, onde as oito melhores equipas europeias se defrontarão em busca de dois cobiçados lugares no Campeonato Mundial.

O sistema de qualificação é rigoroso, com um calendário curto e intenso, o que implica jogos sucessivos até ao final da fase de qualificação, marcada para 1 de novembro. As finais regionais ocorrerão nos dias 2 e 3 de novembro e contarão apenas com as melhores oito equipas, aquelas que mostraram consistência, estratégia e competência ao longo dos Qualifiers. Estas finais serão um verdadeiro teste de preparação e resiliência, dado que apenas as duas equipas vencedoras garantirão o tão desejado bilhete para o Mundial.

Para todos os entusiastas e apoiantes da Seleção Nacional, há duas opções de transmissão ao vivo: a FPBtv e o canal Twitch da ISG. Ambas as plataformas prometem cobrir o evento com toda a emoção e comentários especializados. Caso Portugal se apure para os Playoffs, a RTP Arena junta-se aos outros dois canais na transmissão da competição.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)


CN 1 Masculina: segunda jornada contou com dezassete encontros

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, cumpriram-se dezassete jogos, quase todos correspondentes à segunda jornada da prova. Em Aveiro, mora o MVP da jornada, Jacquelino Mendonça, que atingiu 50 de valorização e ajudou o SC Beira-Mar a conquistar a segunda vitória.

 

1ª Fase – Zona Norte

À boleira do engenho de Gustavo Nunes (27pts, 6res, 1ast), o FAC – Crédito Agrícola amealhou os dois pontos, no terreno do GD André Soares62-83 -, apesar das diligências de César Soares (15pts, 6res, 1ast). Também o Club 5Basket/Gondomar averbou a segunda vitória em igual número de jogos, na receção ao Guifões S.C.69-50 -, duelo com a marca de Miguel Yimbu (16pts, 21res, 1ast, 5dl; 35 val.) e Gonçalo Matos (6pts, 5res, 1ast, 2rb), em vencedores e vencidos, respetivamente. Fora de portas, o CD Póvoa Sub23 ditou leis, ante o Angrabasket65-88 -, desfecho para o qual se revelou preponderante James Okemire (10pts, 21res, 4ast, 2rb, 1dl; 31 val.). Nos açorianos, ressaltam os dígitos de Rainer Chime (16pts, 12res, 2ast, 5rb). Com João Malheiro (14pts, 10res, 3ast, 1rb) em plano de destaque, o Basquete Barcelos ETICOL passou, com distinção, o teste frente ao CB Viana Nortaluga65-32 -, emblema no qual ressalta o desempenho de Nfamara Conde (8pts, 9res, 2rb).

1ª Fase – Zona Norte-Centro

Danilson Francisco (25pts – 8/9 2pts -, 13res, 2rb; 32 val.) deu o mote, no triunfo da AAC Efapel, diante do Olivais FC53-72 -, apesar da resistência orquestrada por Dário Furtado (8pts, 3res, 1ast, 1dl). Em São João da Madeira, o GDG Rascunhos Urbanos superiorizou-se à AD Sanjoanense63-77. Gregory Rowson (21pts, 8res, 1ast, 4rb) vestiu a pelo de protagonista, na turma da Gafanha da Nazaré, enquanto Abraham Irazabal (15pts, 12res, 1ast) foi o rosto do inconformismo local. O SC Beira-Mar encerra o trio de emblemas sem derrotas, após bater o Académico FC, em casa, por 90-81, êxito impulsionado por Jacquelino Mendonça (32pts, 19res, 1rb, 2dl), que gravitou na impressionante cifra de 50 de valorização. Nos portuenses, de enfatizar a performance de Sérgio Felgueiras (18pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl). No frente a frente a opor FC Gaia e NCR Valongo, ambos em busca da primeira vitória, sorriram os forasteiros – 65-69 -, sucesso que assentou, em boa parte, nas mãos de Nuno Oliveira (10pts, 7res, 7ast, 1rb). No lado gaiense, não bastou a exibição acima da média de Tomás Rodrigues (16pts, 8res).

1ª Fase – Zona Centro-Sul

Em embate equilibrado, os dois pontos penderam a favor do CBC – Coração do Ribatejo, no campo da ABA IPCB78-81 -, conquista que vale a liderança isolada do grupo. Com a notável marca de 46 de valorização, Carlos Lopes (29pts, 16res, 1ast, 2rb, 3dl) guiou o coletivo da Chamusca. Ricardo Dias (15pts, 9res, 1ast) foi o mais afoito na busca de um resultado favorável para os albicastrenses. Alavancado pela atuação de André Marques (17pts, 6res, 7ast, 3rb, 1dl), o Queluz “O Nosso Prego” Sub23 prevaleceu, na receção ao Belenenses79-75 -, que teve em Kisingo Domingos (27pts, 15res, 1ast, 3rb, 2dl; 38.5) a principal figura, consagrando-se igualmente como MVP da partida. No Pavilhão Jesus Correia, o Sporting Clube Marinhense levou de vencida o Paço de Arcos Clube 61-80 -, muito por culpa de Dakelle Brooks (25pts, 7res, 2ast, 4rb). Nos donos da casa, deu nas vistas Ricardo Henriques (20pts, 8res, 4ast, 2rb).

1ª Fase – Zona Sul

O Estoril Basket Clube conseguiu a primeira vitória da temporada, no desafio com o BAC/Crossjoin Solutions 79-65. João Ramos (22pts, 6res, 2ast, 2rb), nos anfitriões, e André Barragan (22pts, 7res, 2ast, 1rb), nos visitantes, reclamaram as atenções. O BAC/Cross Join Solutions reagiu da melhor forma à derrota da véspera e impôs-se ao CBA Município de Albufeira61-58. José Salvador (22pts, 2res, 1rb) alcançou o ascendente estatístico, no conjunto almadense. Pela equipa algarvia, Cley Cabanga (14pts, 12res, 2ast, 1dl) mostrou-se o mais esclarecido. Por sua vez, o Atlético Clube Portugal afirmou-se perante o Estoril Basket Clube – 74-66. Também em missão dupla, o Portimonense SC Sub23 não conseguiu contrariar as intenções do Ginásio SERVIPLACO94-66 -, único invicto da série. Nos homens de Olhão, Rafael Wildner (21pts, 13res, 5ast; 41 val.) rubricou uma exibição superlativa, ao passo que Olu-Elijah (20pts, 5res, 2ast, 3rb) surgiu na dianteira dos mais destacados, no conjunto de Portimão. Já em casa, o Portimonense SC Sub23 aplacou as intenções do Scalipus CS89-86 -, ancorado nos números de excelência de Guilherme Santinho (36pts, 13res, 2rb; 44.5 val.). Nos setubalenses, António Dinis (34pts, 10res, 1ast, 3rb; 42.5 val.) foi um rival à altura. Em sentido inverso, o Scalipus CS vencera o Carnide Clube86-54 -, novamente com António Dinis (28pts, 15res, 3ast, 4rb; 48 val.) em alta rotação. A réplica partiu, essencialmente, de Miguel Kiala (9pts, 9res, 1rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Atlético Clube Portugal – Ricardo Monteiro Photography/DR

Sofia da Silva: “São muitos anos a percorrer este objetivo, é agora ou é AGORA!”

A Seleção Nacional prepara-se para, em breve, disputar os jogos da segunda janela de qualificação para o EuroBasket de 2025. As portuguesas, saíram da primeira janela 100% vitoriosas com vitórias frente à Macedónia do Norte e à Ucrânia. Desta vez, avançam para dois jogos fora frente à Sérvia (7 novembro) e reencontram a Macedónia do Norte (10 novembro).

Após o Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos, anunciar as convocadas para este período, a FPB falou com a capitã da equipa portuguesa: Sofia da Silva.

Depois de duas grandes vitórias frente à Macedónia do Norte em casa, em Matosinhos, e em seguida fora contra a seleção ucraniana, como é que vêm o primeiro confronto com a Sérvia, fora de portas, que está atualmente em primeiro lugar no grupo?

Afrontamos este jogo com intenção clara de ganhar. Houve um esforço muito grande por parte da federação e do nosso staff este verão para que pudéssemos fazer jogos de preparação no Canadá e um torneio na Polónia. Assim sendo, não começamos do zero, temos uma base de trabalho significativa.

Qual é o pensamento chave com que entram nesta segunda janela de qualificação para o grande Campeonato da Europa de 2025?

Ser consistentes no trabalho diário, é fundamental não cometer os erros do passado. Nos últimos anos deixámos escapar jogos nos momentos cruciais por não ter o foco, disponibilidade mental e assertividade necessária para executar nos momentos decisivos.
É fundamental que cada um faça o seu trabalho da melhor forma possível, e juntos estarmos extremamente sólidos!

Existe alguma atleta ou equipa que estejas mais desejosa de enfrentar nesta segunda janela?

O primeiro jogo [Sérvia] será um jogo especial!
Primeiro porque a seleção da Sérvia tem feito coisas memoráveis os últimos anos, das quais pude seguir atentamente e tirar os nossos apontamentos.
Já tive a oportunidade de coincidir com Yvonne Anderson e com a treinadora (Marina Maljković) em Galatasaray, e nesse espaço de tempo aprendi muito de ambas, espero usar esses ensinamentos a nosso favor.

Qual é o sentimento de não ter jogos em casa nesta segunda janela e não ter o apoio direto dos portugueses nesta jornada?

Honestamente, penso que preferimos fazer história em Portugal. Espero que, joguemos onde jogarmos, o pavilhão esteja cheio para a janela de fevereiro.
Contudo, não deixa de ser fundamental o apoio que nos deem moralmente!

Enquanto capitã, há alguma palavra de apoio para a equipa e até mesmo para os portugueses que vos vão acompanhar nesta jornada?

Não diria palavra de apoio, mas sim que o estado emocional seja o adequado a situação que nos afrontamos. A margem de erro deve ser mínima.
São muitos anos a percorrer este objetivo, é agora ou é AGORA!
Quanto aos portugueses, que acreditem de coração que podemos e vamos classificar para o Europeu de 2025!

“As Linces” jogam já nos próximos dias:

7 novembro|17horas: Sérvia vs. PORTUGAL

10 novembro|17horas: Macedónia do Norte x PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


SL Benfica joga esta terça-feira para a Champions League

A 2.ª jornada da Basketball Champions League (BCL) não foi fácil para o SL Benfica, a regressar da Alemanha com uma derrota substancial frente ao Niners Chemnitz. Os comandados de Norberto Alves querem seguir em frente na fase de grupos e jogam já esta terça-feira, dia 29 de outubro, frente ao Bertram Derthona Basket, que vem de duas vitórias na competição – partida a disputar em casa, no Pavilhão Fidelidade, pelas 20h30.

É um confronto que não tem registos históricos na Liga dos Campeões da modalidade, mas que se avizinha fulcral para as ambições das “águias”, que venceram no sábado a AD Galomar, a contar para a Liga Betclic Masculina. Neste momento, os encarnados são 4.º do Grupo G; o Bertram Derthona, 1.º. É também contra os italianos que jogará depois a 4.ª jornada desta fase de grupos, no dia 13 de novembro.

O base Diogo Gameiro repõe a bola na última jornada, em Chemnitz

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.